Lista completa de Questões de Legislação Federal da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
As mensagens ATS, referentes ao movimento real ou previsto de aeronaves, as quais são utilizadas para atualização dos dados de um plano de voo apresentado, são:
FPL; RPL; CHG; CPL.
CHG; EST; ARR; FPL.
CNL; EST; ARR; DEP.
DLA; FPL; CHG; DEP.
CNL; CHG; DEP; DLA.
Analise: I
II
. Nas operações aéreas militares, as comunicações entre os COPM e as aeronaves militares são efetuadas através darede de VHF.
III
. O ILS proporciona ao piloto uma informação eletrônica do alinhamento com o eixo da pista e do ângulo de descida, naaproximação final para o pouso.
IV
. O VOR fornece uma medida de posição azimutal e de distância da aeronave em relação à fonte de sinal.V
. Os auxílios visuais luminosos são considerados como auxílios à navegação aérea.Considerando V (Verdadeiro) e F (Falso), os itens
I, II, III, IV e V são, respectivamente:F; V; F; F; V.
V; F; V; F; V.
F; V; F; V; F.
V; V; F; F; V.
V; F; V; F; F.
A precedência correta entre os indicadores de prioridade utilizados nas mensagens telegráficas veiculadas através do Serviço Fixo Aeronáutico corresponde a:
SS; DD; GG; FF; KK.
KK; GG; SS; DD; FF.
SS; DD; FF; GG; KK.
DD; SS; GG; FF; KK.
GG; FF; KK; DD; SS.
A falha simultânea nos dois servidores do Centro de Comutação Automática de Mensagens (CCAM) faz com que os assinantes não mais recebam mensagens de confirmação de recebimento (QSL). Nessa situação, os usuários do Serviço Fixo Aeronáutico perderão a possibilidade de acesso ao
STPV e CPDLC.
STPV e RACAM.
SISNOTAM e RACAM.
Banco OPMET e RACAM.
Banco OPMET e SISNOTAM.
Analise o conteúdo dessa informação: Rio de Janeiro International Airport
OK − altimeter setting 1018 − temperature 25 degrees − Landing and departure runways 10/15 − advise you have received
Information Alfa.
A informação aeronáutica, cujo formato contém os dados apresentados no texto acima, é denominada:
ATIS.
AIREP.
NOTAM.
METAR.
SIGMET.
Analise: I
pela elaboração de mensagens sobre fenômenos meteorológicos.
II
. A EMS é um órgão destinado a elaborar observações rotineiras de superfície a serem divulgadas através de TAF.III
. O SPECI é confeccionado quando, entre duas mensagens METAR consecutivas, houver um agravamento ou melhoriadas condições meteorológicas da localidade.
IV
. A rede de Centros Meteorológicos elabora e divulga prognósticos sobre fenômenos meteorológicos de interesseaeronáutico que ainda não estão ocorrendo, mas que poderão ocorrer nas próximas vinte e quatro horas.
Considerando V (Verdadeiro) e F (Falso), os itens
I, II, III e IV são, respectivamente:F; V; F; F.
V; F; V; V.
F; V; F; V.
V; V; F; F.
V; F; V; F.
Dentre as informações que compõem o conteúdo de um METAR estão os dados referentes à direção e intensidade do vento, os quais são obtidos por meio da observação do comportamento das condições meteorológicas da localidade. Nesse contexto, está correto afirmar que
a intensidade do vento é especificada em milhas náuticas.
a intensidade do vento é especificada em milhas terrestres.
a direção do vento é especificada em relação ao norte magnético.
o sentido de deslocamento do vento é considerado conforme a procedência desse vento.
o sentido de deslocamento do vento é considerado conforme a direção desse vento.
No conteúdo do METAR ou SPECI, as informações referentes às nuvens devem ser representativas do aeródromo e sua vizinhança, sendo que, para informar a quantidade presente na área de observação, o profissional de meteorologia deve utilizar- se de abreviaturas específicas. Nesse sentido, a abreviatura que deve ser utilizada para representar a quantidade de 1/8 de cobertura de nuvens na respectiva área é:
FEW.
SCT.
OVC.
BKN.
NIL.
O fornecimento das informações meteorológicas às aeronaves em voo é realizado por meio do serviço VOLMET, o qual divulga as informações de acordo com os padrões de fraseologia especificados para esse serviço (português ou inglês). Ao ser utilizada a fraseologia inglesa para a transmissão de um METAR ou SPECI para uma aeronave em voo, o operador do CMV deverá identificar tais mensagens utilizando-se, respectivamente, das expressões:
METAR e SPECI.
WEATHER REPORT e SPECIAL WEATHER REPORT.
METEOROLOGICAL AIR REPORT e SPECIAL INFORMATION.
METEOROLOGICAL AIR REPORT e SPECIAL WEATHER REPORT.
WEATHER REPORT e SPECIAL INFORMATION.
Nos termos do Código Brasileiro de Aeronáutica, a alienação fiduciária em garantia de aeronave
conterá, em seu instrumento, alguns itens obrigatórios; no entanto, a lei não exige a estipulação de data de vencimento.
possui eficácia mesmo antes de sua inscrição no Registro Aeronáutico Brasileiro.
deve ser feita tão somente por instrumento público.
não possibilita, no caso de inadimplemento da obrigação garantida, que o credor fiduciário aliene o objeto da garantia a terceiros.
transfere ao credor o domínio resolúvel e a posse indireta da aeronave, independentemente da respectiva tradição.
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