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Em relação ao processo de independência dos países africanos, é correto afirmar que:
Portugal foi o primeiro país europeu a dar independência às suas ex-colônias ainda nos anos cinqüenta;
a independência da Rodésia, feita por sua minoria branca, nos anos sessenta não foi reconhecida pela comunidade internacional até que abandonasse o regime do apartheid;
a independência da Etiópia foi seguida por guerra civil entre cristãos coptas e mulçumanos;
a independência do Senegal foi fruto de intensa rebelião popular conhecida como Revolta dos Mau-Mau;
Serra Leoa, ao se tornar independente, sofreu uma guerra civil em que surgiram dois novos países, Biafra e Libéria.
No "Referencial de expectativas para o desenvolvimento da competência leitora e escritora no ciclo II do ensino fundamental", discute-se a idéia de trabalhar o discurso político em sala de aula. Um professor, antes de trabalhar com o texto de um discurso político, esclareceu aos seus alunos que:
"De modo geral, o discurso político fundamenta-se na construção de uma lógica de argumentação e exemplos, articulados estrategicamente, para propor um projeto de futuro. O estadista, propagando alcançar o bem comum, concebe um Estado ideal, contraposto ao real (presente). Por isso, o texto do discurso insere-se na esfera da política e, nela, projeta-se no âmbito do possível, daquilo que pode ser feito."
A análise do texto de um discurso político nas aulas de História tem por objetivo
mostrar aos alunos que todos os políticos profissionais enganam deliberadamente as diferentes classes sociais com a finalidade de se perpetuar cada vez mais no cargo público.
indicar aos alunos qual a melhor proposta política a ser seguida para que o país tenha políticos que sejam capazes de oferecer melhorias de condições para todas as classes sociais.
revelar aos cidadãos que a política é uma área profissional na qual as pessoas devem se distanciar para não serem iludidas com falsas promessas de campanhas eleitorais.
formar leitores críticos, com domínio para questionar e para perceber as informações e as contradições do que é dito e escrito por seus representantes políticos na vida social.
contribuir para a formação do cidadão consciente de seus deveres para com a nação mesmo que ele tenha que renunciar às suas próprias idéias na defesa do bem comum.
Tendo o texto como referência inicial e considerando aspectos históricos, geográficos, sociais e culturais do Brasil, julgue os itens subseqüentes.
A educação reflete um dos traços definidores da desigualdade brasileira: restrita a poucos no passado, ao se expandir, nas últimas décadas, não foi capaz de garantir a indispensável qualidade.
Tendo por referência inicial os textos acima e considerando aspectos teórico-metodológicos da História, julgue os itens seguintes.
Para Braudel, a experiência vivida na Bahia demonstra que os acontecimentos históricos explicam-se por si mesmos.
Em boa parte da Idade Média européia, predominou o sistema feudal, no qual o poder decorria do domínio sobre a terra. Alicerçado na agricultura de subsistência, esse sistema foi aos poucos sendo substituído por uma nova realidade ao longo da Idade Moderna, em que a expansão do comércio abria novas fronteiras e possibilidades de acumular riquezas, representadas pelo dinheiro. Era o sistema capitalista que, a partir da Revolução Industrial, se consolidou. Com a corrida imperialista iniciada em meados do século XIX, o capitalismo foi incorporando novas áreas pelo mundo afora até chegar à realidade de hoje, conhecida como globalização. Além disso, o mundo contemporâneo foi também marcado pelo avanço da ciência, da educação, das inovações tecnológicas, mas, simultaneamente, pela persistência da desigualdade e dos conflitos.
Tendo as informações acima como referência inicial e considerando aspectos marcantes da História mundial, julgue os itens seguintes.
O baixo desenvolvimento impediu que, até hoje, países da América do Sul conseguissem constituir algum tipo de bloco econômico.
Após a Segunda Guerra Mundial, a descolonização apresentou forte impulso. Provavelmente, o mais importante desses processos ocorreu no Império Britânico da Índia. Uma de suas características foi:
forte movimento de guerrilhas;
manutenção da unidade do antigo Império após a independência, dando lugar à República Unida da Índia;
criação pela fração islâmica da população de estado separado, o Paquistão;
conflitos entre duas facções ideologicamente distintas, uma dominada por Mahatma Gandhi e outra, chamada Partido do Congresso, dominada por Nehru;
divisão do chamado Império, ao se tornar independente em 1948, em Índia, Ceilão, Paquistão, Birmânia e Bangladesh.
Considere o trecho abaixo.
O uso de novas linguagens em sala de aula, como as imagens estáticas e em movimento, requer do professor
manter o mesmo tipo de abordagem feita em relação ao documento escrito, uma vez que todos os gêneros devem ser tratados como documentos históricos.
selecionar exemplos atuais e polêmicos da mídia, pois o uso de imagens ou materiais de épocas remotas inviabilizam o sucesso desse tipo de abordagem.
dedicar-se à pesquisa acadêmica a fim de dominar as fórmulas desenvolvidas nos estudos teóricos, antes de aplicá-las nas atividades com os alunos.
discutir com os alunos o planejamento do curso e respeitar a decisão da maioria se não houver interesse inicial em trabalhar com materiais alternativos.
preparar-se previamente em relação a aspectos teórico-metodológicos e referenciais básicos, relacionados às especificidades da linguagem com a qual irá trabalhar.
Tendo o texto como referência inicial e considerando aspectos históricos, geográficos, sociais e culturais do Brasil, julgue os itens subseqüentes.
Sendo federativa, a República brasileira confere plena autonomia aos estados e aos municípios, restando à União (governo federal) atuar em setores restritos e recolher pequena parcela da arrecadação.
Em boa parte da Idade Média européia, predominou o sistema feudal, no qual o poder decorria do domínio sobre a terra. Alicerçado na agricultura de subsistência, esse sistema foi aos poucos sendo substituído por uma nova realidade ao longo da Idade Moderna, em que a expansão do comércio abria novas fronteiras e possibilidades de acumular riquezas, representadas pelo dinheiro. Era o sistema capitalista que, a partir da Revolução Industrial, se consolidou. Com a corrida imperialista iniciada em meados do século XIX, o capitalismo foi incorporando novas áreas pelo mundo afora até chegar à realidade de hoje, conhecida como globalização. Além disso, o mundo contemporâneo foi também marcado pelo avanço da ciência, da educação, das inovações tecnológicas, mas, simultaneamente, pela persistência da desigualdade e dos conflitos.
Tendo as informações acima como referência inicial e considerando aspectos marcantes da História mundial, julgue os itens seguintes.
O fim da Guerra Fria entre norte-americanos e soviéticos livrou o mundo dos riscos de novos conflitos e de ações terroristas.
Em relação ao período entre guerras, é INCORRETO afirmar que:
foi um período de expansão dos regimes democráticos no mundo, especialmente na Europa;
caracterizou-se por grandes catástrofes econômicas, como as hiperinflações nos países da Europa Central e a Grande Depressão;
Os EUA tiveram forte expansão econômica nos anos vinte;
a Grã-Bretanha, com a volta ao padrão-ouro na paridade de antes da guerra, passou a apresentar altas taxas de desemprego;
o fascismo ascendeu ao poder na Itália nos anos vinte.
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