Lista completa de Questões de Língua Portuguesa da Escola de Administração Fazendária (ESAF) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2006
Assinale a opção gramaticalmente correta.
O paranóico militante não têm nenhuma consciência de seu desejo de ser Deus. Ele simplesmente está fundido – e confundido – com esse desejo, sob forma de sua realização concreta e imediata.
O paranóico não tem desejo de ser Napoleão, ele os é, com as extravagantes conseqüências de praxe.
Seja como for, qualquer um de nós, na posse, no uso e no gozo da ordem da linguagem, pode criar um mundo à imagem e semelhança das mais desvairadas ambições e fantasias.
A representação significa, de uma parte, minha possibilidade racional e consciente de operar sobre o mundo, à partir de uma avaliação que o reverencie em sua concretude e realidade.
Mas, de outra parte, ela é também a minha possibilidade mais radical de alienação e de extravio. Posso, através dela dar as costas ao real, desfigurá-lo, desrespeitá-lo, traí-lo, negá-lo.
(Adaptado de Hélio Pellegrino)
Assinale a opção correta a respeito do emprego dos verbos no texto
Mantém-se a idéia de finalidade da oração subordinada, substituindo o modo verbal de subjuntivo, em "que ele pague" (l.10), pela forma nominal pagar.
Preserva-se a coerência textual ao iniciar o texto com o sujeito no plural, Os homens; mas, para que sejam respeitadas as regras gramaticais, será necessário também flexionar adjetivo e verbos no plural: desprovidos, em lugar de "desprovido"(l.1) e conseguem cumprirem, em lugar de "consegue cumprir" (l.3 e 4).
O emprego do modo subjuntivo em "consiga"(l.8) confere ao texto uma idéia de hipótese ou probabilidade; sua substituição pelo indicativo, consegue, preserva a correção gramatical, mas tira do texto tal idéia.
A forma nominal de gerúndio em "vivendo"(l.2) corresponde, numa forma flexionada, a vivia.
O tempo em que está flexionado "escolhera" (l.15) indica que a ação de escolher acontece antes de outra também mencionada no período; corresponde, por isso, a tivera escolhido.
Os trechos abaixo constituem um texto. Assinale a opção em que o emprego dos sinais de pontuação está correto.
A preservação do crescimento da China, por suas particularidades se faz com redução dos efeitos irradiadores sobre as demais economias.
Isto porque a estabilidade do crescimento do PIB chinês, mascara um fato crucial, qual seja, a forte redução do investimento nessa economia.
Um longo período de aumento do investimento, durante o qual chegou-se a incrementos acima de 40% ao ano termina por engendrar um excesso de capacidade de produção em vários segmentos, cuja digestão demandará algum tempo.
Isto obviamente, não significa desaceleração no sentido tradicional, ou seja, do produto corrente, mas implica menor efeito irradiador sobre as economias das quais a China importa máquinas e equipamentos.
Outro aspecto do desenvolvimento recente na China é a redução do coeficiente importado em razão da entrada em operação de plantas produtoras de commodities industriais.
Assinale a opção incorreta em relação ao emprego dos sinais de pontuação nas ocorrências numeradas no texto abaixo.
A democracia - (1) processo de construção coletiva e obra sempre inacabada - (1) se expandiu e se fortaleceu significativamente no Brasil ao longo dos últimos vinte anos pela ação de uma sociedade civil vibrante e participativa. Em sua multiplicidade e diversidade, as iniciativas de ONGs, (2) movimentos sociais, (2) fundações e institutos, ampliadas por inúmeras redes, fóruns, alianças e coalizões, captam demandas emergentes, dão voz a novos atores, testam soluções inovadoras, pressionam governos e influenciam a opinião pública. Esse crescente protagonismo da sociedade civil é expressão da capacidade dos cidadãos de agir por si mesmos. A lógica da sociedade civil é a da liberdade, (3) da autonomia e da diversidade. As iniciativas são tão variadas quanto as questões sociais e a energia de quem se mobiliza em torno delas. A legitimidade das ONGs não vem de um mandato eletivo nem de uma representatividade decorrente do número de seus membros. Vem das causas que promovem e das ações que empreendem. As organizações e os movimentos da sociedade civil são o que fazem: (4) suas idéias, valores, mensagens, propostas e realizações. O poder da sociedade civil é de natureza particular. Não é o decidir ou impor, (5) mas sim o de experimentar, inovar, denunciar, propor, persuadir e influir.
(Miguel Darcy de Oliveira, Política Democrática - Revista de Política e Cultura, Brasília/DF, Fundação Astrogildo Pereira, n. 14, março de 2006, página 38.)
(1) Os travessões podem ser substituídos por vírgulas sem prejuízo para a correção gramatical do período.
(2) As vírgulas se justificam por isolar elementos de mesma função sintática componentes de enumeração.
(3) A vírgula se justifica por isolar aposto explicativo.
(4) O sinal de dois pontos pode, sem prejuízo para a correção gramatical do período, ser substituído por travessão.
(5) A vírgula se justifica para separar oração coordenada iniciada por conjunção coordenativa adversativa.
Assinale a opção em que a justificativa para o emprego da vírgula correspondente está incorreta.
