Lista completa de Questões de Língua Portuguesa da Escola de Administração Fazendária (ESAF) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Leia o texto abaixo para responder às questões 14 e 15.
Avalie as seguintes afirmações a respeito das estruturas lingüísticas do texto para assinalar a opção correta.
I. O singular do verbo da primeira oração do texto deve-se à expressão "Uma das"(L.1); se, em seu lugar, fossem empregados termos que mantivessem o sujeito no plural, como por exemplo, Entre as, o verbo deveria ser flexionado necessariamente no plural.
II. Na linha 7, a opção pelo verbo "parece", iniciando a oração, exige o emprego de uma forma impessoal de verbo no seu desenvolvimento; daí o uso de singular em "não haver como escapar"(L.7).
III. O emprego da preposição de é obrigatória antes do pronome relativo "que" (primeira ocorrência da linha 10, pois aí se inicia uma oração subordinada que completa a idéia de "sugestão"(L.10).
IV. A palavra "mesmo"(L.12), empregada com valor adverbial de ainda que, sugere que o autor antecipa uma rejeição ao argumento que explicita na oração anterior.
A quantidade de itens corretos é
0
1
2
3
4
Assinale a opção em que o emprego dos sinais de pontuação está correto.
Motoristas e montadoras de automóveis, não terão que desembolsar mais recursos com a mudança para o biodiesel, pois esse combustível não exige nenhuma alteração nos motores dos veículos.
A Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), assegurou a garantia dos motores dos veículos que utilizarem o biodiesel misturado ao diesel na proporção de 2%, como foi autorizado.
Além disso, o combustível renovável poderá ser usado, em substituição ao óleo diesel em usinas termelétricas, na geração de energia elétrica em comunidades de difícil acesso, como é o caso de diversas localidades na região Norte.
Para autorizar o uso do biodiesel no mercado nacional, o governo, editou um conjunto de atos legais que tratam dos percentuais de mistura do biodiesel ao diesel, da forma de utilização e do regime tributário.
Tal regime, considera a diferenciação das alíquotas com base na região de plantio, nas oleaginosas e na categoria de produção (agronegócio e agricultura familiar). O governo cria também o Selo Combustível Social e isenta a cobrança do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI).
(Adaptado de Em Questão, n. 261 - Brasília, 08 de dezembro de 2004)
Assinale a substituição necessária para que o texto acima fique gramaticalmente correto.
"vai financiar"(l.3) por financiará
"serão destinados"(l. 6) por destinar-se-ão
estarão"(l.9) por vão estar
"para o cultivo da"(l.12) por para que se cultive
"participam"(l. 15) por participem
Assinale a opção que apresenta justificativa correta para o emprego das vírgulas no texto acima.
1 - isolam aposto explicativo.
2 - isolam termos de mesma função sintática.
3 - isola adjunto adverbial deslocado.
4 - isolam expressão retificativa ou explicativa.
5 - isola aposto explicativo.
Leia o seguinte texto para responder às questões 01 e 02.
Considerando o desenvolvimento das idéias do texto, assinale a opção incorreta a respeito do uso dos sinais de pontuação no texto.
O sinal de dois pontos na linha 2 introduz um esclarecimento sobre o que foi anunciado como "status paradoxal".
A substituição da vírgula que separa a oração iniciada por ''mas" (l.3) de sua oração coordenada anterior pelo sinal de ponto e vírgula teria a vantagem de separar orações em um período que já tem alguns termos intercalados, demarcados por vírgulas.
Desconsiderando os ajustes na letra maiúscula, o emprego da conjunção coordenativa iniciada por ''E o balanço''(l.7e 8) indica que o ponto que a antecede poderia ser omitido ou substituído por vírgula sem que isso resultasse em erro gramatical ou incoerência textual.
O emprego da vírgula depois de ''ascendente''(l.11) introduz uma expressão adverbial; por isso é obrigatório e sua omissão resultaria em erro gramatical.
A oração que se segue ao sinal de ponto e vírgula à linha 15 constitui uma afirmação enfática, de acordo com a argumentação do texto, e por isso esse sinal poderia ser substituído pelo travessão simples, para destacar o final do enunciado.
