Questões de História

Lista completa de Questões de História para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando a trajetória do Brasil República, julgue os itens que se seguem.

A Era Vargas representou a vitória absoluta do ideal federalista.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca das atividades econômicas no estado de Mato Grosso, assinale a opção correta.

  • A.

    A agricultura e a pecuária são os principais setores econômicos do estado.

  • B.

    A soja ocupa um lugar de destaque nas exportações, contribuindo para o desenvolvimento e a consolidação da agricultura familiar no estado.

  • C.

    Uma das vantagens do crescimento da agroindústria no estado foi a criação de novos postos de trabalho, eliminando o desemprego.

  • D.

    Após a divisão do antigo estado, decretada pelo governo federal, o crescimento econômico do estado tem sofrido constantes declínios.

Tendo o texto como referência inicial e considerando aspectos históricos, geográficos, sociais e culturais do Brasil, julgue os itens subseqüentes.

Depois de mais de três séculos de colonização lusitana, uma identidade nacional efetivamente brasileira existia à época da proclamação da Independência, sendo fundamental para que esta ocorresse.

  • C. Certo
  • E. Errado

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando a trajetória do Brasil República, julgue os itens que se seguem.

Politicamente fechado e autoritário, o Estado Novo introduziu a noção de direitos sociais no Brasil.

  • C. Certo
  • E. Errado

       Em boa parte da Idade Média européia, predominou o sistema feudal, no qual o poder decorria do domínio sobre a terra. Alicerçado na agricultura de subsistência, esse sistema foi aos poucos sendo substituído por uma nova realidade ao longo da Idade Moderna, em que a expansão do comércio abria novas fronteiras e possibilidades de acumular riquezas, representadas pelo dinheiro. Era o sistema capitalista que, a partir da Revolução Industrial, se consolidou. Com a corrida imperialista iniciada em meados do século XIX, o capitalismo foi incorporando novas áreas pelo mundo afora até chegar à realidade de hoje, conhecida como globalização. Além disso, o mundo contemporâneo foi também marcado pelo avanço da ciência, da educação, das inovações tecnológicas, mas, simultaneamente, pela persistência da desigualdade e dos conflitos.

Tendo as informações acima como referência inicial e considerando aspectos marcantes da História mundial, julgue os itens seguintes.

As Grandes Navegações e as descobertas de novas terras por portugueses e espanhóis anunciaram a chegada da Idade Moderna e ajudaram a compor o cenário de transição do feudalismo ao capitalismo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Algumas atividades econômicas podem ocasionar diversos tipos de impactos que causem degradação ao meio ambiente. Acerca desse assunto, e com referência ao Mato Grosso, assinale a opção incorreta.

  • A.

    O desmatamento e as queimadas têm destruído a cobertura vegetal natural do estado.

  • B.

    A erosão, uma forma de degradação do solo, ocorre no estado de Mato Grosso em função das atividades agrícolas nele desenvolvidas.

  • C.

    A atividade de garimpo praticada no estado é uma das formas de degradação dos cursos fluviais, que constituem uma importante fonte de recursos para a população.

  • D.

    As enchentes do pantanal são consideradas um risco ambiental por ameaçarem tanto as populações ribeirinhas como as urbanas.

Ao final da Primeira Guerra Mundial, o Império austrohúngaro que dominava boa parte da Europa Central foi desmembrado, levando ao surgimento (ou ressurgimento) de vários novos países, cujo território, parcial ou totalmente, foi formado com partes do antigo Império. Esse processo acabou favorecendo forte instabilidade econômica, inclusive processos hiperinflacionários em:

  • A.

    Hungria, Polônia e Iugoslávia;

  • B.

    Áustria, Tchecoslováquia e Iugoslávia;

  • C.

    Romênia, Polônia e Tchecoslováquia;

  • D.

    Áustria, Hungria e Polônia;

  • E.

    Romênia, Áustria e Hungria.

A realidade social dos alunos pode transformar-se numa temática importante para ser trabalhada em sala de aula. O interesse dos alunos por explicações sobre as razões pelas quais faltam empregos para alguns de seus familiares é um campo fértil para a reflexão e produção do conhecimento histórico. Um professor de História, sintonizado com as idéias de Eric Hobsbawm, poderia trabalhar a idéia de que

  • A.

    o Estado interventor torna-se legítimo porque garante, por meio da educação formal, o aumento da oferta de empregos.

  • B.

    os capitalistas estrangeiros investem constantemente com a finalidade de criar novos empregos para a sociedade.

  • C.

    a garantia do emprego está diretamente relacionada com a implantação do modelo pós-fordista de produção e de consumo.

  • D.

    os trabalhadores das linhas de produção em massa têm sido vítimas da introdução dos procedimentos automatizados.

  • E.

    o problema do desemprego é um fenômeno mundial que o Estado pode reverter por meio da emissão constante de moeda.

Tendo o texto como referência inicial e considerando aspectos históricos, geográficos, sociais e culturais do Brasil, julgue os itens subseqüentes.

Comandada por um príncipe português, d. Pedro I, a Independência do Brasil deu-se de forma pacífica e negociada, já que atendia aos interesses da dinastia no poder em ambos os países.

  • C. Certo
  • E. Errado

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando a trajetória do Brasil República, julgue os itens que se seguem.

A rápida urbanização brasileira se fez ao mesmo tempo em que a plena cidadania se consolidava no país.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...