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Para que um município possa participar de um projeto na área educacional, a média das notas dos estudantes de 5.ª série a 8.ª série das escolas públicas localizadas nesse município deverá ser igual ou superior a Como não foi possível coletar os dados de todos os estudantes, retirou-se uma amostra aleatória simples de 625 estudantes. Por um teste estatístico, não há evidências estatísticas contra a hipótese de que as notas dos estudantes seguem uma distribuição normal. A nota média observada na amostra foi igual a 6,5 e o desvio padrão amostral foi igual a 2,5. Considerando a situação hipotética apresentada no texto, julgue os itens que se seguem.
O teste de aderência baseada na estatística qui-quadrado é apropriado para avaliar a hipótese de que as notas dos estudantes seguem uma distribuição normal.
Com relação ao texto e considerando que a amostra de 100 dias seja aleatória simples, julgue os próximos itens.
Considere as hipóteses nula e alternativa, dadas respectivamente por H0: m = 25 e HA: m 25, em que m representa a média populacional. Pelo teste t, há fortes evidências para se rejeitar H0.
O custo mensal de manutenção C de um aparelho é uma variável aleatória normalmente distribuída com variância populacional igual a 900 (R$)2. Para testar a hipótese nula H0 : μ = R$ 175,00 contra a alternativa H1 : μ ≠ R$175,00 será usada uma amostra de 36 aparelhos (μ é a média da população). Fixando-se o nível de significância (α) em 5%, considerando a população de tamanho infinito e sabendo que na distribuição normal padrão (Z) a probabilidade P(Z > 2) = 2,5%, rejeita-se H0 caso a média da amostra seja
inferior a R$ 167,00.
superior a R$ 167,00 e inferior a R$ 187,00.
igual a R$ 184,00.
superior a R$ 115,00 e inferior a R$ 235,00.
inferior a R$ 165,00 ou superior a R$ 185,00.
Um grande fabricante de farinha em uma cidade alega que cada pacote produzido pela sua fábrica não contém menos que 1 kg de farinha. Uma amostra de 16 pacotes apresentou uma média de 0,9 kg e desvio padrão de 0,1 kg. Supondo que a quantidade de farinha em cada pacote tenha uma distribuição normal com média μ e variância desconhecida, deseja-se saber se o fabricante tem razão a um determinado nível de significância α. Seja H0 a hipótese nula do teste (μ = 1 kg), H1 a hipótese alternativa (μ < 1 kg) e tα < 0 o quantil da distribuição t de Student, no nível de significância α, para teste unicaudal com 15 graus de liberdade. Sabendo-se que pelo teste t de Student H0 foi rejeitada, então
tem-se que H0 seria rejeitada para qualquer nível de significância, pois 0,9 < 1.
para um nível de significância β, tal que β > α, H0 não seria rejeitada.
o valor da estatística obtido por meio da amostra para comparação com tα é igual a − 1.
o número de graus de liberdade, no caso, não interfere na obtenção de tα.
Um fabricante divulga que a característica principal de seu produto tem uma média de 1 000 unidades. Um pesquisador, duvidando desta afirmação, encontrou uma característica média de 935 e desvio-padrão amostral de 130 examinando uma amostra aleatória simples de tamanho 9 destes produtos. Calcule o valor mais próximo da estatística t para testar a hipótese nula de que a média da característica principal do produto é 1 000, admitindo que a característica tem uma distribuição normal.
-1,5.
-1,78.
-1,89.
-1,96.
-2,115.
A análise de variância de um modelo estatístico de regressão linear ordinária com uma variável dependente, um termo constante mais três variáveis como regressores, forneceu uma soma dos quadrados devido à regressão de 13 590 e uma soma dos quadrados dos resíduos de 6 795. Dado que foram usadas 14 observações, calcule o valor mais próximo da estatística F para o teste de hipótese da não-existência da regressão linear estudada.
2.
5.
6,67.
7.5.
10.
Considerando essas informações, acerca de probabilidade, inferência e amostragem, julgue os itens a seguir.
Sob a hipótese nula de que as distribuições das notas de ambas as turmas são normais e identicamente distribuídas, a estatística do teste t para a comparação dessas duas médias amostrais segue uma distribuição t de Student com 58 graus de liberdade.
Para que se possa realizar o teste e elaborar os gráficos mostrados é necessário que se conheça previamente o resultado correto esperado para a análise realizada.
A melhor estimativa para o tempo médio sob a hipótese de que o processo está sob controle, é um valor superior a 16 min e inferior a 18 min.
O P-valor do teste é superior a 2%.
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