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Sobre o arranjo estrutural do casco de navios, analise as afirmações a seguir.
I - No sistema de cavernamento longitudinal, os reforçadores leves estão dispostos na direção longitudinal do navio.
II - No sistema de cavernamento misto, tem-se a presença de cavernamento longitudinal e transversal, sendo esse sistema encontrado, por exemplo, nos navios de carga geral.
III - No sistema de cavernamento transversal, os reforçadores leves estão dispostos, em espaçamentos curtos, em forma de anéis, ao longo de todo o comprimento do navio.
Está correto o que se afirma em
I, apenas.
I e II, apenas.
I e III, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
As informações da planta dos compartimentos, usadas para representar aparelhos de governo, aparelhos de suspender e fundear, armamento, compartimentagem e acesso, convés, e superestruturas, guindastes e pau de carga, cabrestantes, máquinas propulsoras, caldeiras e máquinas auxiliares, sem serventia para confecção de peças ou partes neles representadas, estão contidas no desenho denominado
Em relação aos sistemas de combate a incêndios existentes a bordo de navios, afirma-se que
Em alguns tipos de navios, é obrigatória a dotação de EEBD Emergency Escape Breathing Device. Esses equipamentos são utilizados a bordo para
combater incêndios em conveses abertos.
combater incêndios em praça de máquinas.
trabalhar com atividades de corte e solda em tanques.
trabalhar em espaços confinados com deficiência de oxigênio.
evadir um compartimento que tenha uma atmosfera perigosa.
O sistema de lastro de um navio dispõe de três bombas centrífugas de características idênticas. Teoricamente (desprezando-se as perdas de carga no sistema), a associação que permite obter o maior valor de vazão no sistema é utilizar
duas bombas em paralelo seguidas da terceira em série
duas bombas em série com a terceira em paralelo
duas bombas em paralelo, apenas
as três bombas em paralelo
as três bombas em série
Normalmente, a fonte principal de energia elétrica a bordo de um navio é garantida por, no mínimo, dois grupos geradores. Quando qualquer um deles estiver fora de ação, outros geradores entram em operação. Dentre os objetivos abaixo, NÃO está relacionado à capacidade desses outros grupos de geradores o(a)
Sabendo-se que os valores foram calculados tomando-se como referência a linha de base da embarcação, qual a altura, aproximada, da linha neutra (YLN) em metros?
0,33
0,84
1,72
2,50
3,28
Geradores de vapor podem queimar combustíveis baseados em hidrocarbonetos em suas fornalhas. O calor disponível para a geração de vapor por mol de combustível é expresso como uma fração menor que a unidade da diferença de entalpia de formação entre os produtos e reagentes, pois existem perdas significativas. As perdas do calor disponibilizado na combustão e a razão para a utilização de excesso de ar durante a queima deste tipo de combustível, são, respectivamente:
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