Lista completa de Questões de Engenharia Elétrica do ano 2006 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Em um nó de um circuito elétrico chegam três correntes alternadas i1(t), i2(t) e i3(t). Sabendo-se as expressões de i1(t) = 3 cos(120πt + 75º)A e i2(t) = 3 cos(120πt + 15º)A, pode-se afirmar que a expressão de i3(t) é:
Uma carga desequilibrada está ligada em triângulo. Se as correntes que chegam pelas linhas de alimentação "a" e "b" valem, respectivamente, 10∠60ºA e 10∠120ºA, a corrente que chega pela linha de alimentação "c" vale:
–j10A;
Uma instalação é constituída por 3 cargas:
Carga A: 40kW; = 0,8 ind
Carga B: 9kW; = 0,6 cap
Carga C: 5kVAr; nulo indutivo
A quantidade de potência reativa que corrige o fator de potência total para o valor unitário é igual a:
47kVAr capacitivos;
23kVAr indutivos;
36kVAr capacitivos;
5kVAr indutivos;
4kVAr capacitivos.
A saída de um TC deve estar sempre:
em circuito aberto;
em circuito fechado;
aterrada por meio de uma impedância;
alimentando elementos altamente indutivos;
alimentando elementos altamente capacitivos.
Um sistema monofásico a 50 Hz pode ser representado por uma tensão senoidal cujo valor de pico é de 1 kV atrás de uma indutância de 0,5 mH. Um disjuntor conecta este sistema a um banco de capacitores de 1μF. Sabe-se que o sistema se encontra em regime para t<0, com o disjuntor fechado. Considere que em t=10 ms a tensão senoidal está no seu valor de pico negativo e o disjuntor abre. Desprezando a condutância do arco do disjuntor, o valor máximo da tensão de restabelecimento transitória para o disjuntor ocorre:
imediatamente após a abertura, sendo de 500 V.
imediamente após a abertura, sendo de 1 kV.
após a abertura, sendo de 1 kV.
após a abertura, sendo de 2 kV.
no instante anterior à abertura, sendo de 2 kV.
O Método das Componentes Simétricas foi proposto em 1918 por Fortescue e permite a solução de circuitos trifásicos, a partir da análise dos chamados circuitos de seqüência positiva, negativa e zero. Os circuitos de seqüência zero são úteis no cálculo de:
curto-circuito trifásico.
curto-circuito bifásico para terra em sistemas trifásicos.
curto-circuito bifásico em sistemas trifásicos.
curto-circuito em sistemas de potência monofásicos.
fluxo de potência em sistemas trifásicos simétricos e equilibrados.
Para uma linha de transmissão ideal monofásica, a maior sobretensão possível é duas vezes o valor máximo da tensão de entrada e ocorre quando a linha está em vazio. Considere, agora, uma linha de transmissão trifásica real, energizada por uma fonte de tensão senoidal trifásica simétrica e equilibrada a partir do instante de pico da tensão em uma das fases. Para este circuito, a maior sobretensão fase-neutro:
é inferior a duas vezes o valor máximo da tensão faseneutro de entrada graças às perdas na linha de transmissão.
é também igual a duas vezes o valor máximo da tensão fase-neutro no terminal emissor.
pode superar duas vezes o valor máximo da tensão faseneutro no terminal emissor devido ao acoplamento entre as fases e à discordância entre os instantes de fechamento dos pólos do disjuntor.
depende da relação entre a indutância e a capacitância de seqüência positiva.
depende apenas da discordância entre os instantes de chaveamento dos pólos do disjuntor.
Uma linha de transmissão de 500 kV, circuito simples, com feixe de 4 condutores por fase e espaçamento do feixe de 457 mm (18"), possui uma potência natural, em MVA, da ordem de:
250
400
950
1.600
2.150
Observe a figura abaixo. Um gerador alimenta uma carga constituída por um motor de indução e um banco de capacitores para a compensação total do fator de potência. Considerando o gerador uma fonte ideal de tensão, de valor VG
0,5 VG
VG
2 VG
10 VG
Considerando o circuito da figura 3 abaixo, o valor de Ig tal que a potência fornecida pela fonte de corrente de 4A seja zero é
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...