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Estatística - Gráficos - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2007
Os alunos de uma determinada escola responderam a uma pesquisa sobre a preferência por tipos de uniformes que gostariam de usar. As opções foram: (I) camiseta branca de manga curta + calça jeans; (II) camiseta branca sem manga + calça jeans; (III) camiseta branca de manga curta + calça de moletom e (IV) sem preferência. Os resultados da pesquisa são apresentados no gráfico.
Sabendo-se que nessa pesquisa cada aluno pôde escolher somente uma opção, então o número total de alunos que escolheram as opções II e III corresponde a um percentual, sobre o total de alunos, de
20%.
25%.
30%.
40%.
50%.
Utilize as informações abaixo para responder às questões de n
A CPMF - 2013 Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira - 2013 foi criada em 1994 e permanece até hoje distribuindo o que arrecada conforme o quadro abaixo. Ele mostra o valor da alíquota atual, a distribuição dos recursos e os valores referentes à Saúde no ano de 2006.
Analisando-se a distribuição dos recursos e a alíquota atual, conclui-se que:
Estatística - Distribuição de Frequência - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Um programa de controle de qualidade foi implementado em uma agência bancária. A cada 10 clientes que entram na fila para solicitar um certo tipo de serviço S, um atendente entrega um pequeno questionário, que deve ser preenchido pelo cliente e devolvido ao caixa do banco. Um dos quesitos monitorados diariamente é a proporção de clientes que estão satisfeitos com o atendimento de um modo geral. Em determinada semana, foram observados os resultados mostrados na tabela a seguir.
Com base nesses dados, julgue os itens que se seguem.
Ao longo dessa semana, o número total de clientes que entraram na fila para solicitar o serviço S foi superior a 2.000 e inferior a 2.150 pessoas.A tabela a seguir apresenta média e desvio padrão de cinco diferentes amostras de preços de um certo produto, obtidas em cinco diferentes estados:
A amostra de menor coeficiente de variação foi a:
I;
II;
III;
IV;
V.
Estatística - Variância / Variância Amostral / Variância Absoluta - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Com base nessas informações, julgue os itens seguintes.
A variância amostral dos pesos é inferior a 3,5.
Um professor propôs a seus alunos que fizessem a leitura compartilhada do texto abaixo publicado num jornal da cidade de Lago Azul, para depois responderem a algumas perguntas.,
PREFEITURA PREOCUPADA COM AS
CRIANÇAS DO MUNICÍPIO DE LAGO AZUL
De acordo com o levantamento feito por sua equipe técnica, a prefeitura de Lago Azul localizou as famílias de baixa renda para poder ajudá-las. Os dados abaixo ajudaram nessa localização.
Uma das perguntas que o professor fez a seus alunos após a discussão do texto foi: Que parte do total de crianças que freqüentam as creches dessa prefeitura representam as meninas das famílias com renda mensal abaixo de 1 salário mínimo?
Ao desenvolver essa atividade, o professor enfatizou a importância
da observação da forma das barras do gráfico na publicação do jornal de Lago Azul.
da leitura e interpretação de textos que não os do livro didático.
do levantamento de dados pelos alunos e organização dos mesmos em tabelas.
do uso do computador em sala de aula, para a confecção de gráficos.
do desenvolvimento do raciocínio combinatório.
Com base nessas informações, julgue os itens seguintes.
A correlação entre os pesos e os comprimentos é positiva.
A leitura e interpretação de dados expressos em tabelas e gráficos e a compreensão do significado da média aritmética são ações que
favorecem a construção de figuras geométricas com régua e compasso.
propiciam aos alunos a elaboração de conclusões sobre os dados analisados.
não permitem aos alunos argumentarem sobre os dados obtidos numa pesquisa.
não permitem aos alunos destacarem os aspectos relevantes que caracterizam a amostra pesquisada.
permitem aos alunos construírem processos algorítmicos, para operar com números reais.
Com base nessas informações, julgue os itens seguintes.
A idade de uma árvore pode ser avaliada pela medida do diâmetro de seu tronco. A construção de diagramas indicando a distribuição em intervalos de classe para o diâmetro é uma forma de analisar a estrutura etária de uma população de árvores. O gráfico a seguir mostra a distribuição das classes de diâmetro para a espécie arbórea Xylopia aromática.
Considerando esses dados, quantas árvores possuem troncos com diâmetro não inferiores a 8cm?
8 árvores;
140 árvores;
4 árvores;
18 árvores.
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