Questões de Engenharia Naval da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

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Considere as afirmações sobre o sistema de óleo lubrificante em um motor de combustão interna.

I - Para evitar o atrito e dilatações excessivas entre as partes metálicas móveis do motor, o sistema de lubrifi cação introduz o lubrificante entre tais partes.

II - A função da lubrifi cação é, além de resfriar as superfícies que ficam em contato, proteger os componentes contra corrosões e melhorar a vedação entre os cilindros e os pistões.

III - Para que as impurezas contidas no óleo lubrifi cante sejam retidas, antes da passagem do óleo pelo motor, são introduzidos no sistema elementos filtrantes.

É correto o que se afirma em

  • A.

    I, apenas.

  • B.

    III, apenas.

  • C.

    I e III, apenas.

  • D.

    II e III, apenas.

  • E.

    I, II e III.

Qual o número adimensional que expressa a razão entre as forças de inércia e as forças viscosas no escoamento de um fluido, onde L é uma dimensão característica, g o valor da aceleração da gravidade, V uma velocidade,μ viscosidade dinâmica e p densidade?

  • A.
  • B.
  • C.
  • D.
  • E.

Para um motor Diesel de baixa rotação empregado na propulsão de navios petroleiros, são conhecidas as seguintes informações:

Poder calorífico do óleo combustível = 12 kWh/kg

Eficiência térmica = 50%

Rendimento mecânico = 95%

Nesse contexto, qual é, aproximadamente, o consumo específico do motor em kg/kWh?

  • A.

    0,175

  • B.

    0,167

  • C.

    0,158

  • D.

    0,088

  • E.

    0,044

Em relação ao princípio de funcionamento dos motores de combustão interna de quatro tempos do ciclo Diesel, tem-se que, na fase de

  • A.

    admissão, a mistura ar mais combustível é aspirada para dentro do cilindro.

  • B.

    compressão, a mistura ar mais combustível é aspirada para dentro do cilindro.

  • C.

    compressão, o bico injetor pulveriza fina e fortemente certa quantidade de combustível dentro da câmara de combustão.

  • D.

    expansão, o bico injetor pulveriza fina e fortemente certa quantidade de combustível dentro da câmara de combustão.

  • E.

    expansão, a vela de ignição produz uma centelha elétrica, provocando a combustão da mistura ar mais combustível dentro do cilindro.

Camada limite é a região

  • A. adjacente a uma superfície sólida na qual as forças de inércia são importantes.
  • B. adjacente a uma superfície sólida na qual as forças de inércia são superiores às viscosas.
  • C. adjacente a uma superfície sólida na qual as forças viscosas são importantes
  • D. adjacente a uma superfície sólida na qual as forças de viscosas são superiores às de inércia e gravitacional.
  • E. limítrofe entre o escoamento laminar e o turbulento.

  • A.

    1, 2 e 3

  • B.

    1, 3 e 2

  • C.

    2, 1 e 3

  • D.

    2, 3 e 1

  • E.

    3, 2 e 1

O período de pico (TP) de um espectro de ondas representa o período

  • A. central do espectro.
  • B. entre zeros do espectro.
  • C. de densidade espectral zero.
  • D. de menor energia do espectro.
  • E. de maior energia do espectro.

  • A.

    90

  • B.

    105

  • C.

    210

  • D.

    315

  • E.

    420

Os Operadores de Amplitude de Resposta (RAO) são funções de transferência usadas para determinar o efeito de um estado de mar nos movimentos de um navio. Considerando o cálculo do RAO para um navio petroleiro típico, analise as afirmativas a seguir.

I – As forças viscosas afetam mais os movimentos de surge e roll.

II – O RAO só é definido quando os movimentos do navio podem ser assumidos como lineares.

III – As forças de amortecimento podem ser desprezadas.

Está correto o que se afirma em

  • A. II, apenas.
  • B. I e II, apenas.
  • C. I e III, apenas.
  • D. II e III, apenas.
  • E. I, II e III.
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