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Considere as afirmações sobre o sistema de óleo lubrificante em um motor de combustão interna.
I - Para evitar o atrito e dilatações excessivas entre as partes metálicas móveis do motor, o sistema de lubrifi cação introduz o lubrificante entre tais partes.
II - A função da lubrifi cação é, além de resfriar as superfícies que ficam em contato, proteger os componentes contra corrosões e melhorar a vedação entre os cilindros e os pistões.
III - Para que as impurezas contidas no óleo lubrifi cante sejam retidas, antes da passagem do óleo pelo motor, são introduzidos no sistema elementos filtrantes.
É correto o que se afirma em
I, apenas.
III, apenas.
I e III, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
Qual o número adimensional que expressa a razão entre as forças de inércia e as forças viscosas no escoamento de um fluido, onde L é uma dimensão característica, g o valor da aceleração da gravidade, V uma velocidade,μ viscosidade dinâmica e p densidade?
Para um motor Diesel de baixa rotação empregado na propulsão de navios petroleiros, são conhecidas as seguintes informações:
Poder calorífico do óleo combustível = 12 kWh/kg
Eficiência térmica = 50%
Rendimento mecânico = 95%
Nesse contexto, qual é, aproximadamente, o consumo específico do motor em kg/kWh?
0,175
0,167
0,158
0,088
0,044
Em relação ao princípio de funcionamento dos motores de combustão interna de quatro tempos do ciclo Diesel, tem-se que, na fase de
admissão, a mistura ar mais combustível é aspirada para dentro do cilindro.
compressão, a mistura ar mais combustível é aspirada para dentro do cilindro.
compressão, o bico injetor pulveriza fina e fortemente certa quantidade de combustível dentro da câmara de combustão.
expansão, o bico injetor pulveriza fina e fortemente certa quantidade de combustível dentro da câmara de combustão.
expansão, a vela de ignição produz uma centelha elétrica, provocando a combustão da mistura ar mais combustível dentro do cilindro.
Camada limite é a região
1, 2 e 3
1, 3 e 2
2, 1 e 3
2, 3 e 1
3, 2 e 1
O período de pico (TP) de um espectro de ondas representa o período
90
105
210
315
420
Os Operadores de Amplitude de Resposta (RAO) são funções de transferência usadas para determinar o efeito de um estado de mar nos movimentos de um navio. Considerando o cálculo do RAO para um navio petroleiro típico, analise as afirmativas a seguir.
I As forças viscosas afetam mais os movimentos de surge e roll. II O RAO só é definido quando os movimentos do navio podem ser assumidos como lineares. III As forças de amortecimento podem ser desprezadas. Está correto o que se afirma em{TITLE}
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