Questões de Engenharia Naval da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

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Alguns coeficientes são utilizados para se extrapolar o comportamento de modelos de navios, dentre os quais podemos destacar o número de Reynolds, que

  • A. é válido somente se o escoamento for laminar.
  • B. é válido somente se o escoamento for turbulento.
  • C. relaciona forças inerciais com forças de viscosidade.
  • D. é a razão entre uma força inercial com uma força gravitacional.
  • E. está relacionado com a resistência por formação de ondas.

Do ponto de vista da resistência primária da estrutura de um navio, observa-se que as situações de alquebramento e tosamento modificam a distribuição das forças ao longo do seu casco. Nesse sentido, a situação de

  • A.

    alquebramento gera tensões de compressão no convés.

  • B.

    alquebramento gera tensões de tração no fundo.

  • C.

    tosamento gera tensões de tração no fundo.

  • D.

    tosamento gera tensões de compressão no fundo.

  • E.

    tosamento gera tensões de tração no convés.

Sobre o arranjo e subdvisão do casco de navios, analise as afirmativas a seguir.

I - A exigência de utilização de casco duplo e fundo duplo para novos petroleiros de grande porte bruto é regulamentada por legislação internacional e visa à prevenção da poluição por óleo.

II - Para efeitos de compartimentagem e de cálculos da estabilidade em avaria, o valor da permeabilidade de cada compartimento é considerado invariável e independente do fim a que ele se destina.

III - Os compartimentos destinados a receber os aparelhos de governo de uma embarcação devem ser, tanto quanto possível, separados dos compartimentos de máquinas.

Está correto APENAS o que se afirma em

  • A. II.
  • B. III.
  • C. I e II.
  • D. I e III.
  • E. II e III.

Um pilar de aço estrutural com módulo de elasticidade igual a E possui seção transversal circular e encontra-se com as suas extremidades engastadas. Ele deve suportar uma carga axial de compressão de P. Se o comprimento do pilar é igual a L, qual deve ser o menor valor permissível para seu diâmetro, considerando-se um fator de segurança em relação à flambagem igual a 4?

  • A.

  • B.

  • C.

  • D.

  • E.

Normalmente, os procedimentos estabelecidos pelas Sociedades Classificadoras para o cálculo dos esforços solicitantes, requisitos de resistência, dimensões de chapeamento e reforços estruturais

  • A. são imprecisos e de pequena margem de segurança.
  • B. são amplamente utilizados nas etapas do projeto de detalhamento.
  • C. fornecem resultados subdimensionados.
  • D. agilizam o processo preliminar de dimensionamento estrutural.
  • E. necessitam de posterior análise racional.

  • A.

    2 e 2

  • B.

    2 e 4

  • C.

    4 e 4

  • D.

    8 e 4

  • E.

    8 e 8

O processo de projeto de um navio pode ser dividido em três partes fundamentais: básico ou preliminar, de contrato e final ou de detalhamento. Nesse contexto, considere as afirmativas a seguir. I – No projeto de detalhamento, desenvolvem-se os planos e as características técnicas principais dos navios e é impossível a construção diretamente a partir dele. II – O projeto de contrato consiste essencialmente no preparo dos desenhos de trabalho e das instruções detalhadas para a construção dos navios. III – No projeto básico, determina-se um pequeno conjunto de características do navio, tais como dimensões principais, coeficientes de forma, velocidade e potência. Está correto APENAS o que se afirma em

  • A. I.
  • B. III.
  • C. I e II.
  • D. I e III.
  • E. II e III.

  • A.

    44, 13 e 18

  • B.

    44, 18 e 22

  • C.

    22, 13 e 44

  • D.

    22, 18 e 13

  • E.

    22, 44 e 13

Na construção da estrutura do casco de navios, algumas medidas são tomadas para se obter uma maior eficiência estrutural e evitar danos ao longo de sua vida operativa. Qual medida deve ser EVITADA durante a construção do casco, por reduzir a eficiência estrutural?

  • A. Posicionamento das arestas maiores paralelas à direção das tensões, nas aberturas de arestas desiguais.
  • B. Posicionamento oblíquo das arestas em relação à direção das tensões, nas aberturas de arestas iguais.
  • C. Arredondamento dos cantos nas aberturas dos conveses.
  • D. Alinhamento entre si de peças não passantes por anteparas ou conveses.
  • E. Uso de borboletas como reforço estrutural.
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