Questões sobre Educação em Geografia

Lista completa de Questões sobre Educação em Geografia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

  • A.

    a relevância de uma cultura de turismo e de lazer para a preservação da natureza e do patrimônio cultural dos lugares turísticos.

  • B.

    a ausência de espaços de lazer nas grandes cidades, que leva pessoas e grupos a procurarem diversão no interior.

  • C.

    a importância de se incluir, como parte da legislação ambiental nas cidades brasileiras, o controle das fontes de poluição sonora.

  • D.

    a tendência observada nas populações das pequenas cidades em negar o desenvolvimento econômico propiciado por atividades turísticas.

  • A.

    a total integração dos países, promovida pela democratização da internet e das telecomunicações.

  • B.

    as barreiras culturais à expansão das telecomunicações no interior da África e da América do Sul.

  • C.

    o fim das fronteiras, pois a internet permite a comunicação total, em qualquer lugar do mundo.

  • D.

    a desigual distribuição no acesso às modernas redes de telecomunicações, como a internet.

  • A.

    os setores secundário e terciário da economia.

  • B.

    o crescimento populacional e o aumento do PIB (Produto Interno Bruto).

  • C.

    a crise na indústria de plástico e o esgotamento dos combustíveis fósseis.

  • D.

    o modelo de consumo atual e a poluição ambiental.

  • A.

    migrações internas e formação de bairros periféricos.

  • B.

    alterações ambientais em decorrência da poluição.

  • C.

    mudanças culturais produzidas pela urbanização.

  • D.

    movimentos sociais da luta pela moradia.

  • A.

    o problema gerado pelo governo com a redução de programas assistenciais, obrigando famílias a trabalharem como catadores.

  • B.

    a formação de circuitos econômicos formais, como a coleta realizada pelos catadores de lixo reciclável.

  • C.

    a questão da habitação nas grandes cidades brasileiras, identificando a especulação imobiliária como responsável pelo problema.

  • D.

    a internacionalização da economia brasileira e seus efeitos sobre o aumento do desemprego e dos sem-teto.

  • A.

    os países ricos, assim como os pobres, estão sofrendo devido à crise econômica atual: os ricos, por falta de empregos; os pobres, pela queda nas importações de alimentos.

  • B.

    os problemas econômicos são distintos nos países ricos e pobres: nos países ricos, são causados por protestos sociais, enquanto, nos pobres, por problemas naturais.

  • C.

    a divisão do mundo entre o Norte rico e o Sul pobre, apesar da crise econômica que afeta a Europa, ainda permanece, principalmente em relação aos países da Ásia.

  • D.

    o crescimento demográfico explosivo é a razão dos problemas econômicos na África, causando fome e doenças, enquanto na Europa é a falta de mão de obra devido à baixa natalidade.

  • A.

    do atraso da educação brasileira, já que as empresas do período mais recente da economia necessitam de profissionais pouco escolarizados.

  • B.

    do papel dos agentes governamentais na organização do espaço geográfico, frente às novas exigências da produção provocadas pelos avanços tecnológicos.

  • C.

    da ausência de agentes governamentais na produção do espaço geográfico, posto que as ações na área da educação não afetam a sociedade e a economia.

  • D.

    do apoio governamental à implantação de indústrias da Terceira Revolução Industrial, como a automobilística, que necessitava de mão de obra especializada.

O ensino da Geografia que se traduziu, e muitas vezes ainda se traduz, pelo estudo descritivo das paisagens naturais e humanizadas, de forma dissociada do espaço vivido pela sociedade e das relações contraditórias de produção e organização do espaço é denominado:

  • A.

    Geografia Crítica.

  • B.

    Geografia Objetiva.

  • C.

    Geografia Nova.

  • D.

    Geografia Tradicional.

Tanto a Geografia Tradicional quanto a Geografia Marxista Ortodoxa negligenciaram a relação do homem e da sociedade com a natureza em sua dimensão sensível de percepção do mundo. Assinale as alternativas que atestam o enunciado:

I) O cientificismo do Marxismo ortodoxo por permitir ao homem a possibilidade de um conhecimento que passasse pela subjetividade do imaginário;

 II) O positivismo que permitiu ao homem, a possibilidade de um conhecimento subjetivo;

III) O cientificismo positivista da Geografia Tradicional, por negar ao homem a possibilidade de um conhecimento que passasse pela subjetividade do imaginário;

IV) O Marxismo ortodoxo, por tachar de idealismo alienante qualquer explicação subjetiva e afetiva da relação da sociedade com a natureza.

Assinale a alternativa que apresenta a resposta correta:

  • A.

    Estão corretos somente os itens I e II.

  • B.

    Estão corretos somente os itens I e III.

  • C.

    Estão corretos somente os itens III e IV.

  • D.

    Estão corretos somente os itens I e IV.

Assinale a opção incorreta.

  • A.

    O ângulo formado entre os dois meridianos, geográfi co e magnético, chama-se declinação magnética.

  • B.

    A declinação magnética varia com a posição geográfi ca do lugar que é observada.

  • C.

    O lugar geométrico dos pontos da superfície terrestre que tem o mesmo valor de declinação magnética para certa data considerada recebe o nome de linhas isopóricas.

  • D.

    A declinação magnética é sempre medida do norte verdadeiro para o norte magnético.

  • E.

    Quando o rumo é medido a partir da direção norte/sul verdadeiro ou geográfi ca, o rumo é verdadeiro (RV).

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...