Questões sobre Ética Profissional

Lista completa de Questões sobre Ética Profissional para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Para garantir um bom clima de trabalho e o bemestar do grupo como um todo e do seu próprio sucesso pessoal e profissional, o funcionário público precisa considerar que:

  • A.

    A existência de "grupinhos" ou "panelinhas" entre os funcionários da repartição é considerada uma excelente solução para resolver problemas de relações humanas.

  • B.

    O estabelecimento do bom relacionamento humano no trabalho depende não só do seu próprio empenho e motivação, mas também do esforço das demais pessoas pertencentes à repartição.

  • C.

    O estabelecimento de um bom relacionamento humano no trabalho depende de treinamento, que deve ser proporcionado pela repartição.

  • D.

    Somente no ambiente de trabalho a pessoa consegue buscar a motivação suficiente para o estabelecimento de boas relações humanas.

A respeito da legislação de serviço social e da ética profissional, julgue os itens seguintes.

O magistério de serviço social é atribuição privativa do assistente social somente quando referir-se ao nível de graduação.

  • C. Certo
  • E. Errado

Ética pode ser entendida como os valores e crenças que fazem parte de determinado grupo social, (cultural e profissional). Estas crenças são um guia para os membros do grupo, quando se diferencia o certo do errado. Com relação à ética e à legislação profissional, assinale a opção correta.

  • A.

    O termo deontologia está relacionado à ciência que estuda os comportamentos de indivíduos que não obedecem aos códigos de ética e moral de determinada sociedade.

  • B.

    O respeito à dignidade, o sigilo e a leal concorrência são princípios do código de ética profissional do terapeuta ocupacional.

  • C.

    O termo altruísmo refere-se ao ato ou atitude de fazer o bem, que deve pautar as relações profissionais dos terapeutas ocupacionais com seus pacientes.

  • D.

    A fixação da jornada máxima de trabalho para os profissionais terapeutas ocupacionais é instituída pelas associações de terapia ocupacional de cada estado brasileiro.

O simples fato de a sonegação fiscal implicar um dilema ético leva ao resultado de ser ela também uma conduta vedada pela lei, já que as normas jurídicas devem estar sempre voltadas ao bem comum.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação à ética e legislação profissional, julgue os próximos itens.

Apesar de moral e ética distinguirem-se uma da outra, a ética constitui-se na resposta consciente do grupo profissional, relativo à moral profissional.

  • C. Certo
  • E. Errado

Sobre a ética empresarial, são feitas as seguintes afirmações:

I. A ética prescreve que uma empresa só pode ofertar produtos ou serviços que possam entregar ao consumidor com qualidade.

II. Não há uma estreita ligação entre o movimento ambiental e a ética empresarial.

Sobre as duas afirmações, assinale o correto.

  • A. As duas são verdadeiras.
  • B. As duas são falsas
  • C. A I é verdadeira e a II é falsa.
  • D. A I é falsa e a II é verdadeira.

Segundo o Código de Ética Odontológica, é considerado dever fundamental do profissional:

1) exercer a profissão mantendo comportamento digno.

2) zelar pela saúde do paciente, bem como guardar segredo profissional.

3) manter atualizados os conhecimentos necessários para o exercício profissional.

4) priorizar, no desempenho de suas funções, o atendimento aos pacientes de melhor poder aquisitivo.

5) resguardar a privacidade do paciente durante o atendimento odontológico.

Estão corretas:

  • A. 1, 2 e 3 apenas
  • B. 1, 2, 3 e 5 apenas
  • C. 2, 3 e 4 apenas
  • D. 2, 3 e 5 apenas
  • E. 1, 2, 3, 4 e 5

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 24, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Lidar com reclamações é uma importante habilidade de relações públicas ou no atendimento ao público. Márcia foi designada para atendimento ao público na Biblioteca e recebe um usuário bastante zangado, porque pela terceira vez retorna para resolver um problema e ser atendido. Chega ao balcão alterado, falando alto e em tom agressivo. Neste caso, Márcia deve:

  • A.

    agir defensivamente, simplesmente reagindo às reclamações, procurando eliminar o confronto direto através de comportamento evasivo.

  • B.

    expressar uma consideração sincera sobre o problema e a situação do usuário, identificando claramente o problema e o que o tem agravado.

  • C.

    agir formalmente, mas tentando reduzir a importância da reclamação ou interrompendo sua explanação, de modo a agilizar a solução.

  • D.

    deixá-lo entender que sua reclamação está sendo ouvida, deixá-lo confiante que seu problema será resolvido é uma forma de acalmá-lo, mesmo que ao final lhe apresente uma desculpa qualquer por não ter uma solução.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 24, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Um dos fatores essenciais em relações humanas no trabalho é a comunicação e, sobre este processo, é correto afirmar:

1- A comunicação bem sucedida depende de uma combinação de conhecimento do que dizer e conhecimento sobre como dizer.

2- Em termos de comunicação interpessoal, compreender significa concordar passivamente com as mensagens transmitidas por quem fala ou escreve.

3- A qualidade da comunicação face a face e a quantidade de informações corretas transmitidas aos empregados contribuem para a eficiência geral dos membros da organização, quando estes trabalham em conjunto, para a realização das metas comuns a todos.

4- Em comunicação, uma mensagem deve ser coerente. A coerência reduz a possibilidade de que uma mensagem seja entendida.

O correto está somente em:

  • A. 1, 2 e 4.
  • B. 1 e 3.
  • C. 2 e 3.
  • D. 1 e 4.

Considerando que as condutas dos profissionais de enfermagem devem ser amparadas no seu código de ética, julgue os itens a seguir.

Um profissional viola os princípios da ética quando, durante a realização de um banho em um paciente no leito, não se preocupa com a privacidade e a intimidade desse paciente, deixando-o exposto.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

Contato

contato@provaseconcursos.com.br

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...