Lista completa de Questões de Farmácia do ano 2006 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Analise as afirmativas que se seguem sobre atenção farmacêutica:
I - A atenção farmacêutica não se limita somente ao âmbito hospitalar, mas se estende também a pacientes ambulatoriais.
II - A filosofia da atenção farmacêutica corresponde a uma troca mutuamente benéfica, na qual o paciente confere autoridade ao farmacêutico e este, por sua vez, oferece ao paciente conhecimento e comprometimento com a melhora da sua qualidade de vida.
III - A atenção farmacêutica envolve a participação do profissional nas decisões sobre o tratamento medicamentoso.
IV - Na atenção farmacêutica, a responsabilidade do profissional, com relação ao tratamento do paciente, se limita à correta dispensação do medicamento.
V - A atenção farmacêutica é elemento essencial aos serviços de saúde e deve ser independente das outras partes do sistema e dos demais profissionais.
Das afirmativas acima, são corretas somente:
I, II e IV
I, III e IV
II, III, IV e V
I, II e III
Assinale a opção verdadeira sobre atenção farmacêutica e os problemas com medicamentos.
Os erros de medicação podem ocorrer na prescrição dos medicamentos, nas transcrições das ordens médicas, na formulação do produto e na sua dispensação.
Um dos erros de medicação que ocorre com menor freqüência está relacionado com a dosagem e freqüência de administração do medicamento.
Os antibióticos, por serem largamente utilizados em hospitais, apresentam um menor potencial para ocorrência de erros de medicação
A incidência de erros em tratamento com medicamentos para pacientes é relativamente baixa.
Marque a alternativa verdadeira sobre Atenção Farmacêutica.
O processo da Atenção Farmacêutica, em nível de ambulatório é realizado pelo farmacêutico sem a participação da equipe multidisciplinar
Na Atenção Farmacêutica, ao se elaborar um plano terapêutico, o paciente nunca deve ser consultado.
Na Atenção Farmacêutica, avaliar as informações obtidas dos pacientes e traçar plano terapêutico com outros profissionais da equipe, não é tarefa do farmacêutico.
O profissional farmacêutico que vai iniciar um programa de Atenção Farmacêutica deve estabelecer quais as atividades a serem desenvolvidas, as informações a serem solicitadas e de que forma isso será documentado.
Farmácia - Assistência Farmacêutica. - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2006
De acordo com as diretrizes da Política Nacional de Medicamentos,
os gestores estaduais e municipais são responsáveis pelas questões relativas ao registro de medicamentos bem como à restrição de produtos inadequados ao uso.
as ações de vigilância sanitária deverão ser, pouco a pouco, centralizadas e a responsabilidade transferida à esfera federal.
o modelo de assistência farmacêutica deverá ser reorientado, de modo que não se restrinja à aquisição e à distribuição de medicamentos, mas fundamentada na promoção do uso racional de medicamentos e na otimização do sistema de distribuição.
a descentralização deverá se iniciar por medicamentos contra doenças que configuram problemas de saúde pública ou que põem em risco a coletividade.
Farmácia - Assistência Farmacêutica. - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2006
Assinale o conceito correto.
Insumo farmacêutico é qualquer produto usado para embalar um medicamento.
Medicamentos para a atenção básica são produtos necessários à prestação do elenco de ações e procedimentos compreendidos na atenção básica de saúde.
Medicamentos genéricos são os comercializados sem nome de marca, mesmo na vigência da patente.
Medicamentos essenciais são os produtos farmacêuticos com finalidade profilática, curativa, paliativa ou para fins diagnóstico.
Medicamentos de venda livre são aqueles que não estão listados na RENAME.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
Você recebe uma requisição de exame de urina para verificar uma suspeita de infecção urinária. Qual a melhor maneira de orientar o paciente para coleta da amostra de urina?
Coletar o primeiro jato da primeira urina da manhã, para que todos os patógenos, presentes na uretra e na bexiga, sejam coletados.
Colher urina durante um período de 24h, com o objetivo de analisar qualquer agente infeccioso presente no trato urinário.
