Questões de História da Fundação Carlos Chagas (FCC)

Lista completa de Questões de História da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

  • A.

    polícia política do regime militar e caracteriza o medo da sociedade brasileira aos órgãos de repressão desse regime.

  • B.

    liberdade das forças repressivas do país em perseguir dissidentes políticos de diferentes regimes militares da América.

  • C.

    tática de repressão empreendida pela polícia política e mostra o desejo do governo de instaurar a ordem militar no país.

  • D.

    repressão da polícia militar, nas cidades brasileiras, ao comércio ilegal das crianças durante a vigência da ditadura militar.

  • E.

    ação exagerada e arbitrária da polícia política do governo militar brasileiro e o combate ao trabalho infantil e ao narcotráfico.

Na década de 1980, as forças de oposição à ditadura militar brasileira obtiveram significativa vitória nas eleições de 1982. A partir de então, dois projetos se tornaram bandeiras políticas das oposições, no processo de redemocratização do país:

  • A.

    a derrota do governo militar no Colégio Eleitoral e a criação das Comunidades Eclesiais de Base.

  • B.

    a campanha pela Anistia ampla, geral e irrestrita e o Movimento em Defesa dos Direitos Humanos.

  • C.

    a reforma partidária e eleitoral com a criação de diversos partidos e a formação de alianças partidárias.

  • D.

    o estabelecimento de formas de ação sindical e a organização Nacional da Classe Trabalhadora.

  • E.

    o retorno das eleições presidenciais diretas e a instituição de uma Assembleia Nacional Constituinte.

Em Lagoa Santa − município da região metropolitana de Belo Horizonte − foram localizados inúmeros achados arqueológicos, entre eles o fóssil conhecido por Luzia, um dos mais antigos da América. Esse achado contribuiu para a formulação de novas teorias sobre a ocupação do atual território brasileiro. Conteúdos como esse, em sala de aula, permitem

  • A.

    estabelecer a verdade sobre o passado, com base em evidências históricas que possibilitam a formulação de um conhecimento sólido e definitivo sobre a ocupação da América.

  • B.

    concentrar-se no estudo da História, sem a necessidade de recorrer às abordagens interdisciplinares, difíceis de ser realizadas com os alunos ao longo do ensino básico.

  • C.

    romper com a visão eurocêntrica que marcou o ensino da História durante décadas e, assim, facilitar para o aluno a construção da ideia de diversidade que caracteriza a sociedade brasileira.

  • D.

    construir com os alunos uma interpretação linear da História, evitando-se os conceitos de ruptura e permanência, desde a origem da humanidade até os dias de hoje.

Considere as seguintes afirmações sobre a história do Amapá.

I. A costa do Amapá foi descoberta pelo espanhol Vicente Pinzón.

II. Pelo Tratado de Tordesilhas apenas metade do atual espaço amapaense era de Portugal.

III. Durante séculos, ocorreram disputas entre brasileiros e ingleses pela delimitação das fronteiras.

IV. Em meados do século XVIII, o Marques de Pombal ordenou o povoamento de Macapá com colonos açorianos.

Está correto o que consta APENAS em

  • A.

    I e II.

  • B.

    I e III.

  • C.

    I e IV.

  • D.

    II e III.

  • E.

    III e IV.

A criação do Território Federal do Amapá no ano de 1943, atendeu a vários objetivos do governo de Getúlio Vargas, dentre os quais, destaca-se

  • A.

    a desconcentração das atividades industriais que estavam fortemente concentradas no Sul e Sudeste.

  • B.

    a proteção das áreas de fronteiras que apresentavam baixas densidades demográficas.

  • C.

    a necessidade de redimensionar os estados extensos, como era o caso do Pará.

  • D.

    as questões geopolíticas provocadas pela posição do Brasil durante a Segunda Guerra Mundial.

  • E.

    a política expansionista do governo federal frente aos vizinhos Sul-americanos.

Uma característica importante da geografia física do Amapá é o fato de que

  • A.

    cerca de 80% seu território é banhado por afluentes do rio Amazonas.

  • B.

    o relevo é formado predominantemente por planícies fluvio-lacustres.

  • C.

    as antigas florestas que recobriam o estado foram substituídas por cerrados.

  • D.

    mais da metade do seu território é formado por terrenos de origem vulcânica.

  • E.

    apresenta clima equatorial com forte influência da zona de convergência intertropical.

Segundo o Censo 2010, o estado do Amapá

  • A.

    é considerado o de maior taxa de mortalidade infantil do país.

  • B.

    manteve como característica o fraco crescimento demográfico.

  • C.

    apresenta predomínio de adultos e idosos no conjunto da população.

  • D.

    apresenta mais de 80% da população residindo nas áreas urbanas.

  • E.

    apresenta pequeno número de migrantes na sua população.

O toque dos sinos em Minas Gerais é um bem imaterial preservado pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), por ser forma tradicional de comunicação presente em várias cidades mineiras. Dados como esse, próximos à realidade do aluno,

  • A.

    devem ser evitados no ensino de História, por se encontrar distantes dos acontecimentos nacionais e mundiais.

  • B.

    conferem sentido ao conhecimento histórico e auxiliam na compreensão da realidade local.

  • C.

    podem ser largamente utilizados em sala de aula, por dispensar o planejamento devido à proximidade de professores e alunos.

  • D.

    configuram-se como curiosidade própria do turismo, sem estimular o estudo da História.

Em Lagoa Santa − município da região metropolitana de Belo Horizonte − foram localizados inúmeros achados arqueológicos, entre eles o fóssil conhecido por Luzia, um dos mais antigos da América. Esse achado contribuiu para a formulação de novas teorias sobre a ocupação do atual território brasileiro. Conteúdos como esse, em sala de aula, permitem

  • A.

    estabelecer a verdade sobre o passado, com base em evidências históricas que possibilitam a formulação de um conhecimento sólido e definitivo sobre a ocupação da América.

  • B.

    concentrar-se no estudo da História, sem a necessidade de recorrer às abordagens interdisciplinares, difíceis de ser realizadas com os alunos ao longo do ensino básico.

  • C.

    romper com a visão eurocêntrica que marcou o ensino da História durante décadas e, assim, facilitar para o aluno a construção da ideia de diversidade que caracteriza a sociedade brasileira.

  • D.

    construir com os alunos uma interpretação linear da História, evitando-se os conceitos de ruptura e permanência, desde a origem da humanidade até os dias de hoje.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...