Questões de Engenharia Naval da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

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Sobre o arranjo estrutural do casco de navios, analise as afirmações a seguir.

I - No sistema de cavernamento longitudinal, os reforçadores leves estão dispostos na direção longitudinal do navio.

II - No sistema de cavernamento misto, tem-se a presença de cavernamento longitudinal e transversal, sendo esse sistema encontrado, por exemplo, nos navios de carga geral.

III - No sistema de cavernamento transversal, os reforçadores leves estão dispostos, em espaçamentos curtos, em forma de anéis, ao longo de todo o comprimento do navio.

Está correto o que se afirma em

  • A.

    I, apenas.

  • B.

    I e II, apenas.

  • C.

    I e III, apenas.

  • D.

    II e III, apenas.

  • E.

    I, II e III.

As informações da planta dos compartimentos, usadas para representar aparelhos de governo, aparelhos de suspender e fundear, armamento, compartimentagem e acesso, convés, e superestruturas, guindastes e pau de carga, cabrestantes, máquinas propulsoras, caldeiras e máquinas auxiliares, sem serventia para confecção de peças ou partes neles representadas, estão contidas no desenho denominado

  • A. plano de segurança.
  • B. plano de capacidades.
  • C. expansão de chapeamento.
  • D. perfil estrutural e conveses.
  • E. arranjo geral.

Em relação aos sistemas de combate a incêndios existentes a bordo de navios, afirma-se que

  • A. o Halon 1211 é o agente extintor recomendável em um sistema fixo de extinção de incêndio em praça de máquinas.
  • B. os sistemas de borrifo de água são utilizados de forma mais eficiente em compartimentos contendo equipamentos elétricos.
  • C. os sistemas fixos de convés utilizando espuma são empregados no combate a incêndio em líquidos derramados de navios-tanque.
  • D. os extintores de incêndio portáteis de dióxido de carbono são amplamente utilizados para o combate a incêndio em compartimentos habitáveis.
  • E. as bombas de esgoto de porão, lastro e serviços gerais não podem ser empregadas como bombas de incêndio.

Em alguns tipos de navios, é obrigatória a dotação de EEBD – Emergency Escape Breathing Device. Esses equipamentos são utilizados a bordo para

  • A.

    combater incêndios em conveses abertos.

  • B.

    combater incêndios em praça de máquinas.

  • C.

    trabalhar com atividades de corte e solda em tanques.

  • D.

    trabalhar em espaços confinados com deficiência de oxigênio.

  • E.

    evadir um compartimento que tenha uma atmosfera perigosa.

  • A. I – S; II – P; III – Q e IV – R
  • B. I – S; II – R; III – T e IV – P
  • C. I – Q; II – P; III – S e IV – T
  • D. I – Q; II – S; III – Q e IV – R
  • E. I – R; II – P; III – S e IV – Q

O sistema de lastro de um navio dispõe de três bombas centrífugas de características idênticas. Teoricamente (desprezando-se as perdas de carga no sistema), a associação que permite obter o maior valor de vazão no sistema é utilizar

  • A.

    duas bombas em paralelo seguidas da terceira em série

  • B.

    duas bombas em série com a terceira em paralelo

  • C.

    duas bombas em paralelo, apenas

  • D.

    as três bombas em paralelo

  • E.

    as três bombas em série

Normalmente, a fonte principal de energia elétrica a bordo de um navio é garantida por, no mínimo, dois grupos geradores. Quando qualquer um deles estiver fora de ação, outros geradores entram em operação. Dentre os objetivos abaixo, NÃO está relacionado à capacidade desses outros grupos de geradores o(a)

  • A. suprimento, por um período de tempo especificado, da iluminação de emergência nos compartimentos de máquinas e nas praças dos geradores principais.
  • B. suprimento dos serviços necessários para estabelecer condições operacionais normais de propulsão e de segurança.
  • C. suprimento de iluminação para setores do navio normalmente acessíveis aos passageiros ou à tripulação e por eles utilizados.
  • D. suprimento dos serviços elétricos necessários para dar partida na planta principal de propulsão a partir da condição de navio apagado.
  • E. garantia das condições de conforto mínimas, tais como serviços de ventilação mecânica, sanitário e fornecimento de água doce, tendo em vista a habitabilidade.

Sabendo-se que os valores foram calculados tomando-se como referência a linha de base da embarcação, qual a altura, aproximada, da linha neutra (YLN) em metros?

  • A.

    0,33

  • B.

    0,84

  • C.

    1,72

  • D.

    2,50

  • E.

    3,28

Geradores de vapor podem queimar combustíveis baseados em hidrocarbonetos em suas fornalhas. O calor disponível para a geração de vapor por mol de combustível é expresso como uma fração menor que a unidade da diferença de entalpia de formação entre os produtos e reagentes, pois existem perdas significativas. As perdas do calor disponibilizado na combustão e a razão para a utilização de excesso de ar durante a queima deste tipo de combustível, são, respectivamente:

  • A.
  • B.
  • C.
  • D.
  • E.
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