Questões de História da Fundação Carlos Chagas (FCC)

Lista completa de Questões de História da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

  • A.

    defendia que a transposição para o Brasil dos princípios socialistas de liberdade e igualdade implicava na demolição do sistema colonial e a extinção da opressão que pesava sobre os escravos negros.

  • B.

    foi uma revolta armada, de caráter liberal, que conseguiu se expandir por várias províncias e buscou apoio internacional dos Estados Unidos e da Inglaterra.

  • C.

    é considerada a mais expressiva revolta na história da colônia, bem como a mais ampla, ousada e profunda, uma vez que propunha o rompimento dos laços com Portugal e Inglaterra.

  • D.

    reduziu a escombros não só o sistema colonial, mas também a escravidão, o sistema latifundiário e a economia agroexportadora, permitindo a passagem do Brasil da condição de colônia à de nação independente.

  • A.

    propusessem programas que pregavam a concentração do poder nas mãos do monarca, dissolvendo o Parlamento e instituindo mudanças no Conselho de Estado, que passaria a ter funções meramente administrativas.

  • B.

    garantissem a representação da sociedade nas duas esferas do poder legislativo, ou seja, que os poderes se tornassem harmônicos e independentes, o que atendia aos interesses da monarquia e das camadas sociais urbanas.

  • C.

    lutassem por reformas políticas moralizadoras de cunho liberal que não se chocassem com os princípios que embasavam a monarquia, ou seja, que acarretassem a superação do “regime aristocrático e elitista”.

  • D.

    defendessem os mesmos interesses, ou seja, os interesses do núcleo agroexportador escravocrata, que detinha o poder e aspirava à preservação da “ordem monárquica” e à manutenção da “tranquilidade social”.

A partir do texto, está correto afirmar que a Revolta da Vacina permanece, na história brasileira, como um exemplo de um movimento popular de êxito, baseado na defesa

  • A.

    da ideia de que todos têm direito ao acesso aos sistemas públicos de saúde.

  • B.

    do princípio igualitário de que todos os cidadãos devem ser protegidos de epidemias.

  • C.

    do direito dos cidadãos de não serem tratados de forma arbitrária e violenta pelo governo.

  • D.

    da luta da população pela conquista de melhores condições de educação e segurança.

O texto permite afirmar que a Revolta da Vacina

  • A.

    resultou de um projeto governamental de saneamento autoritário que refletia uma visão elitista da sociedade.

  • B.

    defendia a intervenção do Estado republicano no saneamento para melhorar a situação da saúde pública.

  • C.

    lutava contra o progresso da pesquisa científica por considerar que acentuaria o processo de exclusão social.

  • D.

    acabou com a necessidade de resguardar aspectos da vida privada, ameaçados pelos agentes do governo.

  • A.

    I.

  • B.

    II.

  • C.

    I e III.

  • D.

    II e III.

Com as Grandes Navegações os europeus conquistaram inúmeros territórios ao redor do mundo, ampliaram suas atividades econômicas e estabeleceram contato com diferentes culturas. Nesse processo de expansão, o contato dos europeus com os povos distantes caracterizou-se pelo

  • A.

    intercâmbio esporádico, dificultado pelas diferenças linguísticas e hábitos culturais divergentes.

  • B.

    extenso domínio territorial, sobretudo na África e Ásia, onde existiam povos desenvolvidos e com enormes riquezas industriais.

  • C.

    convívio pacífico, incentivado pelos ideais religiosos cristãos, que fundamentavam a evangelização e a prática da tolerância.

  • D.

    estranhamento, com o outro sendo visto, com frequência, por meio das crendices e lendas que marcavam o imaginário europeu.

O texto trata de uma crise que, direta ou indiretamente, atingiu todo o mundo capitalista. No Brasil, ela repercutiu de forma significativa, pois, com a recessão,

  • A.

    o ritmo de expansão que a economia brasileira havia alcançado ao longo da década de 1930 diminuiu, provocando desemprego e pobreza.

  • B.

    a estabilidade política foi favorecida pelo vertiginoso desenvolvimento da cafeicultura, que reduziu os efeitos da crise que afligia o país.

  • C.

    a produção industrial, que atingira altas taxas de crescimento, chegou a um ponto de saturação, acarretando forte pressão inflacionária no país.

  • D.

    a cafeicultura foi comprometida e os investimentos da elite foram redirecionados para a indústria nacional e a produção de bens de consumo.

Durante as primeiras décadas da colonização portuguesa na América, as iniciativas de explorar economicamente o território se concentraram na formação de grandes propriedades rurais. Para o sucesso desse empreendimento foi importante

  • A.

    a utilização do trabalho livre, primeiro dos povos americanos e, depois, dos africanos, trazidos em grande número para a América.

  • B.

    o aproveitamento da experiência adquirida nas colônias da África, onde se privilegiou a produção do açúcar, com uso do trabalho cativo.

  • C.

    a facilidade de implantação de engenhos, devido à rotina simplificada de trabalho e a existência de centros urbanos próximos.

  • D.

    a adoção de uma produção diversificada de gêneros alimentícios, em sua maioria voltada para o consumo interno.

As repercussões políticas da crise a que o texto se refere foram negativas, sobretudo nos países de fraca tradição democrática, pois, neles, essa crise

  • A.

    favoreceu a instalação de sistema de governo socialista, como na Rússia.

  • B.

    facilitou a ascensão de governos autoritários e ditatoriais, como no Brasil.

  • C.

    possibilitou a adoção de regimes político democráticos, como na Espanha.

  • D.

    permitiu a instituição de estados comunistas e anarquistas, como em Cuba.

  • A.

    o embarque de africanos escravizados para a América, atividade que durou mais de três séculos e fez dos africanos e seus descendentes a principal força de trabalho no Brasil, até o final do século XIX.

  • B.

    o regime de escravidão existente na África subsaariana antes da chegada dos europeus, com o comércio de cativos sendo realizado com as áreas islamizadas ao norte do continente.

  • C.

    as semelhanças existentes entre os africanos escravizados trazidos para a América por mais de três séculos, do ponto de vista social, político, econômico e cultural.

  • D.

    a forma como os africanos escravizados seriam tratados na América, com direito à educação religiosa cristã, assim como à integridade física e à cidadania.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...