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Em boa parte da Idade Média européia, predominou o sistema feudal, no qual o poder decorria do domínio sobre a terra. Alicerçado na agricultura de subsistência, esse sistema foi aos poucos sendo substituído por uma nova realidade ao longo da Idade Moderna, em que a expansão do comércio abria novas fronteiras e possibilidades de acumular riquezas, representadas pelo dinheiro. Era o sistema capitalista que, a partir da Revolução Industrial, se consolidou. Com a corrida imperialista iniciada em meados do século XIX, o capitalismo foi incorporando novas áreas pelo mundo afora até chegar à realidade de hoje, conhecida como globalização. Além disso, o mundo contemporâneo foi também marcado pelo avanço da ciência, da educação, das inovações tecnológicas, mas, simultaneamente, pela persistência da desigualdade e dos conflitos.
Tendo as informações acima como referência inicial e considerando aspectos marcantes da História mundial, julgue os itens seguintes.
A Revolução Industrial começou na Inglaterra e foi decisiva para que o sistema capitalista se tornasse dominante.
Após a Segunda Guerra Mundial, foram instalados regimes socialistas dominados por partidos comunistas em vários países europeus a partir da ocupação das tropas soviéticas. No entanto, em dois países, foram os próprios grupos de resistência ao nazi-fascismo, chefiados pelos comunistas, que, após a expulsão dos nazi-fascistas, implantaram regimes socialistas. São eles:
Áustria e Tchecoslováquia;
Polônia e Alemanha Oriental;
Albânia e Iugoslávia;
Romênia e Polônia;
Hungria e Alemanha Oriental.
De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais, espera-se que ao longo do ensino fundamental os alunos gradativamente possam ampliar a compreensão de sua realidade, especialmente confrontando-a e relacionando-a com outras realidades históricas, e, assim, possam fazer suas escolhas e estabelecer critérios para orientar suas ações. Nessa concepção de ensino de História, os alunos deverão ser capazes de:
I. Aceitar sua própria realidade social, como forma de reduzir seus problemas e aprender a respeitar as diferentes instituições, autoridades políticas e organizações da sociedade civil.
II. Dominar procedimentos de pesquisa escolar e de produção de texto, aprendendo que o documento histórico escrito e os livros didáticos são os únicos determinantes para o conhecimento da verdade histórica.
III. Valorizar o direito de cidadania dos indivíduos, dos grupos e dos povos como condição de efetivo fortalecimento da democracia, mantendo-se o respeito às diferenças e a luta contra as desigualdades.
IV. Identificar relações sociais no seu próprio grupo de convívio, na localidade, na região e no país, e outras manifestações estabelecidas em outros tempos e espaços.
V. Situar acontecimentos históricos e localizá-los em uma multiplicidade de tempos e reconhecer que o conhecimento histórico é parte de um conhecimento interdisciplinar.
É correto o que se afirma APENAS em
I, II e III.
I, II e IV.
I, III e V.
II, IV e V.
III, IV e V.
Tendo o texto como referência inicial e considerando aspectos históricos, geográficos, sociais e culturais do Brasil, julgue os itens subseqüentes.
Uma das raízes históricas da desigualdade social brasileira, ainda não totalmente superada neste início do século XXI, certamente pode ser encontrada no longo período de exploração do trabalho escravo.
Tendo o texto acima como referência inicial e considerando a trajetória do Brasil República, julgue os itens que se seguem.
O Estado Novo e o regime militar instaurado em 1964 são exemplos daquilo que o texto classifica de experimentos autoritários.
Em boa parte da Idade Média européia, predominou o sistema feudal, no qual o poder decorria do domínio sobre a terra. Alicerçado na agricultura de subsistência, esse sistema foi aos poucos sendo substituído por uma nova realidade ao longo da Idade Moderna, em que a expansão do comércio abria novas fronteiras e possibilidades de acumular riquezas, representadas pelo dinheiro. Era o sistema capitalista que, a partir da Revolução Industrial, se consolidou. Com a corrida imperialista iniciada em meados do século XIX, o capitalismo foi incorporando novas áreas pelo mundo afora até chegar à realidade de hoje, conhecida como globalização. Além disso, o mundo contemporâneo foi também marcado pelo avanço da ciência, da educação, das inovações tecnológicas, mas, simultaneamente, pela persistência da desigualdade e dos conflitos.
Tendo as informações acima como referência inicial e considerando aspectos marcantes da História mundial, julgue os itens seguintes.
A expansão mundial do capitalismo se fez em clima de paz e concórdia entre os países e suas empresas.
Nas últimas décadas, teve grande repercussão entre educadores o debate sobre a utilização do livro didático. Surgiram várias publicações mostrando as vantagens e as limitações sobre esse instrumento que o professor utiliza com seus alunos e que, muitas vezes, representa a única fonte de pesquisa do docente. Identifique a alternativa que apresenta duas sugestões corretas encontradas no livro "Ensinar História", de Schmidt e Cainelli, sobre os cuidados que os professores devem ter na escolha e no uso do livro didático.
Tendo o texto como referência inicial e considerando aspectos históricos, geográficos, sociais e culturais do Brasil, julgue os itens subseqüentes.
Quando o texto informa que a Constituição de 1824 foi outorgada, subentende-se que foi elaborada, debatida e aprovada por uma assembléia constituinte, isto é, uma assembléia convocada com o fim específico de produzir a primeira Carta Magna do Brasil.
Tendo o texto acima como referência inicial e considerando a trajetória do Brasil República, julgue os itens que se seguem.
Entre as crises políticas vividas pelo Brasil entre 1946 e 1964, duas se destacam: o suicídio de Vargas e a renúncia de Jânio Quadros.
Em boa parte da Idade Média européia, predominou o sistema feudal, no qual o poder decorria do domínio sobre a terra. Alicerçado na agricultura de subsistência, esse sistema foi aos poucos sendo substituído por uma nova realidade ao longo da Idade Moderna, em que a expansão do comércio abria novas fronteiras e possibilidades de acumular riquezas, representadas pelo dinheiro. Era o sistema capitalista que, a partir da Revolução Industrial, se consolidou. Com a corrida imperialista iniciada em meados do século XIX, o capitalismo foi incorporando novas áreas pelo mundo afora até chegar à realidade de hoje, conhecida como globalização. Além disso, o mundo contemporâneo foi também marcado pelo avanço da ciência, da educação, das inovações tecnológicas, mas, simultaneamente, pela persistência da desigualdade e dos conflitos.
Tendo as informações acima como referência inicial e considerando aspectos marcantes da História mundial, julgue os itens seguintes.
No século XX, ocorreram duas guerras mundiais e inúmeros conflitos locais e regionais.
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