Lista completa de Questões de Engenharia Elétrica do ano 2006 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Em instalações de BT, a cor do encapamento do condutor terra deve ser:
Para 2 circuitos terminais de iluminação e força, projetados para um mesmo ambiente residencial fechado, pode-se afirmar que:
é permitido usar o mesmo fio neutro para os 2 circuitos;
é permitido usar o mesmo fio fase para os 2 circuitos;
é permitido usar os mesmos fios fase e neutro para os 2 circuitos;
não é permitido usar os mesmos fios fase e neutro para os 2 circuitos;
não é permitido usar o mesmo fio terra para os 2 circuitos.
Em um circuito trifásico com neutro, a taxa de terceira harmônica e seus múltiplos é da ordem de 25%. Nesse caso, a seção do condutor neutro:
deve ser igual à seção dos condutores das fases;
pode ser igual a 75% da seção dos condutores das fases;
deve ser, no mínimo, 1,25 vezes maior do que a seção dos condutores das fases;
pode ser igual a 25% da seção dos condutores das fases;
não sofre qualquer restrição quanto ao seu valor.
Uma carga equilibrada ligada em estrela é alimentada por uma rede de 220V. A corrente solicitada é 10. Seu fator de potência é 0,8 indutivo. A potência ativa que essa carga consome é igual a:
Em um sistema de potência cuja seqüência de fase é "abc", a componente de seqüência negativa da corrente da fase "b" é 1∠-120º pu. Nesse caso, a componente de seqüência negativa da fase "a" tem expressão:
DADO O ESQUEMA ABAIXO, RESPONDA AS QUESTÕES 45 E 46.
Sabendo-se que o interruptor é de duas seções, quais os fios que irão passar por seu trecho?
Fase, neutro e terra.
Fase, retorno e retorno.
Fase, fase e retorno.
Neutro, retorno e terra
Neutro, retorno e retorno.
Uma subestação industrial operando a plena capacidade alimenta uma carga indutiva de 1500 kW com fator de potência 0,8. Deseja-se adicionar uma carga indutiva de 250 kW com fator de potência de 0,85. Qual o procedimento para viabilizar essa instalação?
Calcular a potência ativa total e dividir a carga nas fases de alimentação de forma equilibrada
Calcular a potência aparente total e dividir a carga nas fases de alimentação de forma equilibrada, para anular a potência reativa
Somar, respectivamente, as potências ativas e reativas da carga adicional e da carga inicial. Instalar capacitores capazes de fornecer 607 kVAR de maneira que a máxima potência aparente que a subestação pode alimentar não seja ultrapassada
Somar, respectivamente, as potências ativas e reativas da carga adicional e da carga inicial. Instalar capacitores capazes de fornecer 480 kVAR de maneira que a máxima potência aparente que a subestação pode alimentar não seja ultrapassada
Desativar 250kW em cargas indutivas antigas para então adicionar a nova carga indutiva de 250 kW. Isso se justifica devido ao fato de que a subestação já está operando a plena capacidade
Em uma aplicação, temos que alimentar uma carga com uma tensão equivalente à metade da tensão de alimentação. A resistência da carga varia e necessita-se obter um rendimento igual ou superior a 70%. Qual solução pode ser adotada?
Inserir no sistema, em série, um resistor variável de forma a controlar a tensão resultante na carga
Instalar um contator em série, acionado por um relé ligado a um voltímetro, de tal forma que, ao detectar um valor de tensão maior que a metade da tensão de entrada, abra o relé, desacionando o contador
Instalar um CLP capaz de controlar a potência entregue à carga
Instalar um conversor CC cujo princípio básico de funcionamento é semelhante à existência de um interruptor em série que abre e fecha continuamente, gerando uma onda aproximadamente quadrada e controlando assim a tensão da carga
Instalar um indutor para retificar a corrente alternada em corrente contínua.
Em um projeto elétrico residencial, a potência ativa atingiu o valor de 12.025 W. Essa potência foi obtida a partir dos cálculos dos circuitos de 2 chuveiros elétricos de 4400 VA cada, 1840 VA de iluminação e 5900 VA de tomadas de uso geral. A tensão de alimentação da concessionária é de 220/127V. É correto afirmar que o circuito de distribuição será um circuito:
monofásico, corrente de 94,68 A com cabo de 10 mm2 nas fases e 5 mm2 no neutro.
bifásico, corrente de 54,6 A com condutores de 16 mm2 nas fases
trifásico, corrente de 31,64 A com cabo de 16 mm2.
trifásico, corrente de 54,6 A com cabo de 8 mm2
bifásico, corrente de 94,68 A, com cabos de 25 mm2, com neutro aterrado.
A tensão e a corrente de um circuito monofásico CA apresentam as expressões v(t) = 100 cos(120πt + 80º)V e i(t) = 5 cos(120πt + 20º)A. Dessa forma, o circuito consome:
250VAr e é indutivo;
250W e é indutivo;
500W e é indutivo;
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...