Assinale a opção que preenche corretamente as lacunas do texto abaixo. O reconhecimento _________ trabalho é um elemento ______ integra a vida dos jovens no Brasil pouco ajuda para a compreensão das relações entre esse mundo e a configuração da identidade. Ou seja, a sociabilidade tecida pela mediação dos vínculos com o mundo do trabalho, extremamente diversificado, pleno de situações de instabilidade, tende _________ menor força na conformação da identidade do jovem. Tanto a fluidez, a precariedade e a indefinição das relações de trabalho no Brasil, ________ os seus possíveis efeitos na auto-imagem do trabalhador podem contribuir para o enfraquecimento do "orgulho pelo trabalho", _________o "orgulho do provedor". (Marília P. Sposito, A sociabilidade juvenil e a rua: novos conflitos e ação coletiva na cidade (com adaptações) Tempo social, 165)
que – no qual – à – com – produzindo
que o – em que – a exercer – quanto – ao produzir
do – que – em – como – produz
de que o – que – a exercer – como – produzindo
de que – o qual – à – com – produzir
Em relação ao texto, assinale a opção incorreta.
O emprego da expressão "reentronização da hegemonia" (L. 1) deixa pressupor que, em período anterior, já havia existido hegemonia do capital financeiro sobre a reprodução social capitalista mundial.
A expressão "hegemonia" (L. 1) tem, no texto, o sentido de preponderância, superioridade, supremacia.
O pronome "Esse" (L. 7) refere-se a "um capital financeiro entregue a si próprio" (L. 6 e 7).
O pronome "Eles" (L. 13) refere-se a "vários rincões do planeta"(L. 9).
A conjunção "E" (L. 16) pode ser substituída, sem prejuízo para a correção gramatical do período e para o sentido do texto, por Mas.
Assinale a substituição necessária para que o texto fique gramaticalmente correto.
A situação social, política e econômica em que se encontra a população negra é conseqüência de um longo processo estrutural-histórico do qual mudanças dependem de políticas públicas amplas e pautas muito além das formulações dos preconceitos ou das discriminações do racismo como têm sido dadas. Aprofundar a base teórica significa aprofundar o campo das ações nas áreas do trabalho, da habitação, do urbanismo, da economia, da saúde, da cultura e da educação.
(Henrique Cunha Jr. ''Novos caminhos para os movimentos negros'' in Política Democrática - Revista de Política e Cultura, Brasília: Fundação Astrogildo Pereira, Ano V, n. 12, agosto de 2005.)
em que (L.1) > na qual
do qual (L.3) > cujas
de um (L. 2) > do
têm sido (L. 6) > são
nas ( L. 7) > em
Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2006
Os trechos abaixo são partes seqüenciais de um texto. Assinale a opção em que há erro gramatical.
Tudo mudou. No clima antielitista que se seguiu ao fim do regime militar, não era mais aceitável a figura do intelectual como consciência de uma sociedade incapaz de pensar.
Além disso, com o fim do regime militar, o papel político excedente que as circunstâncias tinham imposto aos intelectuais foi devolvido a seus verdadeiros titulares – os cidadãos.
É verdade: em grande parte os intelectuais silenciaram.
Mas se eles ficaram menos loquazes, foi por que a sociedade, aparentemente, não precisava mais deles.
Sua função estava sendo preenchida pelos pastores evangélicos, especialistas no cuidado das almas, e pelos marqueteiros, profissionais do aconselhamento político.
Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2006
Os trechos abaixo constituem um texto. Assinale a opção gramaticalmente correta.
O mundo ficou complexo: "encolheu" por ter se tornado mais conectado, ganhou maior diversidade e deixou de ser um todo ordenado por regras e centros claramente reconhecido.
À frenética mobilidade dos capitais, à financeirização e transnacionalização das economias, à segmentação e expansão da oferta de produtos correspondem, no interior das nações, a uma maior diferenciação social e uma forte fragmentação.
Os Estados e os governos ficam cercados pela economia internacionalizada, que não podem controlar, e pelas demandas e pressões internas a seus territórios, que não podem refrear nem atender.
Em decorrência, as diferentes mediações políticas e sociais ficaram, comprometidas, complicando a vida dos governantes e minando as bases da autoridade.
O próprio poder se modificou: diluiu-se pelas estruturas, transferindo-se para circuitos sempre mais "invisíveis", difícil de serem reconhecidos, evitados ou combatidos.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...