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Legislação Estadual, Distrital e Municipal - Legislação Ambiental do Estado do Espírito Santo - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
O licenciamento ambiental, considerado instrumento preventivo, consiste em um procedimento uno, dividido em três fases distintas no âmbito federal, ou seja, em três licenças que estabelecem condições e medidas de controle ambiental, que deverão ser observadas pelo empreendedor. Por outro lado, o Decreto Estadual n.º1.777-R/2007, de forma inovadora, apresenta diferentes tipos de licenças e autorizações, com distintos prazos de validade mínimos e máximos. Com relação ao que estabelece esse decreto, julgue os itens seguintes.
A licença ambiental de regularização (LAR) não possui prazo máximo.
Legislação Estadual, Distrital e Municipal - Legislação Ambiental do Estado do Espírito Santo - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
O licenciamento ambiental, considerado instrumento preventivo, consiste em um procedimento uno, dividido em três fases distintas no âmbito federal, ou seja, em três licenças que estabelecem condições e medidas de controle ambiental, que deverão ser observadas pelo empreendedor. Por outro lado, o Decreto Estadual n.º1.777-R/2007, de forma inovadora, apresenta diferentes tipos de licenças e autorizações, com distintos prazos de validade mínimos e máximos. Com relação ao que estabelece esse decreto, julgue os itens seguintes.
O prazo máximo de licença de instalação é maior que o de licença de operação.
Legislação Estadual, Distrital e Municipal - Município de Recife - Universidade de Pernambuco (UPE / UPENET / IAUPE) - 2007
Pela Constituição vigente, o Município está autorizado a criar guarda municipal com o objetivo de
auxiliar na preservação da ordem pública no âmbito de seu território.
manter a integridade nacional.
colaborar com a polícia civil na função de polícia judiciária.
proteger bens, serviços e instalações do Município.
preservar os locais do crime.
Legislação Estadual, Distrital e Municipal - Legislação Tributária do Estado de Minas Gerais - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2007
De acordo com a legislação do Estado de Minas Gerais, NÃO se trata de contribuinte do imposto de transmissão causa mortis e doação de quaisquer bens ou direitos:
Legislação Estadual, Distrital e Municipal - Constituição do Estado de Goiás - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2007
Segundo a Constituição do Estado de Goiás, compete ao Tribunal de Contas do Estado realizar inspeções e auditorias de natureza contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial, nas unidades administrativas dos Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, por iniciativa dos seguintes entes públicos, exceto,
do Governo do Estado.
da Assembléia Legislativa.
de comissão técnica.
de comissão de inquérito.
do próprio Tribunal.
Legislação Estadual, Distrital e Municipal - Constituição do Estado de Goiás - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2007
De acordo com a Constituição do Estado de Goiás, ordenar, por solicitação do Tribunal de Contas do Estado, a sustação de contratos por ele impugnados é competência privativa da(do)
Procuradoria-Geral de Contas.
Plenário do Tribunal de Contas do Estado.
Governador do Estado.
Presidente do Tribunal de Contas do Estado.
Assembléia Legislativa.
Legislação Estadual, Distrital e Municipal - Lei Estadual n.º 5.818/1998 - Institui a Política Estadual de Recursos Hídricos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
A bacia hidrográfica é a unidade territorial para implementação da Política Nacional de Recursos Hídricos e atuação do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos. De forma semelhante, para a Política Estadual de Recursos Hídricos do Espírito Santo, a bacia hidrográfica é a unidade físico-territorial de planejamento, gerenciamento e enquadramento das águas, consideradas as influências por estas recebidas do meio físico, antrópico e biótico, das regiões limítrofes e camadas subjacentes do solo. Considerando essas informações e os dispositivos da Lei n.º 9.433/1997 e da Lei n.º 5.818/1998, julgue os itens seguintes.
Uma das diretrizes da Política Estadual de Recursos Hídricos do Espírito Santo é a gestão sistemática das águas, sem dissociação dos aspectos de quantidade e qualidade.
Legislação Estadual, Distrital e Municipal - Lei Estadual n.º 5.818/1998 - Institui a Política Estadual de Recursos Hídricos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
A bacia hidrográfica é a unidade territorial para implementação da Política Nacional de Recursos Hídricos e atuação do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos. De forma semelhante, para a Política Estadual de Recursos Hídricos do Espírito Santo, a bacia hidrográfica é a unidade físico-territorial de planejamento, gerenciamento e enquadramento das águas, consideradas as influências por estas recebidas do meio físico, antrópico e biótico, das regiões limítrofes e camadas subjacentes do solo. Considerando essas informações e os dispositivos da Lei n.º 9.433/1997 e da Lei n.º 5.818/1998, julgue os itens seguintes.
Na lei estadual, há definição legal de bacia hidrográfica como sendo a área drenada por um curso d'água, ou por uma série de cursos d'água, de tal forma que toda vazão efluente seja descarregada através de várias saídas, na porção mais alta do seu contorno.
Legislação Estadual, Distrital e Municipal - Constituição do Estado de Minas Gerais - Fundação de desenvolvimento da pesquisa (FUNDEP / UFMG) - 2007
De acordo com a Constituição do Estado de Minas Gerais, a respeito dos Juízes de Direito, assinale a alternativa CORRETA.
O magistrado pode ser exonerado por decisão do Tribunal de Justiça, pelo voto da maioria de seus membros e assegurada ampla defesa, por ato ou por omissão ocorridos antes do vitaliciamento.
O magistrado pode ser suspenso do cargo, até o julgamento definitivo por crime comum ou de responsabilidade, cometido no exercício ou em razão do cargo quando manifestamente negligente no cumprimento dos deveres do cargo, dotado de insuficiente capacidade técnica de trabalho, ou cujo procedimento seja incompatível com a dignidade, a honra e o decoro de suas funções, mediante deliberação do Tribunal de Justiça.
É assegurado ao Estado o direito de regresso contra o responsável por dano causado às partes em processo judicial decorrente de decisão judicial caracterizadora de erro judiciário em ação de reparação de danos.
Caracteriza crime de responsabilidade do magistrado retardar, praticar indevidamente ou deixar de praticar ato de ofício, em processo judicial, com ofensa à lei, para satisfazer sentimento pessoal ou interesse próprio.
Legislação Estadual, Distrital e Municipal - Lei Complementar nº 59/2001 - Contém a Organização e Divisão Judiciárias do Estado de Minas Gerais. - Fundação de desenvolvimento da pesquisa (FUNDEP / UFMG) - 2007
Analise as seguintes afirmativas a respeito da disciplina dos Juizados Especiais implementada pela Lei Complementar n. 59/2001.
I. As Turmas Recursais são compostas por Juízes de Direito e por Juízes leigos, com jurisdição na sede de sua comarca ou de comarca que integre o seu grupo jurisdicional, indicados pela Corte Superior, para um período de três anos, permitida uma recondução e vedada a recusa.
II. Deverá ser implantada em toda comarca do Estado vara especializada com competência para processar e julgar os feitos da competência dos Juizados Especiais Cíveis e Criminais.
III. O Presidente da Turma Recursal exercerá o juízo de admissibilidade do recurso de agravo de instrumento interposto contra sua decisão que inadmitiu o Recurso Extraordinário para o Supremo Tribunal Federal.
IV. Devem ser vitalícios os juízes togados integrantes das Turmas Recursais.
A partir dessa análise, pode-se concluir que
apenas as afirmativas I e II estão incorretas.
apenas as afirmativas II e IV estão incorretas.
apenas as afirmativas I e III estão incorretas.
todas as afirmativas estão incorretas.
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