Questões de Legislação Federal do ano 2011

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Calculando o valor da declividade longitudinal das Pistas 1 e 2, obtém-se, respectivamente,

  • A.

    0,42% e 0,10%.

  • B.

    2,57% e 1,30%.

  • C.

    0,93% e 0,52%.

  • D.

    2,40% e 1,00%.

  • E.

    0,74% e 0,30%.

A identificação correta das cabeceiras das pistas de pouso e decolagem existentes no aeródromo corresponde a

  • A.

    10 e 29.

  • B.

    11 e 28.

  • C.

    11 L e 28 R.

  • D.

    11 L/29 R e 11 R/29 L.

  • E.

    11 R/29 R e 11 L/29 L.

De acordo com a distância entre os eixos longitudinais das pistas e as altitudes das cabeceiras, está correto afirmar:

  • A.

    A MDA dos procedimentos de aproximação é a mesma, independente da cabeceira em uso.

  • B.

    Todas as operações de decolagem devem ser efetuadas da cabeceira que tiver maior altitude.

  • C.

    Todas as operações de decolagem deverão ser executadas na Pista 1.

  • D.

    A distância entre os eixos longitudinais das pistas possibilita a execução simultânea de procedimentos de aproximações para pouso.

  • E.

    As operações nas pistas deverão ser exclusivas, isto é, Pista 1 para operações de pouso e Pista 2 para operações de decolagem.

O Indicador de Localidade ICAO e o Código IATA do Aeródromo de Brasília, respectivamente, são:

  • A.

    SBBR e BSB.

  • B.

    SBSB e BRS.

  • C.

    BRAS e BRS.

  • D.

    SBBS e BSB.

  • E.

    BBSB e BRA.

Analise:

I. A detecção do código SSR 7700 por um sistema radar de um órgão de Controle de Tráfego Aéreo deve ser considerado

como um Incidente SAR.

II. O início da PRECOM sempre será de responsabilidade do Centro de Coordenação de Salvamento da área onde ocorreu

o Incidente SAR.

III. A conclusão da EXCOM "sem sucesso" na localização da aeronave desaparecida faz com que a Fase da Emergência

evolua diretamente para a Fase de Perigo.

IV. A área delimitada pela autonomia do objeto de busca em todas as direções possíveis, a partir da última posição

conhecida, é denominada Área de Probabilidade Genérica.

Considerando V (Verdadeiro) e F (Falso), os itens I, II, III e IV são, respectivamente:

  • A.

    V; F; V; F.

  • B.

    F; V; V; F.

  • C.

    V; V; F; V.

  • D.

    F; V; V; V.

  • E.

    V; F; F; F.

Durante as fases de aproximação para pouso de um determinado aeródromo são utilizados auxílios à navegação aérea que disponibilizam orientações de trajetória de planeio e de distância contínua em relação à cabeceira da pista. Dentre os auxílios abaixo, aqueles que fornecem, respectivamente, tais informações são:

  • A.

    ILS e VOR.

  • B.

    VOR e ILS.

  • C.

    ILS e DME.

  • D.

    VOR e DME.

  • E.

    DME e VOR.

Considerando V (Verdadeiro) e F (Falso), os itens I, II, III e IV são, respectivamente:

  • A.

    V; F; F; F.

  • B.

    V; F; F; V.

  • C.

    F; V; V; F.

  • D.

    V; V; F; V.

  • E.

    F; V; V; V.

As mensagens ATS, referentes ao movimento real ou previsto de aeronaves, as quais são utilizadas para atualização dos dados de um plano de voo apresentado, são:

  • A.

    FPL; RPL; CHG; CPL.

  • B.

    CHG; EST; ARR; FPL.

  • C.

    CNL; EST; ARR; DEP.

  • D.

    DLA; FPL; CHG; DEP.

  • E.

    CNL; CHG; DEP; DLA.

Analise:

I. A REDEMET é o principal meio de veiculação das informações meteorológicas operacionais aos usuários do SISCEAB.

II. Nas operações aéreas militares, as comunicações entre os COPM e as aeronaves militares são efetuadas através da

rede de VHF.

III. O ILS proporciona ao piloto uma informação eletrônica do alinhamento com o eixo da pista e do ângulo de descida, na

aproximação final para o pouso.

IV. O VOR fornece uma medida de posição azimutal e de distância da aeronave em relação à fonte de sinal.

V. Os auxílios visuais luminosos são considerados como auxílios à navegação aérea.

Considerando V (Verdadeiro) e F (Falso), os itens I, II, III, IV e V são, respectivamente:

  • A.

    F; V; F; F; V.

  • B.

    V; F; V; F; V.

  • C.

    F; V; F; V; F.

  • D.

    V; V; F; F; V.

  • E.

    V; F; V; F; F.

A precedência correta entre os indicadores de prioridade utilizados nas mensagens telegráficas veiculadas através do Serviço Fixo Aeronáutico corresponde a:

  • A.

    SS; DD; GG; FF; KK.

  • B.

    KK; GG; SS; DD; FF.

  • C.

    SS; DD; FF; GG; KK.

  • D.

    DD; SS; GG; FF; KK.

  • E.

    GG; FF; KK; DD; SS.

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