Lista completa de Questões de Engenharia Elétrica da Fundação Getúlio Vargas (FGV) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O circuito a seguir está em regime permanente quando a chave S é fechada. O valor da corrente que circula pela chave S imediatamente após o fechamento é:
0,5.
1,0.
1,5.
2,0.
2,5.
Uma linha de transmissão é protegida por relé de distância alimentado por transformador de potencial com relação de 230 kV / 115 V e por transformador de corrente de 500 A / 5 A. Se a impedância da linha que o relé protege é de , a impedância secundária é de:
0,5800
1,0800
1,5800
2,0800
2,5800
Considere as seguintes afirmativas:
I. Um disjuntor é um dispositivo de manobra e proteção capaz de estabelecer, conduzir e interromper correntes sob condições normais de circuito, assim como estabelecer, conduzir por tempo indeterminado, e interromper correntes sob condições anormais especificadas do circuito, tais com as de curto-circuito.
II. Os disjuntores podem ser classificados de acordo com o meio em que operam os seus contatos principais.
III. Para a segurança das instalações elétricas e a garantia da proteção, é necessário especificar os disjuntores de forma adequada, usando as normas NBR e IEEE existentes.
IV. Atualmente são fabricados disjuntores que podem operar em baixa, média, alta e extra alta tensão.
Assinale:
se apenas a afirmativa I estiver correta.
se apenas as afirmativas I, III e IV estiverem corretas.
se apenas as afirmativas I e III estiverem corretas.
se apenas as afirmativas II e IV estiverem corretas.
se apenas as afirmativas II, III e IV estiverem corretas.
Em relação a disjuntores, não é correto afirmar que:
os disjuntores a ar comprimido são os mais utilizados atualmente para aplicações em extra alta tensão.
nos disjuntores de grande volume de óleo, os contatos ficam no centro de um grande tanque de óleo, que é usado tanto para interromper as correntes como para fornecer um isolamento para a terra.
a energia para a operação dos disjuntores a vácuo é significativamente menor que a requerida pelos demais tipos de disjuntores de média tensão.
a baixa confiabilidade dos compressores de gás e dos sistemas associados de supervisão e a grande quantidade de filtros são os principais problemas para a manutenção de disjuntores a SF6.
os principais componentes de um disjuntor são a unidade de comando e controle, o sistema de acionamento e a unidade interruptora, ou câmara de extinção.
O aterramento é um aspecto fundamental para a segurança das instalações elétricas prediais; portanto, seu projeto é de extrema importância. Considere as afirmativas:
I. O esquema TN de aterramento possui um ponto de alimentação diretamente aterrado, sendo que as massas são ligadas a esse ponto através de condutores de proteção.
II. O esquema TT possui um ponto da alimentação diretamente aterrado, sendo que as massas da instalação estão ligadas a eletrodo(s) de aterramento eletricamente distinto(s) do eletrodo de aterramento da alimentação.
III. No esquema IT todas as partes vivas são isoladas da terra, ou um ponto da alimentação é aterrado através de uma impedância. As massas da instalação podem ser aterradas no mesmo eletrodo de aterramento da alimentação, se existente, ou em eletrodo(s) de aterramento próprio(s).
Assinale:
se apenas a afirmativa II estiver correta.
se apenas a afirmativa III estiver correta.
se apenas as afirmativas I e II estiverem corretas.
se apenas as afirmativas II e III estiverem corretas.
se todas as afirmativas estiverem corretas.
A potência ativa P é exatamente o valor médio da potência instantânea; portanto, independe da freqüência.
Em um triângulo de potência dado, se aumentarmos P deixando Q constante, então o fator de potência melhora.
Considere as afirmativas acerca de sistemas trifásicos a seguir:
A quantidade de afirmativas corretas é igual a:
5.
4.
3.
2.
1.
0.
1.
2.
3.
4.
Avalie as afirmativas abaixo:
I. No ensaio em curto-circuito em um transformador, as correntes que devem ser impostas, tanto no primário quanto no secundário, devem ser as mais próximas possíveis dos valores nominais.
II. Pelo ensaio em curto em transformadores, as perdas do núcleo (histerese e correntes parasitas) podem ser obtidas.
III. Para realizar um ensaio com o secundário em aberto, a corrente que circula no primário deve ser nominal.
IV. Para um ensaio em aberto de grandes transformadores, é usual escolher o lado de baixa tensão para se aplicar tensão nominal.
V. Para a determinação de Xm e Rc (parâmetros que modelam o transformador, a primeira uma reatância relacionada com a corrente de magnetização e a segunda relacionada com perda ôhmica do núcleo de um transformador), realiza-se um ensaio em aberto do transformador procedendo-se da seguinte maneira: deixa-se o primário ou o secundário (o mais conveniente) em aberto e efetuam-se leituras de corrente (amperímetro), de tensão (voltímetro) e de potência (wattímetro) quando aplicamos tensão nominal no outro lado do transformador. Com essas medidas e manipulações convenientes, podemos obter os valores desses parâmetros.
A quantidade de afirmativas corretas é igual a:
1.
2.
3.
4.
5.
14%.
16%.
18%.
20%.
22%.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...