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Estatística - Variância / Variância Amostral / Variância Absoluta - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2006
A variância de um amostra x1, x2,..., xn de n números pode ser definida como
onde x representa a média amostral (média aritmética) do conjunto.Nesse caso, a variância da amostra: 1, 3, 4, 6, 1 é igual a:
2,4;
3,8;
4,5;
5,2;
5,9.
A tabela a seguir mostra a distribuição percentual dos habitantes de um lugarejo de acordo com o local de nascimento.
Assinale o gráfico que melhor representa esses dados:
A tabela de freqüências relativas a seguir apresenta os salários, em reais, dos trabalhadores de um certo empreendimento:
O terceiro quartil desses salários, em reais, é melhor indicado por:
As alturas de cinqüenta indivíduos foram medidas e resultaram no seguinte ramo-e-folhas:
A mediana dessas alturas, em metros, é igual a:
No ajuste de um modelo de regressão linear simples com independentes, i = 1,2,..., n , o gráfico de resíduos versus os valores ajustados de Y a seguir foi obtido:
Tal resultado revela:violação da hipótese de variância constante dos erros;
Considere o modelo de regressão linear simples com independentes. Sejam , os resíduos do modelo, em que os yi são os valores ajustados pelo método de mínimos quadrados. Analise as afirmativas a seguir:
I – Os resíduos são independentemente distribuídos.
II – Os resíduos são identicamente distribuídos.
III – A soma de quadrados dos resíduos pode ser calculada por , em que
A(s) afirmativa(s) correta(s) é/são somente:
O enunciado a seguir vale para as questões 96 e 97.
Em um estudo sobre o efeito de uma campanha de publicidade (X - medida em milhares de reais investidos) nas vendas de um produto (Y - em 1000 unidades vendidas), ajustou-se um modelo de regressão linear simples obtendo-se:
Um intervalo de 95% de confiança para o coeficiente de publicidade é dado por:
O enunciado a seguir vale para as questões 96 e 97.
Em um estudo sobre o efeito de uma campanha de publicidade (X - medida em milhares de reais investidos) nas vendas de um produto (Y - em 1000 unidades vendidas), ajustou-se um modelo de regressão linear simples obtendo-se:
Um intervalo de 90% de confiança para a predição de uma nova observação de vendas, quando são investidos R$ 13.000,00 em publicidade, é dado, aproximadamente, por:
Estatística - Variância / Variância Amostral / Variância Absoluta - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2006
As notas de dez alunos num exame estão dadas a seguir:
2 5 8 3 6 5 8 7 6 10
O desvio médio e a variância dessas notas podem ser expressos, respectivamente, por:
Estatística - Variância / Variância Amostral / Variância Absoluta - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2006
ATENÇÃO: O enunciado a seguir vale para as questões 74 e 75.
O valor de que maximiza a variância no modelo descrito pela função de densidade f(x) é:{TITLE}
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