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A formulação das propostas curriculares de História, nos anos noventa, contribuiu para a discussão de novos conteúdos e métodos de ensino nessa área. Dentre as inovações apresentadas por tais propostas, pode-se destacar a
substituição do enfoque dos aspectos sócio-políticos e culturais dos conteúdos pelos chamados eixos temáticos.
ampliação do conceito de cidadania e maior flexibili-zação do currículo para a montagem e organização dos conteúdos.
retomada da perspectiva positivista, a fim de sanar o crescente déficit de aprendizagem verificado nos alunos de escola pública.
ênfase na formação do pensamento crítico, através do estudo do passado com o objetivo de compreen-der o presente e projetar o futuro.
reformulação do papel do professor, que passou a ser encarado como um profissional técnico e não mais como um educador humanista.
O caráter litorâneo da colonização portuguesa e as imposições do Tratado de Tordesilhas foram fatores importantes para que, apenas no século XVIII, áreas interioranas, até então sob domínio oficial da Espanha, fossem incorporadas ao território brasileiro. As principais razões para que a região do atual estado de Mato Grosso se tornasse efetivamente brasileira incluem
o desinteresse espanhol e as ações militares portuguesas.
a pressão da Igreja Católica e o prestígio dos juristas lusos.
a cana-de-açúcar e a indústria madeireira.
o bandeirantismo e a descoberta do ouro.
As grandes caravanas fluviais que partiam do Tietê (São Paulo) para seguir até Cuiabá, decisivas para o povoamento de Mato Grosso, eram denominadas
paiaguás.
monções.
camapuãs.
entradas.
Embora várias bandeiras preadoras de índios — como as de Raposo Tavares (1648), Manuel Bicudo (1660) e Bartolomeu Bueno da Silva (1682) — já tivessem percorrido o território de Mato Grosso, foi apenas em 1719 que se descobriu ouro no sítio onde hoje se ergue a cidade de Cuiabá (rio Coxipó-Mirim). A primazia dessa descoberta coube ao sertanista
Artur Pais de Barros.
Fernão Dias Pais.
Pascoal Moreira Cabral.
Fernando Moreira de Barros.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 30, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
A foto acima é de um edifício que já não existe mais, o da estação central de Belém da Estrada de Ferro de Bragança. Uma fotografia como esta é um documento importante para a história porque:
é um símbolo da Belle Époque, onde o ferro e o aço, hoje materiais obsoletos, eram ainda hegemônicos, antes do domínio do concreto armado e do asfalto e as rodovias.
demonstra a forma como se construíam edifícios modernistas em uma época de carência de recursos, na qual a ferrovia simbolizava uma opção mais barata e rentável.
a fachada, de tendência norte-americana, prova que a forma de organizar o transporte de pessoas e riquezas, baseada no modelo inglês de rodovias, poderia ser suplantada pelas ferrovias norte-americanas.
nos auxilia a caracterizar uma época de riquezas vindas da borracha, onde edifícios e ferrovias foram construídos como símbolos de modernização e civilização.
Após a queda do Muro de Berlim, a Comunidade Européia se expandiu para países que, anteriormente, faziam parte do Bloco soviético. Entre esses países encontram-se:
Polônia, Macedônia e Chipre;
Grécia, Lituânia e Estônia;
Turquia, Bulgária e Romênia;
Polônia, República Tcheca e Hungria;
Sérvia, Áustria e Suécia.
A Guerra da Tríplice Aliança, ou Guerra do Paraguai, foi o mais importante conflito envolvendo o Império do Brasil. O início das hostilidades deveu-se, entre outras razões, à decisão do governo do Paraguai de
invadir o território argentino com o objetivo de controlar a navegação no rio da Prata.
anexar a Cisplatina (atual Uruguai) na condição de colônia.
aprisionar o vapor que conduzia o presidente nomeado da província de Mato Grosso.
garantir uma saída para o mar a partir do domínio do vale amazônico.
Sobre o Clube do Cupim, considere as seguintes afirmativas:
Estão corretas
somente I, II e III.
somente I, III e IV.
somente II, III e V.
somente III, IV e V.
I, II, III, IV e V.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 30, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
A partir da leitura do texto, e dos estudos que a historiografia nos possibilita ter sobre o assunto, podemos afirmar que o discurso presente nesta obra expressa:
o olhar das camadas populares que muito se beneficiaram com o desenvolvimento econômico da região, pois o excedente da borracha foi aplicado em inúmeras indústrias e casas de comércio o que lhes garantia trabalho bem remunerado.
a imagem que governantes e população tinham de Belém após o boom da borracha, pois a produção e exportação do látex possibilitaram a reurbanização dessa cidade pelo intendente Antônio Lemos e a presença de relações de trabalho prazerosas nos seringais.
um projeto político-econômico das elites de atraírem imigrantes estrangeiros, principalmente europeus, para trabalhar nas lavouras paraenses de arroz e mandioca, ao mesmo tempo em que viveriam em uma cidade moderna e higienizada, como era Belém no final do século XIX.
a construção de imagens da cidade de Belém como a de um espaço urbano moderno, higienizado, propício à moradia e adequado ao trabalho, assim como, as relações de trabalho que se instituíram na região Amazônica, principalmente nos espaços dos seringais, eram um "laboratório de mestiçagem".
Tendo por referência inicial os textos acima e considerando aspectos teórico-metodológicos da História, julgue os itens seguintes.
A interdisciplinaridade contribui para o estudo histórico dos episódios, mas é claramente prejudicial quando se trata de examinar o tempo demorado e preguiçoso das civilizações.
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