Questões sobre Projeto e Execução de Rodovias

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Para o aterro entre as estacas 480 e 481, será adotado o fator (coeficiente) de redução fr = 1,20, e 100% do material será oriundo de uma jazida de empréstimo.

Dessa forma, o volume (natural) geométrico do corte a ser realizado para atender ao empréstimo, em m3, é

  • A.

    90

  • B.

    125

  • C.

    150

  • D.

    180

  • E.

    360

No desenvolvimento de uma curva horizontal circular, o conceito de grau G da curva se refere a(ao)

  • A.

    uma medida de comprimento do raio da curva

  • B.

    uma medida aleatória do raio, tomada pelo projetista

  • C.

    um determinado ângulo central no eixo da curva

  • D.

    próprio raio da curva, de acordo com o ângulo fixo

  • E.

    ângulo central correspondente a uma corda predefinida

O Ministério das Cidades, através da Secretaria Nacional de Transporte e da Mobilidade Urbana, em seu Caderno de Referência para Elaboração de Plano de Mobilidade Urbana, descreve os principais levantamentos e pesquisa que podem ser empregados na elaboração do Plano Diretor de Transporte e Mobilidade.

Tomando por base esse Caderno de Referência, no inventário físico de um projeto, coube a um dos engenheiros fazer os seguintes levantamentos:

1 – Classificação e hierarquia viária

2 – Descrição de dispositivos cicloviários

3 – Estações de metrô

4 – Localização de polos geradores de tráfego

5 – Garagens das empresas de transporte

Considerando inventário de equipamentos urbanos associados ao serviço de transporte público como grupo I e inventário do sistema viário como grupo II, os levantamentos 1, 2, 3, 4 e 5 correspondem, respectivamente, à sequência

  • A.

  • B.

  • C.

  • D.

  • E.

Um determinado projeto apresenta o parcelamento de uma gleba em lotes destinados à edificação, com aproveitamento do sistema viário existente. Não haverá abertura de novas vias de circulação ou logradouros públicos, nem o prolongamento, modificação ou ampliação dos já existentes.

Esse projeto apresenta um

  • A.

    desmembramento

  • B.

    loteamento

  • C.

    quarteamento

  • D.

    redistribuição

  • E.

    subdivisão

Os ensaios não-destrutivos realizados em pavimentos asfálticos para avaliação estrutural podem ser realizados com equipamento conhecido como Viga Benkelman. Um dos parâmetros deflectométricos utilizados no procedimento PRO-011/79 do DNER (atual DNIT) é o raio de curvatura, onde valores inferiores a 100 m indicam pavimentos com deficiências estruturais. Para o cálculo deste parâmetro são utilizadas as deflexões obtidas a uma distância do ponto de aplicação da carga igual a

  • A.

    20 cm e 30 cm.

  • B.

    10 cm e 25 cm.

  • C.

    20 cm e zero.

  • D.

    zero e 25 cm.

  • E.

    zero e 45 cm.

Como revestimento de um pavimento asfáltico pode ser utilizada uma mistura asfáltica a quente com graduação descontínua, que permite o maior número de contatos entre os agregados graúdos. Um exemplo deste tipo de mistura asfáltica é o

  • A.

    CPA.

  • B.

    SMA.

  • C.

    CBUQ.

  • D.

    Macadame Betuminoso.

  • E.

    Binder.

O pavimento flexível é uma estrutura formada por várias camadas sobrepostas, dentre elas, pode-se ter a camada de reforço do subleito. Quanto à função dessa camada, é correto afirmar que é utilizada para reduzir a espessura do(a)

  • A.

    revestimento, possuindo CBR inferior ao do subleito.

  • B.

    revestimento, possuindo CBR superior ao do subleito.

  • C.

    base e sub-base, possuindo CBR inferior ao do subleito.

  • D.

    base e sub-base, possuindo CBR superior ao do subleito.

Quanto às características e à terminologia de pavimentos flexíveis, é correto afirmar que

  • A.

    a capacidade de suporte é função das características de distribuição de cargas por um sistema de camadas superpostas, em que as de melhor qualidade se encontram em camadas com posição mais distanciada da carga aplicada.

  • B.

    no dimensionamento tradicional de pavimentos flexíveis, a definição da espessura das várias camadas depende basicamente do mínimo de solicitação de um eixo padrão, não sofrendo influência do valor do CBR do subleito.

  • C.

    esses pavimentos são constituídos por uma ou mais camadas (reforço de subleito, sub-base e base), que não trabalham à tração, e que a camada superior (revestimento) é normalmente executada com materiais betuminosos.

  • D.

    será permitida a execução de pavimentos betuminosos em períodos de chuva, desde que a temperatura ambiente não seja inferior a 10oC.

Para a adequada execução de um pavimento flexível, é essencial a correta compactação de todas suas camadas constituintes, inclusive a conveniente regularização do subleito. Tal compactação exige equipamento específico para cada tipo de material e espessura de camada. Sobre os equipamentos utilizados nesse serviço de pavimentação, é correto afirmar que rolos compactadores tipo

  • A.

    “pé de carneiro” são indicados para a compactação de camadas de base e de sub-base granulares não plásticas.

  • B.

    pneumáticos são indicados para a compactação de camadas de revestimento de pavimentos.

  • C.

    liso e vibratório não são indicados para a compactação de camadas de solos arenosos.

  • D.

    lisos são mais adequados do que os do tipo “pé de carneiro” para a compactação de camadas de sub-base constituídas por solos coesivos.

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