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O Plano Básico de Zona de Proteção de Aeródromos, o Plano Básico de Zoneamento de Ruído, o Plano de Zona de Proteção de Helipontos e os Planos de Zona de Proteção e Auxílios à Navegação Aérea serão aprovados por ato do
Ministro da Justiça.
Ministro da Defesa.
Presidente da República.
Ministro da Aeronáutica.
Ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão.
O contrato de arrendamento de aeronave deverá ser feito por instrumento
público obrigatório, com a assinatura de uma testemunha, e inscrito no Registro Aeronáutico Brasileiro.
público obrigatório, com a assinatura de três testemunhas, e inscrito no Registro Aeronáutico Brasileiro.
público ou particular, com a assinatura de duas testemunhas, e registrado no Cartório de Títulos e Documentos competente.
público obrigatório, com a assinatura de duas testemunhas, facultado o seu Registro Aeronáutico Brasileiro.
público ou particular, com a assinatura de duas testemunhas, e inscrito no Registro Aeronáutico Brasileiro.
O Comandante de Aeronave
não tem seu nome constante do Diário de Bordo.
poderá, sob sua responsabilidade, adiar ou suspender a partida da aeronave, quando julgar indispensável à segurança do voo.
poderá delegar a outro membro da tripulação as atribuições que se relacionem com a segurança do voo.
não é responsável pela guarda de bagagens despachadas, ainda que lhe sejam asseguradas pelo proprietário ou explorador condições de verificar a quantidade e estado das mesmas.
é responsável pela segurança da aeronave, porém não pela operação da mesma.
As especificações contidas nos documentos da ICAO, cujas aplicações são consideradas necessárias para a segurança e regularidade da navegação aérea internacional, são denominadas:
Normas.
Requisitos Operacionais.
Métodos Recomendados.
Procedimentos Suplementares Regionais.
Procedimentos para o Serviço de Navegação Aérea.
Analise: I
membro da Organização.
II
. O escritório da ICAO responsável pela Região SAM está localizado na cidade de Lima (Peru).III
. Os procedimentos estabelecidos pela ICAO, que são aplicáveis à navegação aérea internacional, estão focados somenteno segmento da aviação civil.
IV
. Os documentos expedidos pela ICAO, sempre que necessário, são redigidos nos seguintes idiomas: Inglês, Árabe,Chinês, Francês, Russo e Espanhol.
Considerando V (Verdadeiro) e F (Falso), os itens
I, II, III e IV são, respectivamente:V; F; V; F.
F; V; F; V.
F; V; V; V.
F; V; V; F.
V; F; F; V.
A aviação é uma atividade de transporte que envolve distintos níveis de operação e de tarefas interligadas, algumas de elevada complexidade e sujeitas a numerosos estressores ocupacionais. Nesse contexto, representa corretamente um Ato Inseguro, dentre outros, que pode influenciar na ocorrência de um incidente aeronáutico:
Ambiente físico.
Fatores pessoais.
Ambiente tecnológico.
Limitações físicas.
Erro de percepção.
O gerenciamento dos riscos à segurança operacional dos serviços de navegação aérea é um processo que inclui a identificação de perigos concretos, a avaliação dos riscos decorrentes e a adoção de medidas corretivas ou mitigadoras que eliminem ou minimizem esses riscos. A responsabilidade pela regulamentação desse processo, no âmbito nacional, é
da Secretaria de Aviação Civil.
da Agência Nacional de Aviação Civil.
do Departamento de Controle do Espaço Aéreo.
do Sistema de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos.
do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos.
De acordo com o Código Brasileiro de Aeronáutica, analise: I
II
. As aeronaves civis são consideradas como situadas no território do Estado de sua nacionalidade, independente de suamissão.
III
. É facultada ao piloto em comando, de uma aeronave proveniente do exterior, a decisão para definir se o primeiro pousoem território nacional deva ser efetuado em aeroporto internacional.
IV
. Não prevalece a extraterritorialidade em relação à aeronave privada, que se considera sujeita à lei do Estado onde seencontre, salvo na hipótese de estar a serviço do Estado.
Considerando V (Verdadeiro) e F (Falso), os itens
I, II, III, e IV são, respectivamente:V; F; F; V.
F; V; F; F.
F; V; V; V.
F; V; V; F.
V; F; V; V.
Analise: I
II
. Nenhum aeródromo público poderá ser utilizado se não estiver devidamente registrado.III
. Os aeródromos públicos serão abertos ao tráfego por meio de um processo de homologação.IV
. Desde que autorizado formalmente pelo proprietário, um aeródromo privado poderá ser explorado comercialmente.V
. Denomina-se aeroporto todo aeródromo dotado de instalações para apoio de operações de aeronaves e de embarque edesembarque de pessoas e cargas.
Considerando V (Verdadeiro) e F (Falso), os itens
I, II, III, IV e V são, respectivamente:V; F; F; V; V.
F; V; V; F; F.
V; V; F; V; V.
F; V; V; V; F.
F; F; V; F; F.
As informações específicas, relacionadas com o planejamento de um voo, ou parte deste, devem ser apresentadas aos órgãos prestadores de serviços de tráfego aéreo por meio de um Plano de Voo. Nesse sentido, está correto afirmar:
Sua apresentação é obrigatória antes da partida da aeronave de qualquer aeródromo situado no território nacional.
Sua apresentação é obrigatória sempre que se pretender voar através de fronteiras internacionais.
Sua validade é de 45 (quarenta e cinco) minutos a partir da hora de sua apresentação.
A informação da EOBT constante no Plano de Voo apresentado estabelece a hora limite de decolagem.
Prioritariamente, o Plano de Voo deve ser apresentado diretamente a um órgão de controle de tráfego aéreo.
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