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O enunciado a seguir vale para as questões 96 e 97.
Em um estudo sobre o efeito de uma campanha de publicidade (X - medida em milhares de reais investidos) nas vendas de um produto (Y - em 1000 unidades vendidas), ajustou-se um modelo de regressão linear simples obtendo-se:
Um intervalo de 95% de confiança para o coeficiente de publicidade é dado por:
Estatística - Variância / Variância Amostral / Variância Absoluta - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2006
Em uma lista de cem valores, oitenta são iguais a 1 e os demais são nulos. A variância dessa lista é igual a:
Um comerciante deseja saber a relação entre o aumento da receita de vendas (Y) de seu produto, em milhares de reais, e seu gasto com propaganda (X), também em milhares de reais. Primeiramente, optou por analisar o modelo linear simples Yi = α + βXi + εi, em que Yi representa o aumento da receita de vendas no mês i, Xi o gasto com propaganda no mês i e εi o erro aleatório com as hipóteses consideradas para a Regressão Linear Simples (α e β são parâmetros desconhecidos). Com base nas informações dos últimos 10 meses e utilizando o método dos mínimos quadrados obteve a equação da reta correspondente e o respectivo coeficiente de explicação (R2).
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Yi = 9 + 0,5Xi e 62,5%
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Yi = 9,5 + 0,25Xi e 62,5%
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Yi = 9,6 + 0,2Xi e 80%
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Yi = 9 + 0,5Xi e 80%
^
Yi = 9,5 + 0,25Xi e 80%
O enunciado a seguir vale para as questões 96 e 97.
Em um estudo sobre o efeito de uma campanha de publicidade (X - medida em milhares de reais investidos) nas vendas de um produto (Y - em 1000 unidades vendidas), ajustou-se um modelo de regressão linear simples obtendo-se:
Um intervalo de 90% de confiança para a predição de uma nova observação de vendas, quando são investidos R$ 13.000,00 em publicidade, é dado, aproximadamente, por:
A partir das informações do texto, se for a média amostral, então o valor esperado de é igual a
Estatística - Medidas de Posição Central - Universidade Estadual de Goiás / Núcleo de Seleção (UEG) - 2006
Em uma pizzaria, o proprietário queria antecipar o pedido dos clientes e resolveu analisar o histórico dos pedidos na semana. Sobre a pizza mais solicitada, verificou os seguintes consumos:
I. Segunda-feira: 40 unidades
II. Terça-feira: 44 unidades
III. Quarta-feira: 48 unidades
IV. Quinta-feira: 45 unidades
V. Sexta-feira: 42 unidades
VI. Sábado: 48 unidades
VII. Domingo: 55 unidades
A mediana, a moda e a média das vendas semanais são, respectivamente:
Uma organização deseja estimar a média das despesas em cultura e lazer das 1.000 pessoas que vivem em uma pequena comunidade. Sabe-se que a despesa total per capta em 2004 foi de R$ 900,00. Em 2006, um levantamento, com 100 pessoas dessa comunidade, selecionadas aleatoriamente, observou dados sobre as despesas em 2006 — x — e as despesas em 2004 — y. Os resultados foram os seguintes:
Com base nessas informações, é correto afirmar que o estimador de razão da despesa total per capta em 2006 produz um valor entreSabe-se que, a probabilidade de uma variável normal padrão estar no intervalo
Sabe-se, também, que a vida média de um componente eletrônico é igual a 850 dias, com desvio-padrão igual a 45 dias. Assim, a probabilidade de este componente ter uma vida média superior a 938,20 dias é igual a
5 %.
1 %.
2,5 %.
47,5 %.
95 %.
Texto para as questões 49 e 50
Deseja-se estimar o número de eleitores por residência em certa zona rural. A população, composta por 3.000 domicílios, foi dividida geograficamente em 300 regiões, das quais 3 foram selecionadas ao acaso. Cada região possui exatamente 10 domicílios. Os resultados estão apresentados na tabela a seguir.
Com base nas informações apresentados no texto, a estimativa do número médio de eleitores por domicílio — M — e o seu respectivo erro padrão — E — são tais que
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