Lista completa de Questões de História da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
foi a forma encontrada para incorporar os trabalhadores na vida nacional e mantê-los sob controle no jogo das forças sociais.
ampliou o sistema de representação classista para todos os trabalhadores, urbanos e rurais, inscritos em seus respectivos sindicatos.
manteve à margem da lei as conquistas dos trabalhadores, adquiridas por meio do movimento operário, liderado pelos anarquistas.
estabeleceu regras que facilitavam a organização de entidades sindicais, entre as quais as que autorizavam seu funcionamento livre e autônomo.
O processo revolucionário francês, iniciado em 1789, conhecido como Revolução Francesa, ajudou a construir a própria sociedade contemporânea, pois essa Revolução
incorporou uma dimensão social e popular que a universalizou, tornando-a uma inspiração para todos os que lutavam pela liberdade.
consolidou valores burgueses, disciplinando a ação do capital com o objetivo de dar à maioria da população condições de se sublevar.
condicionou o capital ao trabalho, acentuando o caráter igualitário das relações político-ideológicas expressas nos Direitos do Homem.
ocasionou transformações econômicas e sociais que destruíram o feudalismo, favorecendo a ruptura dos laços de dominação burguesa.
conciliar as diferentes classes sociais do país, por meio da valorização do trabalho, da disciplina e do estímulo ao desenvolvimento do nacionalismo.
promover a industrialização do país, mas sem que isso implicasse subordinação e dependência em relação às potências estrangeiras, como os Estados Unidos.
estimular a industrialização mediante associação com o capital estrangeiro, por meio da utilização de empréstimos e da instalação de empresas multinacionais no país.
consolidar o perfil econômico do país, estimulando a agroindústria e os setores agrícolas voltados ao mercado externo.
O texto refere-se a uma problemática relacionada à Crise de 1929, nos Estados Unidos. Sobre essa crise é correto afirmar que a
industrialização acelerada dos países emergentes alterou a dinâmica das relações internacionais, provocou o desemprego e a busca de mercados consumidores para as manufaturas excedentes dos países industrializados.
superprodução no campo e nas fábricas resultou da modernização e mecanização desenvolvidas nos anos 1920, que não foram acompanhadas de medidas que estimulassem o consumo e a geração de renda.
desestabilização da sociedade europeia contribuiu para ampliar a produção de matérias-primas nos países subdesenvolvidos sem a contrapartida de um amplo aumento do consumo de manufaturados nessas áreas periféricas.
internacionalização da economia associada a novas formas de gerenciamento da produção e novas tecnologias, ao eliminar grande número de empregos, reduziu o consumo e promoveu a superprodução no campo e nas cidades.
política nacional reformista compatibilizou o combate ao surto inflacionário com a política de desenvolvimento da periferia urbana.
modernização da economia foi acompanhada da estagnação do crescimento e do avanço da favelização nas grandes cidades.
favelização avançou lado a lado com o crescimento econômico, como uma espécie de contraface do Milagre econômico.
mecanização da produção agrícola fixou o trabalhador no campo; contudo, promoveu a miséria e a pobreza da população nas cidades.
Com base no texto, está correto afirmar que na Alemanha de Hitler o cinema
vinculou-se essencialmente à divulgação da ideologia do espaço vital.
inaugurou uma nova modalidade política para contagiar as multidões.
acirrou disputas nacionalistas e manifestações favoráveis aos semitas.
tornou-se uma peça vital de todo o mecanismo da propaganda nazista.
foram ditaduras originadas de golpes e fizeram amplo uso da repressão e da violência contra os cidadãos.
representaram os anseios do povo brasileiro e se caracterizaram pela conciliação com setores mais populares.
promoveram uma acentuada disseminação da pequena propriedade rural e uma política de desagregação social no país.
encaminharam-se para a reafirmação do nacionalismo e para a manutenção de uma política externa independente.
Considerando o contexto da Segunda Guerra Mundial e o avanço dos exércitos alemães na Europa, é correto afirmar que a situação apresentada no filme A Volta
representava o equilíbrio das forças nacionalistas e internacionais em 1941.
contribuía para acirrar o nacionalismo e justificar a invasão alemã na Polônia.
revelava as atrocidades cometidas por nações inimigas da Alemanha, como a Polônia.
demonstrava o apoio maciço dos intelectuais alemães a Adolf Hitler, naquele momento.
implantação do capitalismo no campo, que transformou os latifúndios em terras produtivas e a luta pela reforma agrária em coisa do passado.
transformação do latifúndio em grandes empresas rurais produtivas, gerando milhões de emprego no campo, estimulando o êxodo urbano.
superação do antigo modelo brasileiro de reforma agrária, encerrando o ciclo de distributivismo equitativo de terras improdutivas no país.
expulsão da população do campo e sua concentração nas grandes cidades, provocando a favelização e o inchaço da periferia urbana.
Em outubro de 1949, Mao Tsé-tung, derrotando os nacionalistas, proclamou a República Popular da China. No interior do chamado campo socialista esse fato foi de suma importância, uma vez que
a Revolução possibilitou a criação, em 1950, do bloco de Estados desvinculados dos blocos geopolíticos da Guerra Fria: os Países Não Alinhados.
o mundo vivenciava plenamente a Guerra Fria e, naquele contexto, a adesão da China representou uma grande vitória para o socialismo.
a Revolução Socialista Chinesa, no auge da Guerra Fria, quase precipitou o mundo em uma nova guerra nuclear entre os blocos capitalista e socialista.
a conversão da China ao sistema socialista, no contexto da Guerra Fria, retraiu os Movimentos Nacionais pela Libertação dos países no Oriente Médio.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...