Lista completa de Questões de Engenharia Elétrica da Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Engenharia Elétrica - Transmissão - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2013
Assinale a alternativa correta considerando um enlace de comunicações ópticas operando em 1 550 nm, composto por uma fibra típica monomodo, também conhecida como SMF (single mode fiber), e componentes típicos na transmissão e na recepção, como: laser semicondutor (LS), LED, fotodiodo PIN (FDPIN) e fotodiodo de avalanche (FDA).
A largura espectral do LS é maior que o LED. A perda por acoplamento de um LS à SMF é maior que de um LED para uma SMF. O nível de ruído é maior num FDA que num FDPIN.
A largura espectral do LS é menor que o LED. A perda por acoplamento de um LS à SMF é maior que de um LED para uma SMF. O nível de ruído é maior num FDA que num FDPIN.
A largura espectral do LS é menor que o LED. A perda por acoplamento de um LS à SMF é menor que de um LED para uma SMF. O nível de ruído é menor num FDA que num FDPIN.
A largura espectral do LS é maior que o LED. A perda por acoplamento de um LS à SMF é menor que de um LED para uma SMF. O nível de ruído é menor num FDA que num FDPIN.
A largura espectral do LS é menor que o LED. A perda por acoplamento de um LS à SMF é menor que de um LED para uma SMF. O nível de ruído é maior num FDA que num FDPIN.
Engenharia Elétrica - Transmissão - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2013
Considere um enlace óptico de 100 km, composto por um laser com 1 mW de saída, uma fibra óptica monomodo com perdas de 0,2 dB/km, e um fotodiodo com sensibilidade de 35 dBm. Assuma que as perdas por acoplamento entre a fonte para a fibra são de 2 dB, que as perdas devido às junções ao longo da fibra são de 1,5 dB, e que as perdas por acoplamento da fibra para o detetor são de 1,5 dB.
Assinale qual é a máxima distância que ainda poderia ser aumentada a esse enlace se mantivermos a mesma fonte, a fibra, as perdas nas junções, o detetor, e assumirmos 0 dB de margem.
55 km.
40 km.
35 km.
50 km.
45 km.
Engenharia Elétrica - Conceitos Básicos - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2013
A diferença de potencial pode ser definida a partir do trabalho realizado para se mover uma carga Q, em um campo elétrico. Dessa forma, em termos de unidades, pode-se afirmar que a unidade Volts é equivalente a
Faraday/Metro.
Newton/Seg.
Weber/Ampère.
Henry/Ohms.
Joule/Coulomb.
Engenharia Elétrica - Modulação Analógica - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2013
Com relação aos tipos de modulação AM, FM e PM, assinale a alternativa correta.
AM é um tipo de modulação não-linear, FM é um tipo de modulação linear, e a largura de faixa necessária para transmissão de um sinal PM depende muito da forma de onda do sinal modulador.
AM é um tipo de modulação linear, FM é um tipo de modulação não-linear, e a largura de faixa necessária para transmissão de um sinal PM depende muito da forma de onda do sinal modulador.
AM é um tipo de modulação linear, FM é um tipo de modulação não-linear, e a largura de faixa necessária para transmissão de um sinal PM independe da forma de onda do sinal modulador.
AM é um tipo de modulação não-linear, FM é um tipo de modulação linear, e a largura de faixa necessária para transmissão de um sinal PM depende pouco da forma de onda do sinal modulado.
AM é um tipo de modulação linear, FM é um tipo de modulação não-linear, e a largura de faixa necessária para transmissão de um sinal PM depende pouco da forma de onda do sinal modulado.
Engenharia Elétrica - Geral - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2013
Engenharia Elétrica - Geral - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2013
Considere um guia óptico integrado dielétrico com uma fenda estreita dividindo o núcleo ao meio e distribuída ao longo do eixo do guia. O índice de refração do núcleo é n1, e a fenda é preenchida com um material dielétrico de índice de refração n2. Qual deve ser a relação entre esses índices e como deve ser a polarização do modo ao longo desse guia para que a máxima intensidade de campo elétrico se propague no interior da fenda?
n1 < < n2 e o campo magnético do modo deve ser perpendicular às interfaces da fenda.
n1 < < n2 e o campo magnético do modo deve ser paralelo às interfaces da fenda.
n1 > > n2 e o campo elétrico do modo deve ser perpendicular às interfaces da fenda.
n1 < < n2 e o campo elétrico do modo deve ser paralelo às interfaces da fenda.
n1 > > n2 e o campo magnético do modo deve ser perpendicular às interfaces da fenda.
Engenharia Elétrica - Máquinas Elétricas - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2013
Uma máquina síncrona trifásica de polos salientes opera como gerador e alimenta uma carga trifásica equilibrada, puramente resistiva, conectada em estrela aterrada. Essa máquina possui reatância síncrona de 3 [Ω], e a carga trifásica possui 4 [Ω], por fase. Dado que a força eletromotriz produzida no enrolamento de armadura é 100 [V] por fase, assinale a alternativa que apresenta corretamente a amplitude da corrente de fase que circula pela carga.
7,2 [A]
10,0 [A]
14,3 [A]
20,0 [A]
28,6 [A]
Engenharia Elétrica - Máquinas Elétricas - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2013
rcc = 8 [Ù] e Rp = 2500 [Ù]
rcc = 6 [Ù] e Rp = 3333 [Ù]
rcc = 8 [Ù] e Rp = 3333 [Ù]
rcc = 6 [Ù] e Rp = 2500 [Ù]
rcc = 12 [Ù] e Rp = 5000 [Ù]
Engenharia Elétrica - Eletrônica digital - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2013
Assinale a alternativa correta acerca do equipamento elétrico denominado controlador lógico programável.
Os módulos de entradas analógicas e digitais são responsáveis por efetuar o controle dos dispositivos da planta automatizada, por meio da realização das instruções residentes na memória volátil da unidade central de processamento do controlador lógico programável.
A unidade central de processamento do controlador lógico programável é responsável pela execução das instruções residentes em sua memória, definidas pelo usuário programador.
Os módulos de saídas analógicas e digitais são responsáveis por efetuar a avaliação do estado dos dispositivos da planta automatizada, por meio da realização de aquisições de grandezas físicas específicas.
O módulo de alimentação do controlador lógico programável é responsável por prover energia aos equipamentos da planta automatizada, mesmo quando da ocorrência de interrupções temporárias no fornecimento de energia elétrica.
Dentre as linguagens de programação das instruções residentes na memória volátil da unidade central de processamento, pode-se destacar a linguagem LADDER Language for Advanced Difuse Description Extended Rail, que se encontra em acentuado declínio.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...