Lista completa de Questões sobre Probabilidade para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Considerando que, entre a população carcerária de um presídio, a probabilidade de um detento contrair tuberculose seja igual a 0,01; que dois detentos sejam selecionados aleatoriamente dessa população carcerária; e que as ocorrências de tuberculose entre esses detentos sejam eventos independentes, julgue os próximos itens. A probabilidade de pelo menos um detento na amostra contrair tuberculose será superior a 0,01 e inferior a 0,03.
Considerando que, entre a população carcerária de um presídio, a probabilidade de um detento contrair tuberculose seja igual a 0,01; que dois detentos sejam selecionados aleatoriamente dessa população carcerária; e que as ocorrências de tuberculose entre esses detentos sejam eventos independentes, julgue os próximos itens. A probabilidade de os dois detentos na amostra contraírem tuberculose será igual a 0,02.
A e B são eventos dependentes.
A probabilidade de se observar o evento [X = 1] é igual a
Uma repartição pública recebe diariamente uma quantidade X de requerimentos administrativos e uma quantidade Y de recursos administrativos. Essas quantidades seguem distribuições de Poisson com taxas, respectivamente, iguais a Rn15 requerimentos por dia e Rn4 recursos por dia.
Considerando que, nessa situação hipotética, as variáveis aleatórias X e Y sejam independentes e que S = X + Y, julgue os seguintes itens.
Em determinado dia, a probabilidade de não haver recebimento de requerimento administrativo nessa repartição será inferior a 0,08.Os eventos são mutuamente excludentes.
Em uma faculdade, o administrador universitário supõe que os alunos admitidos no primeiro semestre grupo P obtenham um índice de rendimento acadêmico (IRA, número que varia entre 0 e 5) em média maior do que o índice dos alunos admitidos no segundo semestre grupo S.
Considerando que tenha sido selecionada uma amostra aleatória simples de 1.000 estudantes do grupo P e uma amostra aleatória simples de 1.000 alunos do grupo S, julgue os itens seguintes.
Considere que uma análise bayesiana dos dados tenha produzido um intervalo de credibilidade de 95% para a diferença entre as médias dos IRAs nos dois grupos. De acordo com o paradigma bayesiano, existe uma probabilidade de 95% de que esse intervalo contenha a verdadeira diferença entre as médias populacionais dos IRAs nos dois grupos.Cada membro de uma amostra aleatória de alunos respondeu ou sim ou não a uma das seguintes questões.
Q1: Se algum colega seu estivesse deprimido, você o encaminharia ao serviço de atendimento psicológico?
Q2: Se você estivesse deprimido, procuraria o serviço de atendimento psicológico?
Um teste qui-quadrado foi executado para analisar os dados com o nível de significância de 0,05 e hipótese nula H1: pQ1 = pQ2, em que pQ1 e pQ2 são as proporções de alunos que responderam sim às questões Q1 e Q2 respectivamente na população.
Com base nessa situação hipotética, julgue os itens que se seguem.
Considere que, para a hipótese alternativa H1: pQ1 pQ2 , tenha sido obtido um valor p (ou nível descritivo ou probabilidade de significância) igual a 0,08. Nessa situação, se a hipótese alternativa for H1: pQ1 > pQ2, então a hipótese nula será rejeitada.Considerando A e B dois eventos aleatórios, com probabilidades P(A) = 0,4 e P(B) = 0,1, e o evento complementar Bc, julgue os itens seguintes, relativos a probabilidade condicional. Se A e B forem eventos independentes, então P(A|Bc) = P(A|B) = 0,4.
Considerando essa situação hipotética, julgue os itens subsequentes.
Espera-se que a probabilidade de não chegar casos novos em determinado dia seja superior a 0,6.{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...