Lista completa de Questões de Engenharia Elétrica da Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Um circuito magnético é formado por um núcleo toroidal cujo caminho médio tem comprimento de 600 mm, área da seção reta de 1000 mm2 e uma bobina de N espiras. O material do núcleo é o aço fundido (AF) cuja característica BxH é mostrada abaixo:
O número de espiras N necessário para produzir uma densidade de fluxo de 1,15 Wb/m2 no núcleo quando uma corrente de 1,5 A é aplicada nos terminais da bobina é igual a:
Um transformador de distribuição de 50 kVA, 2400V/240V, 60 Hz, consome 480 W com fator de potência 0,4 atrasado quando tensão nominal é aplicada no enrolamento de alta tensão, estando o enrolamento de baixa em circuito aberto. Se forem aplicados 240 Volts no enrolamento de baixa tensão, com o lado de alta em vazio, a corrente no enrolamento de baixa tensão será:
Em um sistema trifásico 60 Hz, um alimentador de impedância ZAL = 0,2+ j1,0 Ω/fase conecta o secundário de um transformador trifásico 500 kVA, 138kV/13,8kV(L-L) ligado em Y ∆ a uma carga de impedância Zc.
A impedância do alimentador, quando referida ao lado onde está o gerador, é de:
A potência absorvida por um transformador monofásico de impedância 0,02 + j 0,07 pu quando submetido ao ensaio de circuito aberto é de 0,01 pu. Sabendo-se que as bases para todas as grandezas pu são os valores nominais do transformador, podemos afirmar que o rendimento deste transformador, quando suprindo carga nominal com tensão nominal e fator de potência 0,87 atrasado, é de aproximadamente:
Com relação aos esquemas elétricos operacionais utilizados em subestações de alta tensão, assinalar a alternativa inteiramente correta:
o esquema "barra simples", isto é, quando todos os circuitos estão associados a um mesmo barramento na subestação, permite, em certas condições de carga, a manutenção periódica do barramento sem perda da continuidade de suprimento;
o esquema "anel simples" permite a manutenção de um dos disjuntores por vez sem a perda da continuidade de serviço, porém exige uma cuidadosa distribuição no anel dos pontos de ligação de cargas e fontes, de modo a se evitar desligamentos intempestivos estando o anel secionado;
o esquema "barra principal e barra de transferência" possibilita que o barramento principal, ou de operação, seja desligado para manutenção, desde que todos os circuitos sejam transferidos para o barramento de transferência através de suas respectivas chaves de "by pass";
qualquer que seja o esquema elétrico utilizado, a substituição do disjuntor de proteção de um determinado circuito, por outro que assumirá sua função, só poderá ser efetivada após o desligamento da carga.
Três transformadores trifásicos T1, T2 e T3 estão ligados em paralelo para atendimento de uma demanda de 2000 kVA. As características dos transformadores estão listadas abaixo:
Em relação ao regime de operação desses transformadores pode-se concluir que:
A reatância de um transformador de 10 MVA, 13,8/138kV é 0,1 pu. Considerando bases de 20 MVA e 13,2kV, o valor desta reatância fica situado na faixa de:
0,05 a 0,09 pu
0,10 a 0,14 pu
0,15 a 0,19 pu
0,20 a 0,24 pu
0,25 a 0,29 pu
A velocidade nominal de um motor de indução de gaiola é 441 rpm. Admitindo um comportamento linear, o seu escorregamento operando a ¾ de plena carga será:
0,5%
1,0%
1,5%
2,0%
2,5%
A figura a seguir representa um sistema de potência com 5 (cinco) barras e 6 (seis) linhas.
Os parâmetros das linhas são:
O elemento Y2 2 da matriz Ybus é:
Se a regulação de tensão de um transformador em condições nominais é 1,2%, então a sua tensão em vazio é:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...