Questões de Engenharia Naval da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

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A representação gráfica que permite determinar, para vários deslocamentos e ângulos de inclinação da embarcação, os valores de braço de endireitamento para uma posição de referência do centro de gravidade é denominada

  • A.

    plano de curvas isóclinas

  • B.

    plano de curvas hidrostáticas

  • C.

    curva de estabilidade estática

  • D.

    curva de estabilidade dinâmica

  • E.

    curva de momento de emborcamento

A movimentação de um bloco de 800 toneladas, 2 metros perpendicularmente ao eixo longitudinal de uma embarcação, resulta em uma banda de 2 graus. Sendo a embarcação prismática de seção retangular com 120 metros de comprimento, 20 metros de boca e 4 metros de calado uniforme, a altura do centro de gravidade da embarcação, em metros, é (Considere = 1,00 t/m3 e tg 2º = 0,035)

  • A. 5,3.
  • B. 5,6.
  • C. 6,2.
  • D. 7,1.
  • E. 7,4.

São atividades específicas da fase de projeto de detalhamento de um navio a elaboração de desenhos de

  • A.

    arranjo geral e de seção mestra

  • B.

    arranjo geral e de fabricação

  • C.

    fabricação e de blocos estruturais

  • D.

    plano de linhas e de blocos estruturais

  • E.

    plano de linhas e de seção mestra

Um navio, ao sofrer uma avaria, apresenta um grande ângulo de banda em sua posição de equilíbrio final. Com relação ao uso das curvas de Bonjean para verificação do equilíbrio do navio nessa condição, afirma-se que

  • A. os ângulos de trim e banda não interferem nos resultados obtidos com essas curvas.
  • B. não são válidas para condição de avaria.
  • C. não devem ser empregadas, se o navio também apresentar trim.
  • D. só devem ser empregadas, se os ângulos de trim e banda forem pequenos.
  • E. devem ser traçadas para o ângulo de banda da condição considerada.

Os valores de permeabilidade dos compartimentos habitáveis e do compartimento de máquinas utilizados, para o cálculo da estabilidade em avaria e para subdivisão do casco de navios, são, em geral, respectivamente, iguais a

  • A.

    0,50 e 0,60

  • B.

    0,60 e 0,95

  • C.

    0,85 e 0,50

  • D.

    0,85 e 0,95

  • E.

    0,95 e 0,85

Em um navio foram deslocadas 400 toneladas de carga de um compartimento para outro situado a 8 metros acima e na mesma vertical. Sabendo-se que o deslocamento do navio é de 20.000 toneladas, a variação produzida na posição vertical do centro de gravidade, em metros, é igual a

  • A. 0,08.
  • B. 0,12.
  • C. 0,16.
  • D. 0,24.
  • E. 0,32.

  • A. 8,30 e 8,51.
  • B. 8,30 e 8,52.
  • C. 8,33 e 8,53.
  • D. 8,35 e 8,51.
  • E. 8,35 e 8,53.

No desenho de arranjo geral de um navio, encontram-se algumas informações importantes em relação às suas características, EXCETO a indicação da(s)

  • A.

    seção de meio navio

  • B.

    linha d’água de projeto

  • C.

    linha de base com o espaçamento de cavernas

  • D.

    espessuras dos chapeamentos dos conveses

  • E.

    perpendiculares de vante e de ré

Em um navio na condição de alquebramento, quais componentes estruturais, localizados a meio navio, encontram- se sobre tração e compressão, respectivamente?

  • A. Quilha e longarina.
  • B. Sicorda e quilha.
  • C. Longarina e sicorda.
  • D. Hastilha e sicorda.
  • E. Hastilha e vau.
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