Questões sobre Projeto e Execução de Rodovias

Lista completa de Questões sobre Projeto e Execução de Rodovias para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Em situações onde as condições de uso exigem um pavimento com boa estabilidade a elevadas temperaturas, boa flexibilidade a baixas temperaturas, elevada resistência ao desgaste e redução do spray ou cortina de água durante a chuva (características encontradas em situações como rampas, estacionamentos, paradas de ônibus e pista de aeroporto, entre outros), o pavimento flexível a ser utilizado é

  • A.

    Microrevestimento Asfáltico (WST).

  • B.

    Gap Graded (GG).

  • C.

    Stone Matrix Asphalt (SMA).

  • D.

    Areia Asfalto usinada a quente (AAUQ).

  • E.

    Mistura Usinada pré-misturada a Frio (PMF).

Quanto à execução da pintura de sinalização vertical em pavimento, com base na legislação vigente, considere:

I. Em camada betuminosa recém executada deve ser implantada a sinalização horizontal definitiva, 15 dias após a liberação ao tráfego para evitar solturas e outros problemas.

II. Quando houver necessidade de abertura ao tráfego antes do tempo mínimo previsto, deve-se executar sinalização horizontal provisória, de modo que o trecho esteja devidamente sinalizado antes da abertura ao tráfego.

III. Compete à executante empregar, em cada caso, o método mais apropriado para a eliminação das demarcações anteriores, o que só pode ser feito por meio de processos manuais.

IV. Nos pavimentos de concreto de cimento Portland, deve ser aplicado, preliminarmente, o primer promotor de aderência, precedido da remoção total de película química de cura.

Está correto o que se afirma APENAS em

  • A.

    I e III.

  • B.

    II e IV.

  • C.

    I e IV.

  • D.

    II, III e IV.

  • E.

    II e III.

Considere a seção transversal do pavimento da figura abaixo.

As camadas da seção transversal do pavimento são, respectivamente,

  • A.

  • B.

  • C.

  • D.

  • E.

A respeito dos elementos da via permanente de uma ferrovia, julgue os itens subsequentes.

As fixações são elementos que têm como função oferecer resistência ao deslocamento vertical do trilho, provocado por variação de temperatura ou frenagem dos veículos.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito dos elementos da via permanente de uma ferrovia, julgue os itens subsequentes.

O lastro tem como função amortecer parcialmente as vibrações e garantir a estabilidade vertical, horizontal e longitudinal da via.

  • C. Certo
  • E. Errado

Na pavimentação de uma rodovia, foi selecionada para a implantação do revestimento uma mistura asfáltica do tipo SMA (Stone Matrix Asphalt). Esta mistura apresenta diversas vantagens em relação ao CBUQ (Concreto Betuminoso Usinado à Quente), dentre as quais é correto citar:

  • A.

    o menor consumo energético, uma vez que é usinado a frio.

  • B.

    o menor consumo de ligante asfáltico.

  • C.

    a maior resistência à deformação permanente.

  • D.

    a menor resistência à derrapagem.

  • E.

    a menor durabilidade.

Em relação à drenagem de rodovias, considere:

I. Os bueiros de talvegue são dispositivos destinados a conduzir para locais de deságue seguro as águas captadas pelas caixas coletoras.

II. Dissipadores de energia são dispositivos destinados a dissipar energia do fluxo d'água, reduzindo consequentemente sua velocidade, quer no escoamento através do dispositivo de drenagem, quer no deságue para o terreno natural.

III. Nos drenos de pavimento, a presença de materiais finos nos agregados aumenta sobremodo sua condutividade hidráulica.

IV. As obras para transposição dos talvegues podem ser bueiros, pontilhões e pontes.

É correto o que consta em:

  • A.

    II e IV, apenas.

  • B.

    I e III, apenas.

  • C.

    I e II, apenas.

  • D.

    II e III, apenas.

  • E.

    I, II, III e IV.

A reciclagem de pavimentos consiste em reutilizar os materiais existentes na construção de uma nova camada, mediante a desagregação dos mesmos numa certa profundidade, a adição de um ligante ou aglomerante, água (para a hidratação, pré-molhagem e compactação), eventualmente agregados (como correção granulométrica) e algum aditivo, em uma dosagem obtida em ensaios de laboratório. Dentre estes aglomerantes está o ligante, obtido por meio da injeção, em câmaras especiais, de uma quantidade controlada de água fria e ar ao cimento asfáltico de petróleo aquecido a 180 °C, denominado de

  • A.

    asfalto recortado.

  • B.

    emulsão catiônica.

  • C.

    emulsão aniônica.

  • D.

    asfalto diluído.

  • E.

    espuma de asfalto.

Em obras rodoviárias, é comum a existência de solos moles (material de baixíssima capacidade de suporte, geralmente com a fração de argila muito compressível e com presença de matéria orgânica). Em regiões de baixada, geralmente, são construídos aterros sobre esses materiais. Esses solos apresentam dois desafios do ponto de vista geotécnico: o alcance da estabilidade após a construção, para evitar rompimentos, e o controle dos recalques devidos ao adensamento.

Acerca da construção de aterros sobre solos moles, julgue os itens subsequentes.

Na opção de aterro do tipo estaqueado, as estacas são projetadas para transferir toda a carga do aterro para um substrato mais resistente.

  • C. Certo
  • E. Errado

Ao especificar uma pavimentação para um estacionamento, o engenheiro optou, para o local, por peças de concreto pré-moldadas, conforme a NBR 9781:1987 (Peças de concreto para pavimentação – Especificação).

Para que as condições de aceitabilidade do material sejam as recomendadas por essa norma, na inspeção visual dos lotes, as peças defeituosas não podem ultrapassar, em cada lote, a cota de

  • A.

    1%

  • B.

    2%

  • C.

    3%

  • D.

    5%

  • E.

    10%

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...