Lista completa de Questões de Engenharia Elétrica da Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Um transformador de três enrolamentos, trifásico, 68MVA, apresenta as seguintes características: enrolamento primário: 120kV, ligação Y, 68 MVA; enrolamento secundário: 13,2 kV, ligação delta, 34 MVA; enrolamento terciário: 13,2 kV, ligação delta, 34 MVA. Os seguintes resultados, indicados pelos níveis de tensão e corrente, foram obtidos nos ensaios de curto-circuito:
As reatâncias de curto-circuito XP, XS e XT dos três enrolamentos, em porcentagens, referidas na base do enrolamento primário são:
Um gerador síncrono trifásico, 130 MVA, 13,8 kV, tem reatância síncrona igual a 1,87 pu em sua própria base. Esta máquina é ligada a um transformador 13,2 kV / 126 kV, de potência nominal também igual a 130 MVA. A reatância do transformador vale 9,7% em sua própria base. A impedância equivalente série do sistema de transmissão como vista dos terminais de alta tensão do transformador é de 15% na base 100 MVA, 120 kV. A reatância série total dos três elementos (gerador + transformador + sistema) que pode ser usada nas equações de transferência de potência entre o gerador e o sistema, expressa em pu na base 130 MVA, 120 kV, é de:
:
Um motor de indução de rotor bobinado, 6 pólos, é ligado eletricamente a uma fonte de alimentação trifásica, 60 Hz, e é ligado mecanicamente a um motor síncrono de 2 pólos cujo estator é ligado à mesma fonte de alimentação. Considerando as duas direções possíveis de rotação do eixo comum impostas pela máquina síncrona, as duas freqüências induzidas no rotor do motor de indução que podem aparecer entre seus anéis coletores são:
O gerador indicado na figura a seguir tem reatância síncrona igual a 1,3 pu na base 100 MVA. A reatância equivalente do sistema elétrico Xe = 0,2 pu, também na base 100 MVA. A tensão na barra infinita vale = 1.0 pu. O gerador está operando em seu limite de estabilidade fornecendo uma potência máxima de saída de 120 MW.
O valor da tensão de excitação atrás da reatância síncrona é:
A compensação de reativos para uma linha de transmissão longa, operando em condição de carga leve, pode ser realizada pela instalação de:
capacitores em derivação;
capacitores em série;
resistores em série;
resistores em derivação;
reatores indutivos em derivação.
A matriz de admitâncias de barra, utilizada em estudos de fluxo de potência torna-se assimétrica quando no sistema existe um:
motor de indução;
compensador estático;
autotransformador;
transformador defasador;
capacitor série.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...