Lista completa de Questões de Legislação Estadual, Distrital e Municipal para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Legislação Estadual, Distrital e Municipal - Constituição do Estado da Paraíba - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2013
De acordo com a Constituição do Estado da Paraíba, a Assembleia Legislativa
deliberará, na sessão legislativa extraordinária, sobre a matéria para a qual foi convocada, bem como sobre as três últimas matérias que iniciaram debates ou votação.
reunir-se-á, na Capital do Estado, anualmente, de vinte de janeiro a vinte de dezembro.
será convocada extraordinariamente pelo Governador do Estado em caso de intervenção nos Municípios, detentor da competência privativa relativa à intervenção.
será convocada extraordinariamente pelo Presidente da Assembleia, a requerimento do Governador ou de Secretário de Estado em caso de urgência ou interesse público relevante.
reunir-se-á em sessões preparatórias, a partir de primeiro de fevereiro, no primeiro ano da legislatura, para a posse de seus membros e eleição da Mesa.
Legislação Estadual, Distrital e Municipal - Constituição do Estado do Mato Grosso do Sul - Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC - PR) - 2013
Sobre as Competências do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul (TCEMS), é CORRETO afirmar que:
ao Tribunal compete a fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial do Estado e dos municípios quanto à legalidade, legitimidade, economicidade, aplicação de subvenções e renúncia de receitas.
não cabe ao TCEMS a competência de emitir parecer prévio sobre as contas que o governador e os prefeitos prestem anualmente, pois influenciaria ilegalmente na emissão de parecer final conclusivo das contas das referidas autoridades públicas.
compete ao TCEMS julgar apenas as contas das pessoas jurídicas sujeitas à sua jurisdição, na condição de autoridade pública que, de alguma forma, atua na gestão de receitas públicas.
compete ao TCEMS realizar, por iniciativa do Poder Legislativo ou de comissão técnica ou de inquérito, inspeções ou auditorias contábeis, financeiras, orçamentárias, operacionais ou patrimoniais nas contas de seus jurisdicionados. Logo, o TCEMS não pode, por iniciativa própria, iniciar e julgar procedimentos investigatórios sobre as contas públicas, em respeito ao princípio do devido processo legal.
compete ao TCEMS revogar a execução do ato impugnado, comunicando a decisão ao Poder Legislativo competente.
Legislação Estadual, Distrital e Municipal - Constituição do Estado da Paraíba - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2013
De acordo com a Constituição do Estado da Paraíba, NÃO será objeto de delegação a matéria
legislativa sobre diretrizes orçamentárias.
reservada à lei complementar.
legislativa sobre a proteção e defesa à saúde.
legislativa sobre a organização do Ministério Público.
legislativa sobre planos plurianuais.
Legislação Estadual, Distrital e Municipal - Constituição do Estado do Mato Grosso do Sul - Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC - PR) - 2013
Para os efeitos das normas do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul, é considerada infração toda violação de prescrição constitucional, legal ou regulamentar que discipline a prática de atos sujeitos ao controle externo, tais como:
a efetivação, mesmo que potencial, de prestação de contas no prazo estabelecido.
o ato que acarrete, efetiva ou potencialmente, dano ao erário.
a criação ou o provimento de cargos públicos sem prévia autorização do Tribunal de Contas.
a prática de qualquer ato administrativo conforme os requisitos formais ou materiais exigidos e a falta de transparência nas contas públicas.
a sonegação de quaisquer dados, informações ou documentos solicitados regularmente pela autoridade do Tribunal ou do Ministério Público de Contas, exceto os atos já fiscalizados pelo controle interno do ente administrativo sindicado pelo Tribunal de Contas.
Legislação Estadual, Distrital e Municipal - Estatuto dos Servidores Públicos Civis do Estado do Maranhão - Lei nº 6.107/1994 - Fundação Getúlio Vargas (FGV) - 2013
Legislação Estadual, Distrital e Municipal - Constituição do Estado da Paraíba - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2013
De acordo com a Constituição do Estado da Paraíba, o Governador do Estado ficará suspenso de suas funções, quando acusado de cometer infrações penais comuns,
se recebida a denúncia ou queixa-crime pelo Supremo Tribunal Federal.
após a instauração do respectivo processo pela Assembleia Legislativa.
se recebida a denúncia ou queixa-crime pelo Superior Tribunal de Justiça.
após trinta dias da instauração do respectivo processo pela Assembleia Legislativa.
após votação específica sobre a suspensão pela Assembleia Legislativa que decidirá pela maioria relativa de seus membros.
Legislação Estadual, Distrital e Municipal - Município de Salvador - Legislação Aplicada - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2013
No que se refere aos vãos, iluminação e ventilação de novas edificações, o Código de Obras do Município de Salvador estabelece:
Legislação Estadual, Distrital e Municipal - Constituição do Estado do Maranhão - Fundação Getúlio Vargas (FGV) - 2013
A Segurança Pública, dever do Estado, direito e responsabilidade de todos, é exercida com vistas à preservação da ordem pública e incolumidade das pessoas e do patrimônio pelos órgãos da Polícia Militar e da Polícia Civil. De acordo com a Constituição do Estado do Maranhão, analise as afirmativas a seguir. I. À Polícia Militar, organizada com base na hierarquia e disciplina, força auxiliar e reserva do Exército, regida por lei especial, compete o policiamento ostensivo, a segurança do trânsito urbano e rodoviário, de florestas e mananciais e as ações relacionadas com a prevenção, preservação e restauração da ordem pública. II. À Polícia Civil, dirigida por Delegado de Polícia de carreira, incumbe as funções de polícia judiciária e a apuração de infrações penais, exceto as militares. III. Ao Corpo de Bombeiros Militar, órgão central do sistema de defesa civil do Estado, estruturado por lei especial, cabe, dentre suas atribuições, estabelecer e executar a política estadual de defesa civil, articulada com o sistema nacional de defesa civil. Assinale:
Legislação Estadual, Distrital e Municipal - Constituição do Estado da Paraíba - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2013
O Chefe do Poder Executivo, dentre as suas atribuições previstas na Constituição do Estado da Paraíba, NÃO poderá delegar por Decreto Governamental, aos Secretários de Estado e ao Procurador-Geral do Estado, a atribuição de
celebrar convênios, empréstimos, acordos e atos congêneres, sujeitos a referendo da Assembleia Legislativa.
nomear e exonerar os Secretários de Estado.
remeter mensagem e plano de governo à Assembleia Legislativa por ocasião da abertura da sessão legislativa.
realizar operações de crédito, autorizado pela Assembleia Legislativa.
prestar, anualmente, à Assembleia Legislativa, as contas referentes ao exercício anterior.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...