Lista completa de Questões de Engenharia Naval da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Considere que a comporta pode girar em torno de A. Qual o módulo da força, em kN, a ser aplicada em B a fim de manter a comporta na vertical?
30
57
68
100
120
Dentre os planos que devem ser submetidos para a certificação e classificação das estruturas navais, os que são necessários, especificamente, para atender a um tipo especial de carga ou condição excepcional de carregamento, com lastro ou carga, deverão conter:
Navios destinados a serem classificados para serviço oceânico irrestrito deverão obedecer, em relação a sua resistência longitudinal de viga-navio, ao critério de:
Uma das vantagens da utilização de engrenagens para transmissão de potência, ao invés de correias, é(são) a(o):
Na comparação entre as principais características dos mancais de rolamento e deslizamento, os tipos que apresentam menor coeficiente de atrito, construção mais simplificada e maior área de lubrificação, respectivamente, são:
O aço de baixo teor de carbono usado em estruturas tem um limite de resistência ao cisalhamento da ordem de 3160kgf/cm2. A força necessária, em kgf, para fazer um furo de 2cm de diâmetro numa chapa de 1cm de espessura é de, aproximadamente:
Para medir a força de tração em um cabo de aço utilizado para suspender blocos durante a construção de um navio, foi utilizada uma barra instrumentada, de 30cm de comprimento, com área de seção transversal de 10cm2 e módulo de elasticidade 2,1 x 106 kgf/cm2. O alongamento sofrido pela barra quando submetida a uma força de tração de 35000kgf vale, em cm:
Um eixo de seção circular vazada com 20cm de diâmetro interno e 30cm de diâmetro externo está submetido a uma tensão de cisalhamento de 1000kgf/cm2 nas fibras externas. O valor, em kgf/cm2, que corresponde à tensão nas fibras internas é, aproximadamente:
Numa barcaça de seção transversal constante e com 5 tanques de mesmas dimensões, carregam-se plenamente os tanques 1 (proa), 3 (meia-nau) e 5 (popa), mantendo-se os demais vazios. O tipo de ação que representa melhoria sob o ponto de vista de resistência da estrutura do navio a esse carregamento é:
instalar reforços longitudinais contínuos no convés.
efetuar o jateamento e a pintura do casco para proteção catódica.
alterar a posição da carga para os tanques centrais 2, 3 e 4.
A inspeção regular de soldas é requisito necessário para as estruturas de grande responsabilidade. O processo de inspeção baseado em teste não destrutivo por emissão de vibrações de alta freqüência através de peça soldada é:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...