1 - As duas vírgulas isolam expressão intercalada.
2 - Isola oração subordinada adjetiva restritiva anteposta à principal.
3 - Separa termos de mesma classificação gramatical componentes de uma enumeração.
4 - Isola oração de natureza explicativa iniciada por conjunção coordenativa.
5 - Separa termos de mesma classificação gramatical componentes de uma enumeração.
Os trechos abaixo constituem um texto. Assinale a opção em que a pontuação está correta.
O ethos desenvolvimentista foi construído pela interação, entre as camadas empresariais nascentes, o estamento burocrático-militar, algumas lideranças intelectuais e o proletariado em formação.
Havia a percepção de que, o objetivo de aproximar o país das formas de produção e de convivência não poderia ser alcançado no âmbito da velha e destroçada divisão internacional do trabalho, nem mesmo mediante a simples operação das forças "naturais" do mercado.
O projeto de industrialização, foi sendo construído por meio de alianças políticas, regionais e de classe, que atraíram os interessados mais retrógrados e reacionários para o bloco hegemônico.
Na posteridade da Segunda Guerra Mundial, a expansão do internacionalismo capitalista, comandada pelos EUA, e a polarização da Guerra Fria, colocaram novos desafios ao avanço da agenda desenvolvimentista.
Quem se habituou a repetir, sem qualquer senso crítico, que o Brasil perseguiu um''modelo''autárquico, uma economia fechada, falsifica os fatos: a industrialização brasileira foi acompanhada de uma profunda internacionalização da estrutura produtiva da economia.
(Adaptado de Luiz Gonzaga Belluzzo, Revisitando o desenvolvimentismo, Política Democrática - Revista de Política e Cultura , Brasília /DF, Fundação Astrogildo Pereira, n. 14, março de 2006, páginas 25 e 26.)
Em relação ao texto, assinale a afirmativa incorreta.
As vírgulas após "comuns"(l.2) e "propriedade"(l.3) têm a mesma justificativa gramatical.
No emprego de ambos os pronomes "lhes"(l.8 e 9) foi aplicada a concordância figurada ou irregular, aquela que se faz com a idéia subentendida, e não com a forma da palavra.
O sinal indicativo de crase em "à pobreza"(l.7) justificase pela regência de "condena" e pela presença de artigo feminino singular diante de "pobreza".
A substituição de "a sobreviver"(l.8) por à sobrevivência mantém a correção gramatical do período.
O sentido da palavra "escatológico"(l.11), no contexto em que se encontra, está associado à idéia de "grotesco, ridículo".
As questões 04 e 05 tomam o seguinte texto como base:
Os seres humanos diferem dos animais principalmente
pela capacidade de acumular conhecimento. Mas não
são capazes de controlar seu destino nem de utilizar a
sabedoria acumulada para viver melhor. Nesses aspectos
somos como os demais seres. Através dos séculos, o ser
humano não foi capaz de evoluir em termos de ética ou de
uma lógica política. Não conseguiu eliminar seu instinto
destruidor, predatório. No século XVIII, o Iluminismo
imaginou que seria possível uma evolução através do
conhecimento e da razão. Mas a alternância de períodos
de avanços com declínios prosseguiu inalterada. Regimes
tirânicos se sucederam. A história humana é como um
ciclo que se repete, sem evoluir.
(John Gray,
Contagem regressiva, Época, 26 de dezembro de 2005, com adaptações)Assinale a opção que representa, de maneira gramaticalmente correta, uma relação de condição depreendida do texto.
Se os seres humanos fossem em tudo semelhantes aos animais, não só acumulariam conhecimento como também viveriam melhor.
Se fôssemos capazes de utilizar o conhecimento acumulado para viver melhor, também conseguiríamos controlar seu destino.
Se fosse possível uma evolução por meio do conhecimento acumulado e da razão, não haveriam regimes tirânicos e totalitários.
Se a história humana evoluísse sem se repetir, não teriam ciclos de avanços e declínios inalterados na sucessão de regimes.
Se tivéssemos evoluído em termos de ética ou de uma lógica política, teríamos conseguido eliminar nosso instinto destruidor ou predatório.
Indique a opção que preenche com correção as lacunas numeradas no texto abaixo.
A colonização jamais correspondeu, entre nós, ...(1)... necessidades do trabalho; correspondeu sempre, sim, ...(2)... necessidade da produção, ou, mais realmente à necessidade das colheitas, isto é, ...(3)... necessidades de dinheiro pronto e de dinheiro fácil, que é o que sustenta as culturas, nas regiões onde se encontram colonos. No dia em que se abrir guerra ...(4)... ociosidade e se oferecerem garantias ...(5)... gente do campo, afluirá para o trabalho remunerado grande parte da população, hoje mantida ...... ..(6)................... da bondade alheia.
Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2006
Em relação ao texto acima, assinale a opção em que a reescrita do trecho está incorreta para o contexto.
1 - caso esteja ela
2 - mas a execução da despesa não está vinculada à mera previsão no orçamento.
3 - o fato de a Lei Orçamentária prever a despesa
4 - Caso tenha sido feito pelo governo
5 - se julgar oportuno e conveniente.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...