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Na determinação do peso leve de um navio, é INCORRETO levar-se em consideração o peso
da superestrutura
do lastro líquido
do sistema de propulsão
dos equipamentos de convés
dos acessórios do casco
Fundamentado no Método do Caminho Crítico (CPM) e tomando-se como base que o evento M sucede no momento zero, tem-se que o tempo mais
cedo para ocorrer o evento P é de 14 dias.
cedo para ocorrer o evento Q é de 17 dias.
cedo para ocorrer o evento S é de 23 dias.
tarde para ocorrer o evento O é de 16 dias.
tarde para ocorrer o evento R é de 20 dias.
Limite de fluência é a(o)
O caminho crítico e a sua duração são, respectivamente,
M-N-P-R-S-T ; 19 dias
M-N-P-R-S-T ; 23 dias
M-N-O-Q-S-T ; 21 dias
M-N-O-P-R-S-T ; 21 dias
M-N-O-P-R-S-T ; 23 dias
Os tratamentos térmicos são recursos de metalurgia empregados para se alterar algumas propriedades do aço, visando a adequar o material ao tipo de aplicação a que se destina. A característica do material que é menos afetada por esses tipos de tratamento é a(o)
A metodologia da Espiral de Projeto do navio é uma sequência de cálculo que define as características de cada um dos sistemas do navio com base em procedimentos adequados à quantidade e ao nível de detalhamento de informações disponíveis naquele ponto do projeto. Sobre essa metodologia, é INCORRETO afirmar-se que
a resistência ao avanço, no primeiro ciclo da espiral, é calculada através de ensaios com modelo em tanque de provas.
o ponto inicial da espiral são os requisitos do armador, nos quais se estipulam as condições operacionais do navio.
as principais fases dessa espiral são o projeto de concepção, o projeto preliminar e o projeto de detalhamento.
as primeiras características do navio a serem definidas são as linhas do casco, baseadas nos requisitos do armador.
os valores obtidos em cada sistema são, a cada volta da espiral, recalculados e integrados aos valores obtidos nos demais sistemas.
Se a área da seção transversal resistente ao cisalhamento vale 0,15 m2, o valor da máxima tensão de cisalhamento, em MPa, é igual a
Em relação às caldeiras aquatubulares, analise as afirmações a seguir.
I - Os economizadores são superfícies trocadoras de calor com a fi nalidade de elevar a temperatura do vapor produzido no tubulão superior a um valor superior ao valor de saturação.
II - O uso de caldeiras de recuperação é comum nos navios com propulsão Diesel, sendo possível produzir, através delas, vapor para fins de geração de potência elétrica ou aquecimento.
III - Os superaquecedores são trocadores de calor instalados na região de passagem dos gases de combustão de uma caldeira com a fi nalidade de aproveitar a energia térmica desses gases, transferindo-a para sua água de alimentação.
É correto APENAS o que se afirma em
I
II
III
I e II
II e III
Considerando a altura da linha neutra acima da linha de base e o momento de inércia da seção mestra em relação à linha neutra, respectivamente, iguais a 2 m e 0,9 m4, o valor da máxima tensão normal de flexão no convés, em MPa, vale
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