Lista completa de Questões sobre Educação em Geografia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
a relevância de uma cultura de turismo e de lazer para a preservação da natureza e do patrimônio cultural dos lugares turísticos.
a ausência de espaços de lazer nas grandes cidades, que leva pessoas e grupos a procurarem diversão no interior.
a importância de se incluir, como parte da legislação ambiental nas cidades brasileiras, o controle das fontes de poluição sonora.
a tendência observada nas populações das pequenas cidades em negar o desenvolvimento econômico propiciado por atividades turísticas.
a total integração dos países, promovida pela democratização da internet e das telecomunicações.
as barreiras culturais à expansão das telecomunicações no interior da África e da América do Sul.
o fim das fronteiras, pois a internet permite a comunicação total, em qualquer lugar do mundo.
a desigual distribuição no acesso às modernas redes de telecomunicações, como a internet.
os setores secundário e terciário da economia.
o crescimento populacional e o aumento do PIB (Produto Interno Bruto).
a crise na indústria de plástico e o esgotamento dos combustíveis fósseis.
o modelo de consumo atual e a poluição ambiental.
migrações internas e formação de bairros periféricos.
alterações ambientais em decorrência da poluição.
mudanças culturais produzidas pela urbanização.
movimentos sociais da luta pela moradia.
o problema gerado pelo governo com a redução de programas assistenciais, obrigando famílias a trabalharem como catadores.
a formação de circuitos econômicos formais, como a coleta realizada pelos catadores de lixo reciclável.
a questão da habitação nas grandes cidades brasileiras, identificando a especulação imobiliária como responsável pelo problema.
a internacionalização da economia brasileira e seus efeitos sobre o aumento do desemprego e dos sem-teto.
os países ricos, assim como os pobres, estão sofrendo devido à crise econômica atual: os ricos, por falta de empregos; os pobres, pela queda nas importações de alimentos.
os problemas econômicos são distintos nos países ricos e pobres: nos países ricos, são causados por protestos sociais, enquanto, nos pobres, por problemas naturais.
a divisão do mundo entre o Norte rico e o Sul pobre, apesar da crise econômica que afeta a Europa, ainda permanece, principalmente em relação aos países da Ásia.
o crescimento demográfico explosivo é a razão dos problemas econômicos na África, causando fome e doenças, enquanto na Europa é a falta de mão de obra devido à baixa natalidade.
do atraso da educação brasileira, já que as empresas do período mais recente da economia necessitam de profissionais pouco escolarizados.
do papel dos agentes governamentais na organização do espaço geográfico, frente às novas exigências da produção provocadas pelos avanços tecnológicos.
da ausência de agentes governamentais na produção do espaço geográfico, posto que as ações na área da educação não afetam a sociedade e a economia.
do apoio governamental à implantação de indústrias da Terceira Revolução Industrial, como a automobilística, que necessitava de mão de obra especializada.
O ensino da Geografia que se traduziu, e muitas vezes ainda se traduz, pelo estudo descritivo das paisagens naturais e humanizadas, de forma dissociada do espaço vivido pela sociedade e das relações contraditórias de produção e organização do espaço é denominado:
Geografia Crítica.
Geografia Objetiva.
Geografia Nova.
Geografia Tradicional.
Tanto a Geografia Tradicional quanto a Geografia Marxista Ortodoxa negligenciaram a relação do homem e da sociedade com a natureza em sua dimensão sensível de percepção do mundo. Assinale as alternativas que atestam o enunciado:
I) O cientificismo do Marxismo ortodoxo por permitir ao homem a possibilidade de um conhecimento que passasse pela subjetividade do imaginário;
II) O positivismo que permitiu ao homem, a possibilidade de um conhecimento subjetivo;
III) O cientificismo positivista da Geografia Tradicional, por negar ao homem a possibilidade de um conhecimento que passasse pela subjetividade do imaginário;
IV) O Marxismo ortodoxo, por tachar de idealismo alienante qualquer explicação subjetiva e afetiva da relação da sociedade com a natureza.
Assinale a alternativa que apresenta a resposta correta:
Estão corretos somente os itens I e II.
Estão corretos somente os itens I e III.
Estão corretos somente os itens III e IV.
Estão corretos somente os itens I e IV.
Assinale a opção incorreta.
O ângulo formado entre os dois meridianos, geográfi co e magnético, chama-se declinação magnética.
A declinação magnética varia com a posição geográfi ca do lugar que é observada.
O lugar geométrico dos pontos da superfície terrestre que tem o mesmo valor de declinação magnética para certa data considerada recebe o nome de linhas isopóricas.
A declinação magnética é sempre medida do norte verdadeiro para o norte magnético.
Quando o rumo é medido a partir da direção norte/sul verdadeiro ou geográfi ca, o rumo é verdadeiro (RV).
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