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Estatística - Variância / Variância Amostral / Variância Absoluta - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2007
Três métodos de ensino diferentes foram aplicados em três grupos distintos de 6 crianças respectivamente. Após o período de aprendizagem experimental foram aplicados testes, e as médias das notas foram utilizadas para avaliar se existe diferença entre os três métodos de ensino. O pesquisador utilizou a técnica de análise de variância para avaliar a diferença entre as médias dos 3 grupos de alunos. Sabendo que o valor da soma de quadrados entre os grupos foi 70, dentro dos grupos foi 1500 e que o valor crítico da distribuição F (com 5% de significância e 2 e 15 graus de liberdade) para este teste foi 3,68, o valor calculado da estatística F e a decisão do teste são
Estatística - Variância / Variância Amostral / Variância Absoluta - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2007
Em uma população de 100 elementos, com variância populacional 50, foram tomadas amostras casuais simples de tamanho 10. Nestas condições, as variâncias da média amostral na amostragem, com e sem reposição, são respectivamente
Em um estudo sobre as vendas dos produtos A, B e C os compradores foram divididos em três categorias de idade (adultos jovens, de 18 a 25 anos; meia idade, entre 36 e 55 anos e idosos, a partir de 56 anos) conforme a tabela a seguir:
O fabricante deseja ter um panorama destas vendas de modo a conseguir ver qualquer destes três produtos e perceber suas associações com os três grupos de idade. Uma técnica de análise multivariada apropriada para este problema é aregressão múltipla.
análise de correspondência.
regressão logística.
análise de variância multivariada.
análise de covariância multivariada.
Para responder às questões de números 53 a 56, considere as informações da tabela abaixo, que mostra a distribuição de freqüências dos salários mensais dos 50 empregados da Companhia Rancharia.
Considere a fórmula de Czuber abaixo.
em que:
Mo = moda
L = limite inferior da classe modal
d1 = diferença entre a freqüência da classe modal e a imediatamente anterior
d2 = diferença entre a freqüência da classe modal e a imediatamente posterior
h = amplitude do intervalo de classe modal
Desprezando os centavos, o valor da moda dessa distribuição éO histograma de freqüências absolutas a seguir demonstra a distribuição dos salários dos empregados de uma empresa em dezembro de 2006:
Sabendo-se que todos os intervalos de classe referentes a este histograma são fechados à esquerda e abertos à direita, calculou-se a média aritmética dos salários dos empregados, considerando que todos os valores incluídos num certo intervalo de classe são coincidentes com o ponto médio deste intervalo. A moda de Pearson é igual a
Para responder às questões de números 21 e 22, considere as informações da tabela abaixo, que mostra a distribuição de freqüência dos salários mensais dos 200 empregados da Companhia XYZ.
Com relação a essa distribuição, é correto afirmar que
a média aritmética dos salários é inferior a R$ 700,00.
10% dos empregados ganham acima de R$ 1.100,00.
mais de 50% dos empregados ganham acima de R$ 900,00.
20% dos empregados ganham abaixo de R$ 500,00.
35% dos empregados ganham menos de R$ 700,00.
Para responder às questões de números 59 e 60, considere o enunciado a seguir.
O modelo ARIMA(0,0,1) é dado por Xt = θ0 + at − θat−1 , onde t a é o ruído branco de média zero e variância σ2 , e θ0 é uma constante.
Pode-se afirmar corretamente que
Suponha que uma série temporal sofra uma intervenção. Na sua manifestação essa intervenção pode ser de dois tipos:
abrupta ou residual.
estacionária ou temporária.
integrada ou permanente.
estacionária ou não estacionária.
linear ou quadrática.
O número de unidades vendidas de um produto por uma empresa apresentou, por meio de um estudo realizado, uma tendência linear de crescimento ao longo do tempo com sazonalidade. A equação da reta de tendência obtida foi Yt = 10 + 50t, em que Yt é o número de unidades vendidas em t, que representa o trimestre correspondente das vendas (t = 1 corresponde ao primeiro trimestre de 2001, t = 2 corresponde ao segundo trimestre de 2001, e assim sucessivamente). Verificando que os movimentos apresentados estavam associados ao nível de tendência, a empresa optou por utilizar o modelo multiplicativo para apurar sua previsão de vendas, usando os fatores sazonais abaixo:
A previsão de vendas, em unidades, para o segundo trimestre de 2007 é
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