Questões de Estatística da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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Instruções: Para resolver às questões de números 59 e 60, utilize dentre as informações dadas a seguir, as que julgar necessárias. Se Z tem distribuição normal padrão, então:

Sabe-se que, num município, impostos sobre imóveis , X, pagos por contribuintes, têm distribuição Normal com média μ e desvio padrão σ. Sabe-se que 30% dos impostos pagos são inferiores a R$ 1.200,00 e que 10% são superiores a R$ 3.000,00. O valor de μ e o valor do terceiro quartil da variável X, são dados, em reais, respectivamente, por

  • A.

    1.670 e 2.300

  • B.

    1.680 e 2.390

  • C.

    1.700 e 2.420

  • D.

    1.720 e 2.400

  • E.

    1.720 e 2.390

Instruções: Para resolver às questões de números 59 e 60, utilize dentre as informações dadas a seguir, as que julgar necessárias. Se Z tem distribuição normal padrão, então:

O custo de um produto é uma variável aleatória X com distribuição normal e sabe-se que este custo é a soma de três outros seguintes custos:

− custos fixos, que têm distribuição normal com média R$ 100,00 e desvio padrão R$ 20,00;

− custo da mão de obra, que tem distribuição normal com média R$ 500,00 e desvio padrão R$ 10,00;

− custo da matéria-prima, que é o dobro do custo da mão de obra.

Supondo que esses três custos sejam independentes, a probabilidade de X ser inferior a R$ 1.645,00 é

  • A.

    0,93

  • B.

    0,87

  • C.

    0,85

  • D.

    0,72

  • E.

    0,64

  • A.

    média 8 e variância 35.

  • B.

    média 7 e variância 31.

  • C.

    média 8 e desvio padrão 4.

  • D.

    média 7 e desvio padrão 4.

  • E.

    média 7 e variância 35.

Instruções: Para responder às questões de números 48 a 50 considere que uma empresa adotou o modelo Yi = α + βXi + εi, para prever o acréscimo da receita anual de vendas (com relação ao ano anterior) em função dos gastos com propagandas, com base em observações dos respectivos valores verificados nos últimos 10 anos.

Dados:

I. Yi é o acréscimo da receita anual de vendas, em milhares de reais, no ano i.

II. Xi é o gasto com propagandas, também em milhares de reais, no ano i.

III. εi é o erro aleatório com as respectivas hipóteses consideradas para o modelo de regressão linear simples. IV. α e β são parâmetros desconhecidos.

V. Nos últimos 10 anos, o somatório dos acréscimos da receita anual de vendas e dos gastos com propaganda foram iguais a 1.200 e 200, respectivamente (valores em milhares de reais).

VI. Utilizou-se o método dos mínimos quadrados para a obtenção das estimativas de α e β com a respectiva equação da reta apresentando um coeficiente angular igual a 2,5

A previsão do acréscimo da receita anual de vendas em um determinado ano, caso a empresa opte por não gastar com propagandas é, em milhares de reais,

  • A.

    70

  • B.

    80

  • C.

    90

  • D.

    100

  • E.

    120

Instruções: Para responder às questões de números 48 a 50 considere que uma empresa adotou o modelo Yi = α + βXi + εi, para prever o acréscimo da receita anual de vendas (com relação ao ano anterior) em função dos gastos com propagandas, com base em observações dos respectivos valores verificados nos últimos 10 anos.

Dados:

I. Yi é o acréscimo da receita anual de vendas, em milhares de reais, no ano i.

II. Xi é o gasto com propagandas, também em milhares de reais, no ano i.

III. εi é o erro aleatório com as respectivas hipóteses consideradas para o modelo de regressão linear simples. IV. α e β são parâmetros desconhecidos.

V. Nos últimos 10 anos, o somatório dos acréscimos da receita anual de vendas e dos gastos com propaganda foram iguais a 1.200 e 200, respectivamente (valores em milhares de reais).

