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Segundo a Enciclopédia das Ciências Filosóficas, de Hegel, a arte
é uma das figuras do espírito absoluto.
é uma das figuras do espírito subjetivo.
é uma das figuras do espírito objetivo.
não é uma figura do espírito.
é um mero dado da intuição.
Na visão positivista de Augusto Comte, o espírito humano passa por três estágios em seu desenvolvimento. O estágio mais avançado é o
mitológico.
científico.
metafísico.
teológico.
fictício.
"Toda arte, toda filosofia, pode ser considerada como meio de cura e de auxílio a serviço da vida que cresce, que combate: pressupõe sempre sofrimento e sofredores. Mas há duas espécies de sofredores, primeiro os que sofrem de abundância de vida, que querem uma arte dionisíaca e, do mesmo modo, uma visão e compreensão trágicas da vida – e depois os que sofrem de empobrecimento de vida, que procuram por repouso, quietude, mar liso, redenção de si mesmo pela arte e pelo conhecimento, ou então a embriaguez, o espasmo, o ensurdecimento, o delírio".
Essa passagem, extraída de A Gaia Ciência, de Nietzsche, evoca a relação do autor com o trágico e o dionisíaco. A mesma relação foi tratada em outro livro de Nietzsche, O Nascimento da Tragédia.
Assinale a alternativa que expõe corretamente algum aspecto dessa relação em algum dos livros.
Em A Gaia Ciência, tal relação implica necessariamente assumir um pessimismo romântico.
Em O Nascimento da Tragédia, tal relação é pensada exclusivamente a partir da metafísica de Schopenhauer.
Em ambos os livros, tal relação mantém o mesmo vínculo com a noção de apolíneo.
Em A Gaia Ciência, tal relação é pensada como teorização da música de Wagner.
Em ambos os livros, tal relação funciona como critério para valores estéticos.
Assinale a alternativa que expressa as idéias do texto acima.
Como a única forma possível de filosofar é um exercício puramente conceitual, haverá sempre uma disputa interminável entre diferentes sistemas montados a partir de diversas combinatórias de conceitos, todas formalmente coerentes.
A única saída para os conflitos insolúveis que se dão entre as filosofias elaboradas segundo uma dialética pura é a renúncia ao exercício das faculdades de concepção e de raciocínio.
É da própria natureza da filosofia que um sistema suscite o surgimento de outro que se lhe opõe.
Como conceito e percepção se opõem, o único método possível para a filosofia passa exclusivamente pela elaboração conceitual.
Se utilizarmos não apenas o formalismo conceitual, mas também a percepção, ampliada e dilatada, encontraremos um critério real para decidir entre as possibilidades de conhecimento e, assim, chegar à verdade.
Sobre a moral de nobres e moral de escravos, na Genealogia da Moral, de Nietzsche, pode-se dizer que, segundo o autor,
a confluência de ambas se dá uma moral prescritiva.
a moral de escravos é fruto do ressentimento.
a moral dos nobres é uma redenção cristã.
a moral dos nobres se constrói por oposição à moral dos escravos.
a moral de escravos é ativa no seu fundamento.
Para Pierre Duhem, "o físico nunca pode submeter ao controle da experiência uma hipótese isolada, mas somente todo um conjunto de hipóteses; quando a experiência está em desacordo com as suas previsões, ela lhe ensina que pelo menos uma das hipóteses que constituem esse conjunto está errada e deve ser modificada, mas ela não lhe mostra aquela que deve ser modificada". Essa abordagem da confirmação empírica pode ser adequadamente caracterizada como
dedutiva.
narrativa.
probabilista.
reducionista.
genealógica.
Em sua filosofia das ciências empíricas, Karl Popper sustenta que todas as proposições científicas são hipóteses refutáveis pela experiência. Desse ponto de vista, segue-se que
o método científico é indutivo.
as proposições científicas não são verdadeiras nem falsas.
a certeza não é objetivo das ciências empíricas.
as melhores teorias cientificas são apenas prováveis.
as hipóteses científicas são simples convenções.
No livro Idéias para uma Fenomenologia Pura e para uma Filosofia Fenomenológica, de Husserl, podem ser distinguidas duas direções de investigação. Se uma delas pode ser chamada de orientação natural, a outra, em contrapartida, pode ser nomeada como orientação fenomenológica. Segundo o autor, podemos associar as duas orientações, respectivamente,
à ciência e à teologia.
ao objeto puro e simples e ao objeto intencional.
à lógica formal e à metafísica.
à crítica do conhecimento e à psicologia.
às ciências naturais e ao dogmatismo.
Nas Investigações Filosóficas, Wittgenstein considera uma linguagem que se refere apenas às experiências privadas de um falante, que só este pode conhecer. Em sua análise, Wittgenstein conclui que essa linguagem privada
pode ser traduzida em uma linguagem pública.
é a primeira linguagem que aprendemos.
é inteligível apenas ao próprio falante.
não é uma linguagem possível.
é a linguagem das leis do pensamento.
"O homem está condenado a ser livre."
(Jean-Paul Sartre)
Assinale a alternativa que expressa a idéia dessa frase de Sartre.
As ações humanas seguem um padrão de rigorosa necessidade.
A liberdade humana é uma crença produzida pela imaginação.
O homem é totalmente livre, e não pode deixar de sê-lo, porque não possui qualquer essência que o predetermine.
O homem é livre em alguns de seus atos e determinado em outros.
A natureza humana comporta um destino ao qual o homem não pode furtar-se.
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