Lista completa de Questões de Estatística da Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Estatística - Variância / Variância Amostral / Variância Absoluta - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2006
Suponha que na estimação de um parâmetro unidimensional você esteja pensando em usar um certo estimador T; você percebe que esse estimador é não viesado para e que sua variância coincide com o limite inferior de Cramér-Rao. Nesse caso, avalie as seguintes afirmativas acerca desse estimador T:
I – Nenhum outro estimador de tem variância menor que a de T.
II – T é um estimador não viesado de variância uniformemente mínima para .
III – A densidade populacional parametrizada por pertence à classe exponencial.
A(s) afirmativa(s) correta(s) é/são somente:
Para testar H0: p = 0,5 versus H1: p = 0,8, em que p representa uma proporção populacional de "sucessos", será usada uma amostra aleatória simples de tamanho 4 e o critério de decisão que rejeita H0 se forem observados quatro "sucessos" na amostra. As probabilidades de erro tipo I e tipo II valem respectivamente:
Suponha que amostras aleatórias simples independentes de tamanhos n1, n2, ..., nk sejam extraídas de k (k 2) populações contínuas com o objetivo de testar a hipótese nula de que não há diferenças nos tratamentos, de modo que podemos supor que todas as observações provêm de uma mesma população, contra a hipótese alternativa de que há diferenças na locação dos tratamentos aplicados, ou seja, estamos no contexto da análise da variância de um critério.
Em relação ao teste de Kruskal-Wallis, avalie as afirmativas a seguir: I - O teste é adequado para situações em que a suposição de normalidade típica da análise de variância não pode ser feita. II - Para executar o teste, inicialmente as N (N = n1+ n2 ... nk) observações são dispostas como se compusessem uma única amostra e os respectivos postos são determinados. Em seguida são calculadas as somas Ri dos postos das observações de cada amostra i, i= 1, ..., k. III - A estatística de teste é IV %u2013 Assintoticamente, H tem distribuição qui-quadrado com k %u2013 2 graus de liberdade quando a hipótese nula é verdadeira. Estão corretas somente as afirmativas:Estatística - Desvio Padrão / Desvio Padrão Amostral - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2006
Entre os grupos de dados a seguir, o que apresenta maior desvio-padrão é:
7, 9, 10, 11, 13;
8, 8, 10, 12, 12;
8, 9, 10, 11, 12;
9, 9, 10, 11, 11;
9, 10, 10, 10, 11.
Para calcular a média aritmética de N números, somamos os N números e dividimos o resultado obtido por N. Por exemplo, a média aritmética entre 5, 8 e 11 é igual a 5 + 8 + 11 divididos por 3, ou seja, é igual a 8.
Narciso é informado de que a média aritmética das idades de quatro pessoas é igual a 27 e também de que as idades de três dessas pessoas são 20, 32 e 31. Nesse caso, Narciso conclui, corretamente, que a idade da quarta pessoa é:
22;
23;
24;
25;
26.
Na amostragem por conglomerados, pode-se afirmar que:
seleciona-se sequencialmente cada unidade amostral com igual probabilidade, de tal forma que cada amostra tenha a mesma chance de ser escolhida;
a população é dividida em subgrupos disjuntos (estratos) e a amostragem aleatória simples é usada na seleção de uma amostra de cada estrato;
a população é dividida em sub-populações disjuntas e, numa primeira etapa, algumas subpopulações são selecionadas usando-se amostragem aleatória simples e, numa segunda etapa, uma amostra de unidades é selecionada de cada sub-população selecionada na primeira etapa;
a população é dividida em sub-populações disjuntas, e selecionam-se algumas sub-populações usando-se amostragem aleatória simples; depois todos os elementos nas sub-populações selecionadas são observados;
existe uma listagem das unidades populacionais e, para cada c inteiro fixado sorteia-se ao acaso um indivíduo entre as posições 1,2,...,c da listagem; depois observa-se metodicamente, indivíduos igualmente espaçados na listagem.
De uma população com 2501 elementos será extraída uma amostra aleatória simples de tamanho 501 com o objetivo de estimar a média da população. Se é a média amostral por amostragem com reposição e é a média amostral por amostragem sem reposição, a razão
O quadro a seguir fornece os tamanhos e os desvios padrões da variável Y dentro de 3 estratos nos quais uma população foi dividida.
Em uma amostragem estratificada de 15% da população, os tamanhos amostrais correspondentes aos estratos 1, 2 e 3, segundo a repartição ótima (com custos iguais por unidade de observação), são, respectivamente:Dado um conjunto de pontos (x1 , y1), (x2 , y2),...,(xn , yn), observações de duas variáveis aleatórias contínuas X e Y, a regressão linear de Y em X é obtida ajustando-se uma reta y* = a* + b*x ao conjunto de pontos. Se y*i é o valor obtido na reta ajustada correspondente à observação xi, i = 1, 2,..,n, a reta de regressão será aquela tal que os coeficientes a* e b* são calculados de modo a:
maximizar, em relação a a e b,
minimizar, em relação a a e b,
minimizar, em relação a a e b,
maximizar
maximizar, em relação a a e b,
Agenor está fazendo um curso de especialização. O curso é dividido em módulos e cada módulo tem um certo número de créditos, dependendo da importância do módulo. O coeficiente de rendimento do aluno é a média ponderada das notas por ele obtidas nos respectivos módulos, tendo como pesos os créditos correspondentes. A tabela a seguir apresenta as notas obtidas por Agenor e o número de créditos de cada módulo:
O coeficiente de rendimento de Agenor no curso é igual a:
6,4;
6,8,
7,0;
7,2;
7,6.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...