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Com relação à teoria geral de amostragem, é correto afirmar que:
na amostragem aleatória simples, a seleção das unidades amostrais só pode ser realizada sem reposição.
a amostragem por conglomerados em geral é mais eficiente e menos econômica quando comparada com o método de amostragem aleatória simples.
na amostragem estratificada, os estratos da população não necessitam ser mutuamente exclusivos.
o aumento do tamanho da amostra tem como conseqüência o aumento do erro padrão das estimativas.
o viés ou vício de um estimador de um parâmetro é a diferença entre o seu valor esperado e o valor do parâmetro.
Para responder às questões de números 47 a 49, considere o enunciado a seguir.
A tabela de dupla entrada abaixo apresenta a distribuição conjunta das freqüências relativas a X e Y, onde:
X = preço, em reais, do produto X.
Y = preço em reais, do produto Y.
O coeficiente de variação populacional de X é:
Considere as informações referentes a uma população de tamanho N = 100, dividida em 3 estratos.
Uma variável aleatória X tem distribuição normal com média μ e desvio padrão σ2. Desejando-se fazer um teste de hipóteses para a média de X do tipo:
com base numa amostra de 100 observações, a região crítica apropriada ao teste, dada em termos da média amostral X , para que a probabilidade de se cometer erro do tipo I seja igual à de se cometer erro do tipo II, é dada por
As informações a seguir referem-se às questões de números 54 e 55.
Seja a variável aleatória bidimensional (X, Y), com função densidade de probabilidade conjunta dada por
f(x, y) = x + y, 0 < x < 1, 0 < y < 1
O valor esperado de X éUma urna contém bolas vermelhas e azuis. Para verificar a hipótese de iguais proporções dessas cores, extraem-se 10 dessas bolas, ao acaso e com reposição e observa-se o número de bolas vermelhas obtido. Decide-se aceitar a hipótese acima se este número estiver entre 3 e 7, incluindo o 3 e o 7. Se na amostra selecionada este número foi 9, o nível de significância e o nível descritivo do teste são dados, respectivamente, por:
Seja ρ o coeficiente de correlação linear entre duas variáveis aleatórias X e Y e r o coeficiente de correlação amostral, obtido de uma amostra aleatória simples (x1, y1), (x2, y2), ...(xn, yn), da distribuição de (X, Y). Desejando-se testar Ho: ρ = 0 versus Ha: ρ ≠ 0 uma estatística apropriada ao teste e sua distribuição de probabilidades sob Ho são dadas respectivamente por
t de Student com (n-1) graus de liberdade.
t de Student com (n-2) graus de liberdade.
distribuição normal com média zero e variância 1/(n-3).
t de Student com (n-2) graus de liberdade.
tem distribuição normal com média zero e variância 1/(n-2).
Um professor propôs a seus alunos que fizessem a leitura compartilhada do texto abaixo publicado num jornal da cidade de Lago Azul, para depois responderem a algumas perguntas.,
PREFEITURA PREOCUPADA COM AS
CRIANÇAS DO MUNICÍPIO DE LAGO AZUL
De acordo com o levantamento feito por sua equipe técnica, a prefeitura de Lago Azul localizou as famílias de baixa renda para poder ajudá-las. Os dados abaixo ajudaram nessa localização.
Uma das perguntas que o professor fez a seus alunos após a discussão do texto foi: Que parte do total de crianças que freqüentam as creches dessa prefeitura representam as meninas das famílias com renda mensal abaixo de 1 salário mínimo?
Ao desenvolver essa atividade, o professor enfatizou a importância
da observação da forma das barras do gráfico na publicação do jornal de Lago Azul.
da leitura e interpretação de textos que não os do livro didático.
do levantamento de dados pelos alunos e organização dos mesmos em tabelas.
do uso do computador em sala de aula, para a confecção de gráficos.
do desenvolvimento do raciocínio combinatório.
A leitura e interpretação de dados expressos em tabelas e gráficos e a compreensão do significado da média aritmética são ações que
favorecem a construção de figuras geométricas com régua e compasso.
propiciam aos alunos a elaboração de conclusões sobre os dados analisados.
não permitem aos alunos argumentarem sobre os dados obtidos numa pesquisa.
não permitem aos alunos destacarem os aspectos relevantes que caracterizam a amostra pesquisada.
permitem aos alunos construírem processos algorítmicos, para operar com números reais.
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