VI. Utilizou-se o método dos mínimos quadrados para a obtenção das estimativas de α e β com a respectiva equação da reta apresentando um coeficiente angular igual a 2,5

Utilizando a equação da reta obtida pelo método dos mínimos quadrados, em um ano que se deseja um acréscimo na receita anual de vendas de R$ 150.000,00, o gasto com propagandas terá que ser de, em milhares de reais,

  • A.

    24

  • B.

    30

  • C.

    32

  • D.

    36

  • E.

    40

Instruções: Para responder às questões de números 48 a 50 considere que uma empresa adotou o modelo Yi = α + βXi + εi, para prever o acréscimo da receita anual de vendas (com relação ao ano anterior) em função dos gastos com propagandas, com base em observações dos respectivos valores verificados nos últimos 10 anos.

Dados:

I. Yi é o acréscimo da receita anual de vendas, em milhares de reais, no ano i.

II. Xi é o gasto com propagandas, também em milhares de reais, no ano i.

III. εi é o erro aleatório com as respectivas hipóteses consideradas para o modelo de regressão linear simples. IV. α e β são parâmetros desconhecidos.

V. Nos últimos 10 anos, o somatório dos acréscimos da receita anual de vendas e dos gastos com propaganda foram iguais a 1.200 e 200, respectivamente (valores em milhares de reais).

VI. Utilizou-se o método dos mínimos quadrados para a obtenção das estimativas de α e β com a respectiva equação da reta apresentando um coeficiente angular igual a 2,5

Seja Y = f(X), em que f(X) é a função linear obtida pelo método dos mínimos quadrados. A relação  é igual a 20% quando X for igual a, em milhares de reais,

  • A.

    50

  • B.

    40

  • C.

    36

  • D.

    32

  • E.

    28

Atenção: Para resolver às questões de números 40 a 42 considere as informações abaixo.

Considerando o quadro da análise de variância, obtém-se que o coeficiente de determinação (R2), definido como sendo o quociente da divisão da variação explicada devido à regressão pela variação total, é tal que

  • A.

    R2 < 93%.

  • B.

  • C.

  • D.

  • E.

Atenção: Para resolver às questões de números 40 a 42 considere as informações abaixo.

Para testar a existência da regressão, calcula-se o valor da estatística Fc (F calculado) para comparação com Ft tabelado (variável F de Snedecor com m graus de liberdade no numerador e n graus de liberdade no denominador). Os valores de (m + n), Fc e s2 (estimativa da variância σ2 do modelo teórico) são, respectivamente,

  • A.

    10, 94 e 0,4000.

  • B.

    9, 94 e 0,4000.

  • C.

    9, 96 e 0,4125.

  • D.

    8, 96 e 0,4125.

  • E.

    8, 98 e 0,5625.

Atenção: Para resolver às questões de números 40 a 42 considere as informações abaixo.

Considere que In (e) = 1, In (6,34) = 1,8 e In (12) = 2,5. Desejando-se calcular o valor da previsão do empreendimento em 2010, em função da equação obtida, tem-se que esta previsão é igual a

  • A.

    e4,30

  • B.

    e6,66

  • C.

    e8,90

  • D.

    e11,17

  • E.

    e13,44

Atenção: Para resolver às questões de números 38 e 39 considere o texto abaixo. Uma amostra com 80 pares de observações (Xi, Yi), i = 1, 2, 3, . . . , 80; sendo as somas das observações de Xi e Yi iguais a 560 e 2.400, respectivamente. Um estudo tinha como objetivo analisar a relação entre X e Y e adotou-se o modelo Yi = α + βXi + εi, em que i corresponde a i-ésima observação, α e β são parâmetros desconhecidos e εi o erro aleatório com as respectivas hipóteses consideradas para a regressão linear simples. Utilizou-se o método dos mínimos quadrados, com base na amostra, para o ajustamento do modelo obtendo-se para a estimativa de α o valor de 2.

Considerando a função linear obtida pelo método dos mínimos quadrados, tem-se que quando X varia de 1 unidade Y varia de

  • A.

    2,0 unidades.

  • B.

    2,5 unidades.

  • C.

    3,0 unidades.

  • D.

    3,5 unidades.

  • E.

    4,0 unidades.

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