Questões de Engenharia Naval da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

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Na determinação do peso leve de um navio, é INCORRETO levar-se em consideração o peso

  • A.

    da superestrutura

  • B.

    do lastro líquido

  • C.

    do sistema de propulsão

  • D.

    dos equipamentos de convés

  • E.

    dos acessórios do casco

  • A.
  • B. w(L + a)2
  • C. w(L - a)2
  • D.
  • E.

Fundamentado no Método do Caminho Crítico (CPM) e tomando-se como base que o evento M sucede no momento zero, tem-se que o tempo mais

  • A.

    cedo para ocorrer o evento P é de 14 dias.

  • B.

    cedo para ocorrer o evento Q é de 17 dias.

  • C.

    cedo para ocorrer o evento S é de 23 dias.

  • D.

    tarde para ocorrer o evento O é de 16 dias.

  • E.

    tarde para ocorrer o evento R é de 20 dias.

Limite de fluência é a(o)

  • A. tensão limite sob a qual um corpo não excede um valor especifico de deformação durante um período especifico de tempo sob uma temperatura determinada.
  • B. tensão limite sob a qual um corpo não excede um valor especifico de deformação durante um período especifico de tempo sob uma pressão determinada.
  • C. deformação limite sob a qual um corpo não excede um valor especifico de tensão de cisalhamento durante um período especifico de tempo sob uma temperatura determinada.
  • D. deformação limite sob a qual um corpo não excede um valor especifico de tensão durante um período especifico de tempo sob uma pressão determinada.
  • E. limite de tenacidade à fadiga sob o qual um corpo não excede um valor especifico de tensão durante um período especifico de tempo sob uma deformação determinada.

O caminho crítico e a sua duração são, respectivamente,

  • A.

    M-N-P-R-S-T ; 19 dias

  • B.

    M-N-P-R-S-T ; 23 dias

  • C.

    M-N-O-Q-S-T ; 21 dias

  • D.

    M-N-O-P-R-S-T ; 21 dias

  • E.

    M-N-O-P-R-S-T ; 23 dias

Os tratamentos térmicos são recursos de metalurgia empregados para se alterar algumas propriedades do aço, visando a adequar o material ao tipo de aplicação a que se destina. A característica do material que é menos afetada por esses tipos de tratamento é a(o)

  • A. dureza.
  • B. tenacidade.
  • C. tensão de ruptura.
  • D. tensão de escoamento.
  • E. módulo de elasticidade.

A metodologia da Espiral de Projeto do navio é uma sequência de cálculo que define as características de cada um dos sistemas do navio com base em procedimentos adequados à quantidade e ao nível de detalhamento de informações disponíveis naquele ponto do projeto. Sobre essa metodologia, é INCORRETO afirmar-se que

  • A.

    a resistência ao avanço, no primeiro ciclo da espiral, é calculada através de ensaios com modelo em tanque de provas.

  • B.

    o ponto inicial da espiral são os requisitos do armador, nos quais se estipulam as condições operacionais do navio.

  • C.

    as principais fases dessa espiral são o projeto de concepção, o projeto preliminar e o projeto de detalhamento.

  • D.

    as primeiras características do navio a serem definidas são as linhas do casco, baseadas nos requisitos do armador.

  • E.

    os valores obtidos em cada sistema são, a cada volta da espiral, recalculados e integrados aos valores obtidos nos demais sistemas.

Se a área da seção transversal resistente ao cisalhamento vale 0,15 m2, o valor da máxima tensão de cisalhamento, em MPa, é igual a

  • A. 10
  • B. 20
  • C. 30
  • D. 40
  • E. 50

Em relação às caldeiras aquatubulares, analise as afirmações a seguir.

I - Os economizadores são superfícies trocadoras de calor com a fi nalidade de elevar a temperatura do vapor produzido no tubulão superior a um valor superior ao valor de saturação.

II - O uso de caldeiras de recuperação é comum nos navios com propulsão Diesel, sendo possível produzir, através delas, vapor para fins de geração de potência elétrica ou aquecimento.

III - Os superaquecedores são trocadores de calor instalados na região de passagem dos gases de combustão de uma caldeira com a fi nalidade de aproveitar a energia térmica desses gases, transferindo-a para sua água de alimentação.

É correto APENAS o que se afirma em

  • A.

    I

  • B.

    II

  • C.

    III

  • D.

    I e II

  • E.

    II e III

Considerando a altura da linha neutra acima da linha de base e o momento de inércia da seção mestra em relação à linha neutra, respectivamente, iguais a 2 m e 0,9 m4, o valor da máxima tensão normal de flexão no convés, em MPa, vale

  • A. 100
  • B. 300
  • C. 500
  • D. 600
  • E. 900
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