Lista completa de Questões de Estatística da Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Uma pesquisa para avaliar a dependência entre sexo e presença de um certo fator resultou na seguinte tabela de contingências:
O coeficiente de contingência de Pearson associado a esses dados é aproximadamente igual a:
As notas de cinco alunos em português (X) e em matemática (Y) foram observadas e os seguintes resultados foram obtidos:
O coeficiente de correlação entre essas notas é aproximadamente igual a:
Os dados a seguir são pares conjugados de pesos (em kg) de indivíduos, obtidos antes ( X ) e depois ( Y ) da aplicação de um certo tratamento:
A estatística de teste dos postos com sinal de Wilcoxon para esses dados, associada às diferenças Y – X, é igual a:Sorteiam-se ao acaso e sem reposição dois cartões de uma urna contendo cartões numerados de 1 a 5. Sejam as variáveis aleatórias X1 , o primeiro número sorteado e X 2 , o segundo número sorteado, pode-se afirmar que as variáveis aleatórias X1 e X 2 são:
identicamente distribuídas, mas não independentes;
independentes, mas não identicamente distribuídas;
não correlacionadas e identicamente distribuídas;
independentes e identicamente distribuídas;
nem independentes, nem identicamente distribuídas.
Seja X uma variável aleatória cuja função geratriz de momentos é dada por
O valor de é:
Se X1, X2,..., Xn representa uma amostra aleatória simples de uma variável aleatória X normalmente distribuída com média µ e desvio padrão desconhecidos, então o estimador de máxima verossimilhança de E[ X2 ] é dado por:
Estatística - Estimação e Intervalo de Confiança - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2006
Seja X1, X2, ... Xn uma amostra aleatória simples de uma distribuição com parâmetro unidimensional. Em relação ao método de estimação de por máxima verossimilhança é INCORRETO afirmar que:
a função de verossimilhança L() é dada por L( ; x1,...,xn) = ;
em muitos casos, o estimador de máxima verossimilhança é dado pela solução de
como a função logarítmica é monótona crescente, o ponto do espaço paramétrico que faz com que L() seja máxima coincide com o ponto que faz com que logL() seja máxima, de modo que também é possível encontrar o estimador de máxima verossimilhança de pela solução de
se T é o valor de no espaço paramétrico que é a solução de , então eT é o estimador de máxima verossimilhança de .
Estatística - Estimação e Intervalo de Confiança - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2006
Uma amostra aleatória simples de tamanho 256 de uma distribuição normal foi observada e revelou os seguintes valores para as estatísticas suficientes:
Um intervalo de 95% de confiança para a média populacional será dado aproximadamente por:Estatística - Estimação e Intervalo de Confiança - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2006
Para testar, ao nível de significância de 5%, H0: µ 20 versus H1: µ > 20, onde µ representa a média de uma distribuição normal com variância 25, uma amostra aleatória de tamanho 100 será observada. A região crítica resultante será:
Estatística - Estimação e Intervalo de Confiança - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2006
Considere o modelo linear dado por com , independentes, , não-aleatório. O estimador de máxima-verossimilhança de é:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...