Lista completa de Questões de Estatística para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A fim de se estudar uma característica rara de uma população, um delineamento experimental foi feito da seguinte maneira:
- Escolheu-se aleatoriamente um grupo de pessoas.
- Após responder a um questionário, cada uma dessas pessoas indicou outras que fazem parte de seus núcleos de amizade.
- As pessoas indicadas foram contatadas e também responderam ao questionário.
- O processo foi repetido até se obter um certo número de pessoas com a característica rara de interesse.
Essa técnica de amostragem é conhecida por
conveniência.
julgamento.
quotas.
sistemático.
snowball.
Dado um indivíduo com 50 anos, a probabilidade de morrer antes de completar 55 anos é de, aproximadamente,
3,8%
4,7%
8,8%
95,3%
96,2%
Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios – PNAD-2008, aproximadamente 30% dos domicílios brasileiros possuíam microcomputador, sendo que 22% desses tinham acesso à Internet. Restringindo a população aos domicílios com rendimento mensal superior a 20 salários mínimos (que representavam 5% do total), as porcentagens alteraram para 90% e 80%, respectivamente. Selecionando-se aleatoriamente um domicílio dessa amostra, a renda mensal domiciliar observada foi inferior a 20 salários mínimos; então, a probabilidade de ele possuir microcomputador e ter acesso à Internet é
Considere que um perito tenha efetuado um estudo acerca do tempo gasto X , em meses, por empresas notificadas para quitar suas pendências com a Previdência Social. Uma amostra de 35 empresas notificadas com pendências foi selecionada de um banco de dados da Previdência. A partir dessa amostra, o perito fez uma análise exploratória da variável X, cujos resultados são apresentados a seguir.
Com base nessas informações, julgue os itens de 61 a 66.
No diagrama de caixas, quatro observações foram identificadas como valores atípicos por estarem fora do intervalo [0; 77,25].
Seja X uma variável aleatória não negativa do tipo contínuo, tal que FX(p0,90) = 0,90. Considere uma amostra aleatória de tamanho n de X. Se X(1) e X(n) são as estatísticas de ordem mínimo e máximo da amostra, respectivamente, então é
1 − (0,90)n
1 − (0,90)n − (0,10)n
(0,90)n
(0,90)n − (0,10)n
(0,90)n + (0,10)n
A figura acima apresenta esquematicamente as distribuições das alturas (em cm) dos estudantes das três turmas de uma escola. As linhas verticais de cada box-plot se estendem até os valores extremos da distribuição. Com base nessas informações, julgue os itens consecutivos.
A turma 3 tem a maior amplitude de alturas.
Um comitê é formado por três pesquisadores escolhidos dentre quatro estatísticos e três economistas. A probabilidade de não haver nenhum estatístico é
A figura acima apresenta esquematicamente as distribuições das alturas (em cm) dos estudantes das três turmas de uma escola. As linhas verticais de cada box-plot se estendem até os valores extremos da distribuição. Com base nessas informações, julgue os itens consecutivos.
As distribuições das alturas referentes às turmas 2 e 3 são simétricas.
Em uma empresa, por experiências passadas, sabe-se que a probabilidade de um funcionário novo, o qual tenha feito o curso de capacitação, cumprir sua cota de produção é 0,85, e que essa probabilidade é 0,40 para os funcionários novos que não tenham feito o curso. Se 80% de todos os funcionários novos cursarem as aulas de capacitação, a probabilidade de um funcionário novo cumprir a cota de produção será
0,48
0,50
0,68
0,76
0,80
Um teste estatístico é considerado significante quando ocorre a seguinte diferença de valor:
beta é menor p
alfa é maior que p
alfa é menor que p
alfa é maior que beta
beta é maior que alfa
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...