Coletar o jato médio da primeira urina da manhã, após uma higienização bem feita da região peri-uretral, para que a amostra não seja contaminada com microorganismos que podem estar presentes na uretra.
Colher as duas primeiras urinas da manhã, pelas quais é eliminada a maioColher as duas primeiras urinas da manhã, pelas quais é eliminada a maior parte dos agentes infectantes em uma infecção urinária.
Farmácia - Assistência Farmacêutica. - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Em relação ao termo dispensação, analise as seguintes afirmativas:
1. Dispensação é o ato profissional farmacêutico de proporcionar um ou mais medicamentos a um paciente, geralmente como resposta a apresentação de uma receita elaborada por um profissional autorizado.
2. No ato da dispensação, o farmacêutico informa e orienta o paciente sobre o uso adequado do medicamento.
3. Na dispensação, são elementos importantes da orientação, entre outros, a ênfase no cumprimento da dosagem, a influência dos alimentos, a interação com outros medicamentos, o reconhecimento de reações adversas potenciais e as condições de conservação dos produtos.
4. Na dispensação racional de medicamentos o farmacêutico assegura a chegada dos produtos solicitados pelos usuários, na quantidade e especificação solicitadas, de forma segura e no prazo estabelecido, empregando métodos de melhor custo versus eficácia e custo versus eficiência.
São verdadeiras as afirmativas:
1, apenas.
1 e 2, apenas
1, 2 e 3, apenas.
1, 2, 3 e 4.
2 e 3, apenas.
Farmácia - Assistência Farmacêutica. - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Em relação aos sistemas de distribuição de medicamentos por dose unitária, analise as seguintes afirmativas:
1. O conceito de distribuição por dose unitária é a distribuição ordenada dos medicamentos com formas e dosagens prontas para serem administradas a um determinado paciente de acordo com a prescrição médica, num certo período de tempo.
2. A dose unitária industrial corresponde à dose padrão comercializada pelos laboratórios, fornecida em embalagem unitária em que constam a correta identificação do fármaco, prazo de validade, lote, nome comercial e outras informações.
3. Um serviço que adote o sistema de dose unitária propriamente dito deverá distribuir todos os medicamentos, em todas as formas farmacêuticas, prontos para uso.
4. Na dose unitária é necessária uma análise da prescrição médica e a elaboração do perfil farmacoterapêutico de cada paciente por parte do farmacêutico.
São verdadeiras as afirmativas:
1, apenas.
1 e 2, apenas.
1, 2 e 3, apenas
1, 2, 3 e 4.
2 e 3, apenas
Farmácia - Assistência Farmacêutica. - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
São vantagens do sistema de distribuição de medicamentos por dose unitária todas as abaixo, exceto:
Participação efetiva do farmacêutico na definição da terapêutica medicamentosa.
Aumento das necessidades de recursos humanos e infra- estrutura da farmácia hospitalar.
Redução da incidência de erros de administração de medicamentos
Maior segurança para o médico em relação ao cumprimento de suas prescrições
Melhoria da qualidade da assistência prestada ao paciente.
Farmácia - Controle de Qualidade - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
O planejamento da qualidade, o controle da qualidade e a melhoria da qualidade são as três atividades básicas empregadas pela administração da qualidade. Neste sentido, conforme descrito na obra organizada por Nelly Marin e colaboradores (2003), os atributos de qualidade em saúde e suas respectivas definições são:
1. Eficiência - melhor relação possível entre o impacto real e o custo dos cuidados.
2. Eqüidade - distribuição dos serviços de acordo com as necessidades de saúde objetivas e percebidas da população.
3. Segurança - grau com que o cuidado oferecido é livre de riscos.
4. Oportunidade - grau com que o cuidado é disponível quando o paciente necessita.
5. Desempenho - atuação compatível com os padrões aceitáveis para a profissão e com o estado da arte do conhecimento técnico-científico.
Está (ão)correto(s) as afirmativas:
1, apenas.
1 e 2, apenas.
1, 2 e 3, apenas.
1, 2, 3 e 4, apenas.
1, 2, 3, 4 e 5.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...