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Estatística - Dados, Quadros e Tabelas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2002
Julgue os itens seguintes.
Suponha que os gráficos I e II abaixo representem, respectivamente, as notas na prova de Língua Portuguesa, que tem um valor máximo de 10 pontos, obtidas por 10 candidatos a cada um dos cargos de Consultor Legislativo e Consultor de Orçamentos do Senado Federal. Nessa situação, é correto afirmar que o desvio-padrão da série de notas do gráfico I é maior que o da série de notas do gráfico II.
Estatística - Desvio Padrão / Desvio Padrão Amostral - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2002
Uma das características descritivas mais importantes de uma distribuição é a sua dispersão, usualmente quantificada pela estatística denominada desvio padrão. O teste F se presta a comparar a dispersão de duas populações:
Foram calculados a média e o desvio-padrão de uma amostra com 74 elementos. Ao se retirar um dado igual à média aritmética, a conseqüência para o valor da média aritmética e o valor do desvio-padrão é a seguinte, respectivamente:
permanece – diminui
diminui – permanece
permanece – aumenta
aumenta – permanece
O desvio-padrão populacional dos valores 30, 40 e 50 é igual, aproximadamente, a:
8
8,16
10
10,16
Estatística - Desvio Padrão / Desvio Padrão Amostral - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2002
Um analista comparou alternativas de investimento para combinar dois ativos, A e B, em uma carteira. Para avaliar os benefícios da diversificação, ele utilizou os seguintes dados: o ativo A apresenta um retorno esperado de 15%, com desvio-padrão igual a 40%, enquanto o ativo B apresenta um retorno esperado de 20%, com desvio-padrão igual a 50%. A correlação entre os retornos dos ativos A e B é igual a !0,125 e as medianas desses retornos são iguais a 13% e 17%, respectivamente.
Com base nessa situação, julgue os itens que se seguem.
Se a correlação entre os dois ativos fosse maior, então o desvio- padrão do retorno da carteira seria menor.
Julgue os itens seguintes.
Considere os resultados apresentados na tabela abaixo, que foram obtidos a partir de informação da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), acerca dos programas de pós-graduação no Brasil avaliados no ano 2000.
Uma amostra aleatória de 10 empresas, que empregam um total de 4000 pessoas, apresentou 200 acidentes de trabalho em 2002. A freqüência relativa dos acidentes de trabalho em 2002 é de:
0,02
0,03
0,04
0,05
07. Considere o seguinte roteiro:
passo 1: no eixo horizontal, marque, sucessivamente, os limites de cada classe;
passo 2: no eixo vertical, marque, em escala, os valores relativos às freqüências absolutas das classes;
passo 3: para a primeira classe, construa um retângulo cuja base é o intervalo dessa classe e a altura é a freqüência absoluta dessa classe;
passo 4: para a classe seguinte, construa um retângulo adjacente ao primeiro, cuja base também é o intervalo dessa classe seguinte e a altura é a freqüência absoluta dessa segunda classe;
passo 5: repita o procedimento para as outras classes.
O gráfico resultante denomina-se:
linha
setores
categórico
histograma
A amplitude total de 60 dados é 240 e escolhem-se 6 classes para a construção de uma tabela de freqüências com perda de informação. Desse modo, a amplitude do intervalo de cada classe é igual a:
40
30
20
10
O gráfico ao lado, construído com base em uma amostra de trabalhadores brasileiros, é uma adaptação de um artigo publicado no jornal Folha de S. Paulo, em 24/3/2002. Com base nessas informações, julgue os itens a seguir, referentes aos trabalhadores incluídos na amostra.
85% dos trabalhadores atualmente empregados ganharam no último mês até 5 saláriosmínimos.
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