Lista completa de Questões de Farmácia do ano 2004 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O serviço de Farmácia recebeu uma prescrição contendo penicilina cristalina 800.000 UI, pela via endovenosa, de 8 em 8 horas, para o recém nascido de MFR. O Serviço de Farmácia possui frascos contendo 10.000.000 UI que é reconstituído com 8,5 ml de água para injeção. Sabendo que há expansão de volume de 1,5 ml, e que a estabilidade desta penicilina é de 48 horas, este serviço dispensaria este frasco para quantas doses e qual seria o volume correspondente à dose prescrita, respectivamente:
6 doses e 0,8 ml.
6 doses e 8,0 ml.
3 doses e 0,8 ml.
3 doses e 8,0 ml.
Com relação à prescrição abaixo,
1) Levofloxacino 0,5 g EV de 12/12 horas
2) Luftal 40 gotas via oral de 6/6 horas 3) Lisador 40 gotas via oral de 6/6 horas
4) Ciprofloxacino 0,5 g EV de 12/12 horas
É correto afirmar:
Estão prescritos dois antimicrobianos, com espectro semelhante, portanto, prescritos irracionalmente.
Pela posologia prescrita, pertence a um recém nascido.
Estão prescritos dois antimicrobianos, com espectros totalmente diferentes, portanto, uso racional de medicamentos.
A dimeticona pode ser administrada somente por via intramuscular.
A nutrição parenteral (NP) é, geralmente, constituída por macro e micronutrientes. A NP consiste na administração total ou parcial, por via intravenosa, dos nutrientes necessários à sobrevivência do paciente. São exemplos destes elementos, macro e micronutrientes, respectivamente:
Solução glicosada, sulfato de magnésio.
Solução glicosada e solução de intralípedes.
Iodeto, solução glicosada.
Solução intralípedes, solução de aminoácidos.
A Nutrição Parenteral (NP) difere de outras terapêuticas intravasculares por diversos aspectos. Ainda, possui características próprias, exceto:
Os cateteres de NP usualmente permanecem inseridos por períodos maiores que os demais cateteres.
As soluções de NP favorecem o crescimento de microorganismos, principalmente Gram (+) e micobactérias.
A presença de doença de base aumenta o risco de aquisição de infecção hospitalar.
Os microorganismos mais comumente isolados dos cateteres são os estafilococos coagulase negativa e S. aureus.
Os medicamentos que apresentam índice terapêutico reduzido e que, portanto, necessitam de monitorização das concentrações sangüíneas, podem ser exemplificados com que fármacos:
Lítio, digoxina, teofilina.
Ceftriaxona, amoxicilina, teofilina.
Lítio, ampicilina, cefepime.
Ciprofloxacino, ceftriaxona, teofilina.
Pacientes portadores de hipertensão fazem acompanhamento ambulatorial, cujos medicamentos comumente prescritos são: furosemida, propranolol, captopril. A que classe terapêutica, ou mecanismo de ação, estes medicamentos fazem parte, respectivamente:
Agonista beta2 adrenérgico, inibidor da fosfolipase A2, antagonista de receptores muscarínicos.
Diurético, agonista beta2 adrenérgico, antagonista de receptores muscarínico.
Diurético, bloqueador dos receptores beta adrenérgicos, inibidor da enzima conversora de angiotensina.
Antagonista de receptores muscarínicos, inibidor da fosfolipase A2, agonista beta2 adrenérgico.
Para se realizar o monitoramento terapêutico de um determinado medicamento, o fármaco deve possuir algumas características. São exemplos destas características, exceto:
Ter um elevado índice terapêutico.
Ter cinética complexa.
O efeito do fármaco não pode ser quantificado clinicamente.
Grande variação na relação dose versus resposta.
A farmacêutica, Dra. LCJ, foi convidada para dar uma palestra em seu hospital, pois, uma das funções do farmacêutico, em um hospital, é a educação continuada em sua instituição. O tema da apresentação foi "Diuréticos tiazídicos". Assim, em suas transparências para ministrar a aula, não continha qual frase:
A natureza dos anéis heterocíclicos e a substituição nestes anéis podem variar, mas todos apresentam um grupo sulfonamida substituído.
Alguns membros desse grupo conservam uma atividade inibitória da anidrase carbônica significativa, porém este efeito não está relacionado ao modo primário de ação.
Todos os tiazídicos são absorvidos quando administrados por via oral, entretanto existem diferenças no metabolismo.
Os tiazídicos inibem a reabsorção de cloreto de sódio do lado luminal das células epiteliais no túbulo contorcido distal.
O ácido peracético é um desinfetante químico que pode corroer cobre, bronze, aço, ferro galvanizado, porém estes efeitos podem ser contornados por meio de aditivos e alteração do pH. O farmacêutico CJL, que agora também faz parte da CCIH de seu hospital, levou estas informações e uma enfermeira desta comissão que questionou ao farmacêutico sobre o mecanismo de ação deste ácido e ele respondeu:
O ácido peracético promove a desnaturação de proteínas, alteração da parede celular, oxidação de ligações sulfidrilas e sulfúricas de proteínas.
O ácido peracético promove a produção de radicais livres de hidroxil, os quais atacam os lipídeos de membranas, o DNA e outros componentes celulares.
O ácido peracético promove a alquilação de grupos sulfidrilas e amino de proteínas e do anel contendo nitrogênio das bases purínicas.
O ácido peracético promove a inativação de enzimas produtoras de energia, desnaturação de proteínas celulares essenciais e metilação de polipetídeos.
Ainda com relação ao ácido peracético, as formulações comerciais são associadas com o peróxido de hidrogênio que tem como mecanismo de ação:
A produção de radicais livres de hidroxil, os quais atacam os lipídeos de membranas, o DNA e outros componentes celulares.
A desnaturação de proteínas, alteração da parede celular, oxidação de ligações sulfidrilas e sulfúricas de proteínas.
A alquilação de grupos sulfidrilas e amino de proteínas e do anel contendo nitrogênio das bases purínicas.
A inativação de enzimas produtoras de energia, desnaturação de proteínas celulares essenciais e metilação de polipetídeos.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...