Lista completa de Questões de Legislação Federal da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
De acordo com o Código Brasileiro de Aeronáutica, analise: I
II
. As aeronaves civis são consideradas como situadas no território do Estado de sua nacionalidade, independente de suamissão.
III
. É facultada ao piloto em comando, de uma aeronave proveniente do exterior, a decisão para definir se o primeiro pousoem território nacional deva ser efetuado em aeroporto internacional.
IV
. Não prevalece a extraterritorialidade em relação à aeronave privada, que se considera sujeita à lei do Estado onde seencontre, salvo na hipótese de estar a serviço do Estado.
Considerando V (Verdadeiro) e F (Falso), os itens
I, II, III, e IV são, respectivamente:V; F; F; V.
F; V; F; F.
F; V; V; V.
F; V; V; F.
V; F; V; V.
Analise: I
II
. Nenhum aeródromo público poderá ser utilizado se não estiver devidamente registrado.III
. Os aeródromos públicos serão abertos ao tráfego por meio de um processo de homologação.IV
. Desde que autorizado formalmente pelo proprietário, um aeródromo privado poderá ser explorado comercialmente.V
. Denomina-se aeroporto todo aeródromo dotado de instalações para apoio de operações de aeronaves e de embarque edesembarque de pessoas e cargas.
Considerando V (Verdadeiro) e F (Falso), os itens
I, II, III, IV e V são, respectivamente:V; F; F; V; V.
F; V; V; F; F.
V; V; F; V; V.
F; V; V; V; F.
F; F; V; F; F.
As informações específicas, relacionadas com o planejamento de um voo, ou parte deste, devem ser apresentadas aos órgãos prestadores de serviços de tráfego aéreo por meio de um Plano de Voo. Nesse sentido, está correto afirmar:
Sua apresentação é obrigatória antes da partida da aeronave de qualquer aeródromo situado no território nacional.
Sua apresentação é obrigatória sempre que se pretender voar através de fronteiras internacionais.
Sua validade é de 45 (quarenta e cinco) minutos a partir da hora de sua apresentação.
A informação da EOBT constante no Plano de Voo apresentado estabelece a hora limite de decolagem.
Prioritariamente, o Plano de Voo deve ser apresentado diretamente a um órgão de controle de tráfego aéreo.
Calculando o valor da declividade longitudinal das Pistas 1 e 2, obtém-se, respectivamente,
0,42% e 0,10%.
2,57% e 1,30%.
0,93% e 0,52%.
2,40% e 1,00%.
0,74% e 0,30%.
A identificação correta das cabeceiras das pistas de pouso e decolagem existentes no aeródromo corresponde a
10 e 29.
11 e 28.
11 L e 28 R.
11 L/29 R e 11 R/29 L.
11 R/29 R e 11 L/29 L.
De acordo com a distância entre os eixos longitudinais das pistas e as altitudes das cabeceiras, está correto afirmar:
A MDA dos procedimentos de aproximação é a mesma, independente da cabeceira em uso.
Todas as operações de decolagem devem ser efetuadas da cabeceira que tiver maior altitude.
Todas as operações de decolagem deverão ser executadas na Pista 1.
A distância entre os eixos longitudinais das pistas possibilita a execução simultânea de procedimentos de aproximações para pouso.
As operações nas pistas deverão ser exclusivas, isto é, Pista 1 para operações de pouso e Pista 2 para operações de decolagem.
O Indicador de Localidade ICAO e o Código IATA do Aeródromo de Brasília, respectivamente, são:
SBBR e BSB.
SBSB e BRS.
BRAS e BRS.
SBBS e BSB.
BBSB e BRA.
Analise: I
como um Incidente SAR.
II
. O início da PRECOM sempre será de responsabilidade do Centro de Coordenação de Salvamento da área onde ocorreuo Incidente SAR.
III
. A conclusão da EXCOM "sem sucesso" na localização da aeronave desaparecida faz com que a Fase da Emergênciaevolua diretamente para a Fase de Perigo.
IV
. A área delimitada pela autonomia do objeto de busca em todas as direções possíveis, a partir da última posiçãoconhecida, é denominada Área de Probabilidade Genérica.
Considerando V (Verdadeiro) e F (Falso), os itens
I, II, III e IV são, respectivamente:V; F; V; F.
F; V; V; F.
V; V; F; V.
F; V; V; V.
V; F; F; F.
Durante as fases de aproximação para pouso de um determinado aeródromo são utilizados auxílios à navegação aérea que disponibilizam orientações de trajetória de planeio e de distância contínua em relação à cabeceira da pista. Dentre os auxílios abaixo, aqueles que fornecem, respectivamente, tais informações são:
ILS e VOR.
VOR e ILS.
ILS e DME.
VOR e DME.
DME e VOR.
Considerando V (Verdadeiro) e F (Falso), os itens I, II, III e IV são, respectivamente:
V; F; F; F.
V; F; F; V.
F; V; V; F.
V; V; F; V.
F; V; V; V.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...