Lista completa de Questões sobre Ética Profissional para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Para garantir um bom clima de trabalho e o bemestar do grupo como um todo e do seu próprio sucesso pessoal e profissional, o funcionário público precisa considerar que:
A existência de "grupinhos" ou "panelinhas" entre os funcionários da repartição é considerada uma excelente solução para resolver problemas de relações humanas.
O estabelecimento do bom relacionamento humano no trabalho depende não só do seu próprio empenho e motivação, mas também do esforço das demais pessoas pertencentes à repartição.
O estabelecimento de um bom relacionamento humano no trabalho depende de treinamento, que deve ser proporcionado pela repartição.
Somente no ambiente de trabalho a pessoa consegue buscar a motivação suficiente para o estabelecimento de boas relações humanas.
A respeito da legislação de serviço social e da ética profissional, julgue os itens seguintes.
O magistério de serviço social é atribuição privativa do assistente social somente quando referir-se ao nível de graduação.
Ética pode ser entendida como os valores e crenças que fazem parte de determinado grupo social, (cultural e profissional). Estas crenças são um guia para os membros do grupo, quando se diferencia o certo do errado. Com relação à ética e à legislação profissional, assinale a opção correta.
O termo deontologia está relacionado à ciência que estuda os comportamentos de indivíduos que não obedecem aos códigos de ética e moral de determinada sociedade.
O respeito à dignidade, o sigilo e a leal concorrência são princípios do código de ética profissional do terapeuta ocupacional.
O termo altruísmo refere-se ao ato ou atitude de fazer o bem, que deve pautar as relações profissionais dos terapeutas ocupacionais com seus pacientes.
A fixação da jornada máxima de trabalho para os profissionais terapeutas ocupacionais é instituída pelas associações de terapia ocupacional de cada estado brasileiro.
O simples fato de a sonegação fiscal implicar um dilema ético leva ao resultado de ser ela também uma conduta vedada pela lei, já que as normas jurídicas devem estar sempre voltadas ao bem comum.
Com relação à ética e legislação profissional, julgue os próximos itens.
Apesar de moral e ética distinguirem-se uma da outra, a ética constitui-se na resposta consciente do grupo profissional, relativo à moral profissional.
Sobre a ética empresarial, são feitas as seguintes afirmações:
I. A ética prescreve que uma empresa só pode ofertar produtos ou serviços que possam entregar ao consumidor com qualidade.
II. Não há uma estreita ligação entre o movimento ambiental e a ética empresarial.
Sobre as duas afirmações, assinale o correto.
Segundo o Código de Ética Odontológica, é considerado dever fundamental do profissional:
1) exercer a profissão mantendo comportamento digno.
2) zelar pela saúde do paciente, bem como guardar segredo profissional.
3) manter atualizados os conhecimentos necessários para o exercício profissional.
4) priorizar, no desempenho de suas funções, o atendimento aos pacientes de melhor poder aquisitivo.
5) resguardar a privacidade do paciente durante o atendimento odontológico.
Estão corretas:
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 24, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
Lidar com reclamações é uma importante habilidade de relações públicas ou no atendimento ao público. Márcia foi designada para atendimento ao público na Biblioteca e recebe um usuário bastante zangado, porque pela terceira vez retorna para resolver um problema e ser atendido. Chega ao balcão alterado, falando alto e em tom agressivo. Neste caso, Márcia deve:
agir defensivamente, simplesmente reagindo às reclamações, procurando eliminar o confronto direto através de comportamento evasivo.
expressar uma consideração sincera sobre o problema e a situação do usuário, identificando claramente o problema e o que o tem agravado.
agir formalmente, mas tentando reduzir a importância da reclamação ou interrompendo sua explanação, de modo a agilizar a solução.
deixá-lo entender que sua reclamação está sendo ouvida, deixá-lo confiante que seu problema será resolvido é uma forma de acalmá-lo, mesmo que ao final lhe apresente uma desculpa qualquer por não ter uma solução.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 24, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
Um dos fatores essenciais em relações humanas no trabalho é a comunicação e, sobre este processo, é correto afirmar:
1- A comunicação bem sucedida depende de uma combinação de conhecimento do que dizer e conhecimento sobre como dizer.
2- Em termos de comunicação interpessoal, compreender significa concordar passivamente com as mensagens transmitidas por quem fala ou escreve.
3- A qualidade da comunicação face a face e a quantidade de informações corretas transmitidas aos empregados contribuem para a eficiência geral dos membros da organização, quando estes trabalham em conjunto, para a realização das metas comuns a todos.
4- Em comunicação, uma mensagem deve ser coerente. A coerência reduz a possibilidade de que uma mensagem seja entendida.
O correto está somente em:
Considerando que as condutas dos profissionais de enfermagem devem ser amparadas no seu código de ética, julgue os itens a seguir.
Um profissional viola os princípios da ética quando, durante a realização de um banho em um paciente no leito, não se preocupa com a privacidade e a intimidade desse paciente, deixando-o exposto.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...