Questões de História

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Ao longo dos anos que se seguiram ao final da Segunda Guerra Mundial e à descolonização, vários países do Terceiro Mundo tentaram se organizar, de forma a defender seus interesses comuns face ao mundo desenvolvido. Entre esses, encontra-se o grupo dos 77, que:

  • A.

    teve sua visão de grupo cristalizada na "Carta de Argel" de 1967, cujo conteúdo continua sendo a base de suas posições;

  • B.

    é formado por países africanos e da Oceania;

  • C.

    defende a emergência de uma nova ordem econômica mundial baseada no socialismo;

  • D.

    é favorável ao bilateralismo em questões de comércio internacional;

  • E.

    tem franca hostilidade a soluções protecionistas, defendendo sempre a livre mobilidade de capitais.

Um professor de História apresentou aos alunos o quadro sobre uma temática das duas últimas décadas.

Após as discussões sobre a temática proposta, o professor solicitou às equipes de alunos que identificassem os itens correspondentes ao título apresentado. Conseguiram compreender essa relação as equipes que apontaram os itens

  • A.

    I e II.

  • B.

    I e III.

  • C.

    I, III e IV.

  • D.

    II, III e V.

  • E.

    II, IV e V.

Tendo o texto como referência inicial e considerando aspectos históricos, geográficos, sociais e culturais do Brasil, julgue os itens subseqüentes.

A definição de quem seria considerado cidadão brasileiro, conforme a Constituição de 1824, mencionada no texto, era excludente por princípio, ao deixar de fora o imenso número de africanos e seus descendentes escravizados.

  • C. Certo
  • E. Errado

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando a trajetória do Brasil República, julgue os itens que se seguem.

As crises da primeira metade dos anos 60 do século XX inviabilizaram o governo João Goulart, deposto em 1964.

  • C. Certo
  • E. Errado

       Em boa parte da Idade Média européia, predominou o sistema feudal, no qual o poder decorria do domínio sobre a terra. Alicerçado na agricultura de subsistência, esse sistema foi aos poucos sendo substituído por uma nova realidade ao longo da Idade Moderna, em que a expansão do comércio abria novas fronteiras e possibilidades de acumular riquezas, representadas pelo dinheiro. Era o sistema capitalista que, a partir da Revolução Industrial, se consolidou. Com a corrida imperialista iniciada em meados do século XIX, o capitalismo foi incorporando novas áreas pelo mundo afora até chegar à realidade de hoje, conhecida como globalização. Além disso, o mundo contemporâneo foi também marcado pelo avanço da ciência, da educação, das inovações tecnológicas, mas, simultaneamente, pela persistência da desigualdade e dos conflitos.

Tendo as informações acima como referência inicial e considerando aspectos marcantes da História mundial, julgue os itens seguintes.

No estágio atual da economia mundial, a tendência é o fechamento dos mercados, com sensível redução do comércio internacional.

  • C. Certo
  • E. Errado

O final do século XIX, apesar da manutenção da hegemonia britânica, expressa inclusive pelo padrão-ouro, foi caracterizado por forte expansão econômica em outros países. Sobre esse período, é INCORRETO afirmar que:

  • A.

    a industrialização japonesa começou a partir da queda do Xogunato no período conhecido como Revolução Meiji;

  • B.

    o Brasil inicia seu processo de industrialização no período, sendo uma das chamadas economias retardatárias;

  • C.

    a industrialização alemã apoiou-se, entre outros fatores, em forte protecionismo justificado como necessário para proteção da indústria nascente;

  • D.

    os EUA receberam aporte significativo de capitais britânicos no período;

  • E.

    o governo americano praticou políticas protecionistas em larga parte do período em questão.

Um professor de História apresentou aos alunos o seguinte mapa histórico.

O professor trabalhou com os alunos, com base nas concepções de Boris Fausto, o significado histórico das informações contidas no mapa. Após as discussões, o professor concluiu que os agentes históricos, que percorreram a rota assinalada no mapa,

  • A.

    não queriam apenas purificar a sociedade e a estrutura de poder, mas também a instituição de onde provinham.

  • B.

    viam na cúpula das forças armadas o exemplo de como deveria ser o verdadeiro poder republicano.

  • C.

    idealizavam os figurões da República porque eles mantinham os setores da sociedade civil sob total controle.

  • D.

    defendiam a idéia de que todos os brasileiros maiores de 18 anos deveriam votar livremente em eleições diretas.

  • E.

    conseguiram arrastar o exército, os camponeses e os operários na luta armada contra a oligarquia dominante.

Tendo o texto como referência inicial e considerando aspectos históricos, geográficos, sociais e culturais do Brasil, julgue os itens subseqüentes.

A Lei Áurea tornou ilegal a escravidão no Brasil, mas não foi seguida de medidas que viabilizassem a efetiva inclusão — sobretudo econômica e social — dos ex-escravos na sociedade brasileira.

  • C. Certo
  • E. Errado

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando a trajetória do Brasil República, julgue os itens que se seguem.

O ano de 1985 marca o reencontro do Brasil com a democracia, cujo viés mais social se consagra com a Constituição de 1988.

  • C. Certo
  • E. Errado

       Em boa parte da Idade Média européia, predominou o sistema feudal, no qual o poder decorria do domínio sobre a terra. Alicerçado na agricultura de subsistência, esse sistema foi aos poucos sendo substituído por uma nova realidade ao longo da Idade Moderna, em que a expansão do comércio abria novas fronteiras e possibilidades de acumular riquezas, representadas pelo dinheiro. Era o sistema capitalista que, a partir da Revolução Industrial, se consolidou. Com a corrida imperialista iniciada em meados do século XIX, o capitalismo foi incorporando novas áreas pelo mundo afora até chegar à realidade de hoje, conhecida como globalização. Além disso, o mundo contemporâneo foi também marcado pelo avanço da ciência, da educação, das inovações tecnológicas, mas, simultaneamente, pela persistência da desigualdade e dos conflitos.

Tendo as informações acima como referência inicial e considerando aspectos marcantes da História mundial, julgue os itens seguintes.

Uma das características da história contemporânea, acentuada nas últimas décadas, é a formação de blocos econômicos, a exemplo da União Européia.

  • C. Certo
  • E. Errado
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