Lista completa de Questões sobre Projeto e Execução de Rodovias para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
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900
1.350
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Para o aterro entre as estacas 480 e 481, será adotado o fator (coeficiente) de redução fr = 1,20, e 100% do material será oriundo de uma jazida de empréstimo.
Dessa forma, o volume (natural) geométrico do corte a ser realizado para atender ao empréstimo, em m3, é90
125
150
180
360
No desenvolvimento de uma curva horizontal circular, o conceito de grau G da curva se refere a(ao)
uma medida de comprimento do raio da curva
uma medida aleatória do raio, tomada pelo projetista
um determinado ângulo central no eixo da curva
próprio raio da curva, de acordo com o ângulo fixo
ângulo central correspondente a uma corda predefinida
O Ministério das Cidades, através da Secretaria Nacional de Transporte e da Mobilidade Urbana, em seu Caderno de Referência para Elaboração de Plano de Mobilidade Urbana, descreve os principais levantamentos e pesquisa que podem ser empregados na elaboração do Plano Diretor de Transporte e Mobilidade.
Tomando por base esse Caderno de Referência, no inventário físico de um projeto, coube a um dos engenheiros fazer os seguintes levantamentos:
1 Classificação e hierarquia viária
2 Descrição de dispositivos cicloviários
3 Estações de metrô
4 Localização de polos geradores de tráfego
5 Garagens das empresas de transporte
Considerando inventário de equipamentos urbanos associados ao serviço de transporte público como grupo I e inventário do sistema viário como grupo II, os levantamentos 1, 2, 3, 4 e 5 correspondem, respectivamente, à sequência
Um determinado projeto apresenta o parcelamento de uma gleba em lotes destinados à edificação, com aproveitamento do sistema viário existente. Não haverá abertura de novas vias de circulação ou logradouros públicos, nem o prolongamento, modificação ou ampliação dos já existentes.
Esse projeto apresenta umdesmembramento
loteamento
quarteamento
redistribuição
subdivisão
Os ensaios não-destrutivos realizados em pavimentos asfálticos para avaliação estrutural podem ser realizados com equipamento conhecido como Viga Benkelman. Um dos parâmetros deflectométricos utilizados no procedimento PRO-011/79 do DNER (atual DNIT) é o raio de curvatura, onde valores inferiores a 100 m indicam pavimentos com deficiências estruturais. Para o cálculo deste parâmetro são utilizadas as deflexões obtidas a uma distância do ponto de aplicação da carga igual a
20 cm e 30 cm.
10 cm e 25 cm.
20 cm e zero.
zero e 25 cm.
zero e 45 cm.
Como revestimento de um pavimento asfáltico pode ser utilizada uma mistura asfáltica a quente com graduação descontínua, que permite o maior número de contatos entre os agregados graúdos. Um exemplo deste tipo de mistura asfáltica é o
CPA.
SMA.
CBUQ.
Macadame Betuminoso.
Binder.
Engenharia Civil - Projeto e Execução de Rodovias - Fundação de Apoio à Educação e ao desenvolvimento Tecnológico do RN (FUNCERN) - 2012
O pavimento flexível é uma estrutura formada por várias camadas sobrepostas, dentre elas, pode-se ter a camada de reforço do subleito. Quanto à função dessa camada, é correto afirmar que é utilizada para reduzir a espessura do(a)
revestimento, possuindo CBR inferior ao do subleito.
revestimento, possuindo CBR superior ao do subleito.
base e sub-base, possuindo CBR inferior ao do subleito.
base e sub-base, possuindo CBR superior ao do subleito.
Engenharia Civil - Projeto e Execução de Rodovias - Fundação de Apoio à Educação e ao desenvolvimento Tecnológico do RN (FUNCERN) - 2012
Quanto às características e à terminologia de pavimentos flexíveis, é correto afirmar que
a capacidade de suporte é função das características de distribuição de cargas por um sistema de camadas superpostas, em que as de melhor qualidade se encontram em camadas com posição mais distanciada da carga aplicada.
no dimensionamento tradicional de pavimentos flexíveis, a definição da espessura das várias camadas depende basicamente do mínimo de solicitação de um eixo padrão, não sofrendo influência do valor do CBR do subleito.
esses pavimentos são constituídos por uma ou mais camadas (reforço de subleito, sub-base e base), que não trabalham à tração, e que a camada superior (revestimento) é normalmente executada com materiais betuminosos.
será permitida a execução de pavimentos betuminosos em períodos de chuva, desde que a temperatura ambiente não seja inferior a 10oC.
Engenharia Civil - Projeto e Execução de Rodovias - Fundação de Apoio à Educação e ao desenvolvimento Tecnológico do RN (FUNCERN) - 2012
Para a adequada execução de um pavimento flexível, é essencial a correta compactação de todas suas camadas constituintes, inclusive a conveniente regularização do subleito. Tal compactação exige equipamento específico para cada tipo de material e espessura de camada. Sobre os equipamentos utilizados nesse serviço de pavimentação, é correto afirmar que rolos compactadores tipo
pé de carneiro são indicados para a compactação de camadas de base e de sub-base granulares não plásticas.
pneumáticos são indicados para a compactação de camadas de revestimento de pavimentos.
liso e vibratório não são indicados para a compactação de camadas de solos arenosos.
lisos são mais adequados do que os do tipo pé de carneiro para a compactação de camadas de sub-base constituídas por solos coesivos.
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