Questões sobre Educação em Geografia

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Tendo o fragmento de texto acima como referência inicial, julgue os itens a seguir.

A construção da cidadania no ambiente escolar, fruto da compreensão do espaço e de suas diversas formas de construção, deve ser desassociada das dimensões política e ideológica.

  • C. Certo
  • E. Errado

Tendo o fragmento de texto acima como referência inicial, julgue os itens a seguir.

O ensino geográfico pautado por estratégias enciclopedistas não propicia a reflexão a respeito da construção e apropriação do espaço.

  • C. Certo
  • E. Errado

Tendo o fragmento de texto acima como referência inicial, julgue os itens a seguir.

Somente com a adoção da integração de conteúdos é possível compreender as complexas interações existentes no espaço.

  • C. Certo
  • E. Errado

Perrenoud (1999) afirma que a avaliação formativa possui como premissa se ocupar das aprendizagens e, consequentemente, do desenvolvimento do aluno. De acordo com o conceito da avaliação formativa discutido por Perrenoud, afirma-se que faz parte de suas características ser:

  • A.

    diagnóstica e sumativa.

  • B.

    investigativa e niveladora.

  • C.

    generalista e diagnóstica.

  • D.

    sumativa e quantitativa.

  • E.

    qualitativa e generalista.

De acordo com Moretto (2010, p. 48), “Três conceitos são determinantes na orientação tanto para o planejamento como para a práxis do professor: o aprender, o ensinar e o avaliar a aprendizagem.” À luz de uma perspectiva construtivista sociointeracionista, identifique abaixo, qual alternativa NÃO se enquadra no aprender, ensinar e avaliar.

  • A.

    Oaluno aprende na medidaemque se apropria de informações, dando-lhes significado no universo simbólico de sua estrutura cognitiva.

  • B.

    O professor precisa planejar suas estratégias pedagógicas, respeitando as características psicossociais e cognitivas de seus estudantes.

  • C.

    A função do professor é organizar o contexto da apresentação de conhecimentos socialmente construídos, facilitando a aprendizagem significativa.

  • D.

    Aavaliação não é o produto final. Ela é o momento em que o professor recolhe os dados para sua reflexão-ação com vistas a redirecionar seu processo de ensino.

  • E.

    O aluno é o construtor de seus próprios conhecimentos. Através de suas concepções mais recentes serão construídas novas relações de conhecimento.

Quais atitudes devemos adotar na escola, para fomentar a discussão sobre a elaboração dos currículos a partir dos educandos? Marque a alternativa correta.

  • A.

    Mapear as imagens e concepções de docentes que nos são mais familiares e as que surgem atualmente.

  • B.

    Mapear as imagens e concepções de docentes que nos são mais familiares e as que surgem atualmente.

  • C.

    Questionar sobre como novas imagens e conceitos de alunos apontam para novos ordenamentos e prioridades nos conteúdos curriculares.

  • D.

    Ordenar os conteúdos por séries, níveis, disciplinas, gradeado e precedente, trabalhando a lógica avaliativa do mérito.

  • E.

    Pensar a função social das escolas e da docência para sustentar as políticas e propostas curriculares vigentes.

De acordo com Libâneo (2008, p. 120), “É sempre útil distinguir, nos estudos dos processos de organização e gestão, duas concepções bastante diferenciadas em relação às finalidades sociais e políticas da educação: a concepção científico-racional e a concepção sociocrítica.” Na concepção sociocrítica, vigoram:

  • A.

    o planejamento, a organização e o controle, visando qualidade.

  • B.

    prescrições detalhadas de funções e tarefas que acentuam a divisão técnica do trabalho.

  • C.

    a valorização dos elementos instituintes da organização escolar e o poder instituído.

  • D.

    as relações de subordinação instituídas na estrutura organizacional.

  • E.

    formas democráticas de gestão e de tomada de decisões.

De acordo com MOREIRA (2001, p.24), do ponto de vista de David Ausubel, no que se refere à busca de evidências da aprendizagem significativa, uma alternativa é propor ao aluno:

  • A.

    a execução de atividades repetitivas para melhor fixação.

  • B.

    uma tarefa sequencialmente dependente da outra.

  • C.

    exercitar a memorização através da resolução de problemas propostos.

  • D.

    uma atividade que possa ser executada sem o perfeito domínio deumprecedente.

  • E.

    identificar ideias idênticas elencadas.

O´texto apresenta uma transformação nos estudos da geografia, identificada, principalmente, através de uma nova:

  • A.

    relação com o espaço público.

  • B.

    organização do Estado nação.

  • C.

    concepção da natureza.

  • D.

    possibilidade de migrações.

  • E.

    fluidez da economia.

Para tanto, deve-se aplicar a ideia de que:

  • A.

    a geografia escolar deve possibilitar ao aluno a compreensão das teorias acadêmicas.

  • B.

    a geografia propicia ao aluno a plena utilização de sistemas técnicos, tais como o GPS.

  • C.

    a geografia utiliza os conteúdos como pretexto para desenvolver o aluno como cidadão.

  • D.

    a geografia dispensa qualquer necessidade de mediação, pois é a disciplina do espaço.

  • E.

    a geografia ensinada deve ser comparada com a cultura geográfica do cotidiano do aluno.

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