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Tendo em vista a concepção de memória expressa pelos autores, pode-se afirmar que, dentre as muitas razões existentes para um professor de História visitar um museu com seus alunos, destaca-se:
museográfico, que permite explorar a produção do conhecimento sobre os documentos materiais expostos e abordar, numa perspectiva crítica, a memória historicamente construída.
o potencial educativo das exposições que permitem rememorar o passado e informar os alunos, de forma mais concreta, os livros didáticos, sobre as ações heróicas e os feitos célebres que marcaram a História.
a oportunidade de conhecer o patrimônio material de determinada civilização, a fim de compreender o legado e a memória que esta optou por transmitir por meio da doação de objetos e peças, reunidos naquele acervo.
a complementação das atividades em sala de aula uma vez que a visita em si já é um processo educativo, pois os alunos se interessam e memorizam principalmente através das etiquetas informativas e da seqüência cronológica das coleções.
a chance de obter mais conhecimento sobre a verdadeira memória e a versão correta da história registrada por grupos ou sociedades distintas da nossa, para que haja maior valorização do passado e do multiculturalismo.
Tendo o texto como referência inicial e considerando aspectos históricos, geográficos, sociais e culturais do Brasil, julgue os itens subseqüentes.
O sistema educacional brasileiro é um dos poucos setores da administração pública altamente centralizado, cabendo à União elaborar currículos, fixar o calendário escolar, contratar e remunerar os professores.
Após a derrota na Primeira Guerra Mundial, a Alemanha:
recuperou-se rapidamente em função da ajuda americana;
continuou um Império autoritário, governado pelos nazistas;
gozou de condições econômicas excepcionais sob o regime nazista, não tendo sofrido, como os outros países europeus, com a Grande Depressão;
viveu, no início dos anos trinta, um surto inflacionário;
sofreu em boa parte do período, problemas no seu Balanço de Pagamentos, que os economistas alemães atribuíam ao excessivo peso das reparações definidas pelo Tratado de Versailles.
Segundo o Referencial de Expectativas para o Desenvolvimento da Competência Leitora e Escritora no Ciclo II do Ensino Fundamental, ao se trabalhar com uma canção popular nas aulas de História, recurso cada vez mais utilizado em sala e em livros didáticos pelos professores, é correto
interpretar a letra da música de acordo com os conhecimentos e referências de que dispõem os alunos, sem preocupação com a contextualização.
expor as intenções do compositor com aquela obra e explicar didaticamente como a música ajuda a ilustrar o conteúdo histórico estudado.
priorizar a letra e analisá-la poeticamente, uma vez que a obra de arte tem caráter atemporal e deve ser compreendida esteticamente acima de tudo.
utilizar, sempre que possível, a versão original de uma gravação a fim de aproximar o aluno à sonoridade e ao estilo da época.
selecionar canções que obtiveram sucesso e cujas letras respeitem a norma culta da língua, a fim de oportunizar aos alunos o aprimoramento de sua bagagem cultural.
Tendo o texto como referência inicial e considerando aspectos históricos, geográficos, sociais e culturais do Brasil, julgue os itens subseqüentes.
Este Brasil que foi "lenta e penosamente" construído ao longo do século XIX chegou ao século XXI cheio de contrastes — um país no qual convivem elementos modernos e arcaicos, em que a consolidada pós-graduação divide espaço com formas distintas e expressivas de analfabetismo
Considere a afirmação abaixo.
Para conhecer tais características, é necessário
aplicar prontamente projetos de motivação à leitura, como Bibliotecas Móveis, e verificar os resultados obtidos por meio da freqüência observada de pais e alunos.
realizar entrevistas que levantem informações a respeito do uso da Internet, a fim de conscientizar os alunos sobre os prejuízos causados pela influência dessa mídia.
envolver preferencialmente toda a equipe escolar na investigação dos hábitos culturais daquela comunidade e realizar uma avaliação diagnóstica dos estudantes.
sondar a profissão e o grau de escolaridade dos pais dos alunos, priorizando inicialmente o letramento dos adultos, antes de desenvolver projetos com os estudantes.
avaliar os índices de reprovação registrados na escola, uma vez que estes são os principais indicadores do grau de letramento e das dificuldades da comunidade.
Tendo o texto como referência inicial e considerando aspectos históricos, geográficos, sociais e culturais do Brasil, julgue os itens subseqüentes.
Integrado ao mundo contemporâneo, o Brasil é membro de diversos organismos multilaterais, como, por exemplo, a Organização das Nações Unidas (ONU), incluindo suas agências especializadas, e a Organização dos Estados Americanos (OEA).
Na análise de fotografias em sala de aula, é importante ressaltar que estas são "recortes" da realidade, uma vez que são imagens criadas por um autor, construídas como ex-pressões de um momento específico, de acordo com téc-nicas de captação e reprodução. Sendo assim, ao analisar historicamente uma fotografia, como a reproduzida a seguir, os alunos devem aprender a questionar a imagem, ou seja,
I. formular questões a partir da observação minucio-sa, sem ler previamente a legenda, atentando para elementos como lugar, época, ação retratada, estilo das vestimentas, construções e outros detalhes.
II. procurar perceber o olhar do fotógrafo em relação à cidade, identificando os elementos que ele procurou privilegiar, como valores, hábitos e possíveis im-pressões sugeridas pela cena retratada.
III. elaborar uma narrativa ficcional, isto é, uma deter-minada história para aquela imagem, atividade mais produtiva que efetuar a interpretação da fotografia por meio de tentativas de contextualização.
IV. refletir sobre a historicidade do documento, perce-bendo que a fotografia pressupõe o domínio de cer-ta técnica, o gosto estético do seu autor e os limi-tes e possibilidades do seu contexto de produção.
É correto o que se afirma APENAS em
I e II.
II e III.
III e IV.
I, III e IV.
I, II e IV.
Tendo o texto como referência inicial e considerando aspectos históricos, geográficos, sociais e culturais do Brasil, julgue os itens subseqüentes.
Para fazer face às circunstâncias da atual economia globalizada, que tem a constituição de blocos econômicos como uma de suas características marcantes, o Brasil integra o Mercado Comum do Sul (MERCOSUL), do qual foi um dos mentores.
A civilização contemporânea resulta de longo processo histórico, que foi extraordinariamente impulsionado pela moderna industrialização, responsável pela consolidação do capitalismo como sistema dominante. Entre as características marcantes do tempo presente, destacam-se, entre outras,
o humanismo e o comportamento ascético.
fechamento das fronteiras e a urbanização.
individualismo e o consumismo.
o pacifismo e o desprezo pela imagem.
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