Questões de Línguas Outras

Lista completa de Questões de Línguas Outras para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Quanto ao sistema pronominal da Libras, discutido por FERREIRA, Lucinda, em “Por uma gramática de Línguas de Sinais”, é correto revelar-se que

  • A. conforme as postulações de Benveniste (1966) e Lyons (1977) sobre as línguas naturais, não há pronomes pessoais na Libras.
  • B. a orientação e a locação para os pronomes representam, na Libras, muito mais do que apenas uma locação e uma orientação no mundo real, uma vez que eles são restringidos, tanto situacional, quanto modalmente.
  • C. do ponto de vista da gramática, não há pronomes na Libras, já que a apontação é considerada agramatical.
  • D. a limitação dos referentes de terceiras pessoas na Libras é explicada pela modalidade linguística espacial.
  • E. no sistema pronominal da Libras, há distinção de gênero para pessoas, animais e coisas.

Com relação aos aspectos clínicos da surdez, assinale a opção correta.

  • A. São exclusivamente três os graus de deficiência auditiva: moderada, leve e severa.
  • B. A primeira língua dos surdos profundos que nascem no Brasil é o português.
  • C. A surdez pode ser provocada por causas genéticas.
  • D. Indivíduos com surdez parcial e indivíduos com surdez neurossensorial profunda possuem o mesmo nível de acesso a ruídos e de compreensão da voz humana.
  • E. Todos os surdos conseguem fazer leitura labial.

Sobre os sinais não manuais nas línguas de sinais, é certo afirmar-se que

  • A. não influenciam na construção semântica de enunciados na Libras.
  • B. os sinais não manuais marcam construções sintáticas e diferenciam as unidades fonológicas.
  • C. nos verbos com concordância, as marcas não manuais são opcionais.
  • D. diferenciam itens lexicais, mas não construções sintáticas.
  • E. exercem marcação de concordância gramatical através da direção do olhar.

No que se refere à história da educação dos surdos, assinale a opção correta.

  • A. Surdos oralizados sempre tiveram garantido o direito de frequentar classes de ensino regular.
  • B. Ernest Huet, discípulo do abade L’Épée, trouxe para o Brasil o alfabeto manual francês e a língua de sinais francesa.
  • C. O Instituto Nacional de Surdos-Mudos do Brasil foi fundado por Dom Pedro II, no Rio de Janeiro, com o auxílio de Gallaudet, que instituiu a língua americana de sinais como primeira língua dos surdos brasileiros.
  • D. O primeiro instituto nacional de surdos-mudos do Brasil foi fundado na Bahia por Dom Pedro I.
  • E. Desde a Idade Média, o direito à educação é assegurado indistintamente a surdos e a ouvintes.

“O locutor lida com o signo em sua natureza móvel e flexível. Quanto ao interlocutor (“destinatário” ou “receptor”), seu ato de compreensão não se reduz a um ato mecânico de decodificação pelo reconhecimento de uma forma linguística dada: esse é o método utilizado apenas por alguém diante de uma língua estrangeira ou que pouco conhece. Não é reconhecimento, mas a compreensão do signo num contexto particular e preciso que importa ao receptor”. SOUZA, R. M. de. Que palavra que te falta?. São Paulo, 1998. Com base no texto, é correto afirmar-se que

  • A. o sentido construído a partir de um enunciado isola as formas de seu contexto socio-histórico, que é concreto e mutável.
  • B. o aspecto semântico, nas línguas de sinais, é mais dissociável do contexto social do que nas línguas orais, em virtude do caráter icônico presente nas línguas de sinais.
  • C. a interpretação consiste em reconhecer o material linguístico, estabelecendo a relação morfológica e sintática nos enunciados, que, por sua vez, apresenta os conceitos semânticos.
  • D. o sentido produzido por sinalizadores, num contexto comunicativo, não pode ser considerado apenas combinação de unidades linguísticas.
  • E. as expressões manuais na Libras não participam da construção do sentido em um enunciado, em virtude de não corresponderem a um material linguístico.

Um fato marcante na história da educação dos surdos foi o resultado da pesquisa do linguista americano William Stokoe, que concluiu que a língua americana de sinais

  • A. consistia essencialmente em uma mímica.
  • B. carecia de gramática própria.
  • C. era desprovida dos atributos das línguas orais.
  • D. deveria ser substituída pela língua oral.
  • E. constituía uma língua legítima.

“Ordem das palavras é um conceito básico relacionado com a estrutura da frase de uma língua. O fato de que as línguas podem variar suas ordenações de palavras apresenta um papel significante nas análises linguísticas”. QUADROS, R.; KARNOPP, L. Língua de Sinais Brasileira: Estudos Linguísticos. Artmed, 2004. Sobre a sintaxe e a ordem das palavras na Libras, de acordo com Quadros e Karnopp (2004), é considerada a ordem mais básica:

  • A. BICICLETA VENDER ANA.
  • B. BICICLETAtop ANA VENDER.
  • C. VENDER ANA BICICLETA.
  • D. VENDER BICICLETA ANA foco.
  • E. ANA VENDER BICICLETA.

Em 1760, foi criada a primeira escola pública para surdos, o Instituto Nacional de Surdos-Mudos de Paris. Nessa escola, foram formados muitos surdos que se tornaram professores posteriormente. Conforme registros históricos, o responsável pela criação dessa escola foi

  • A. Abade Charles-Michel de L’Épée.
  • B. Laurent Clerc.
  • C. Pedro Ponce de Leon.
  • D. Thomas Hopkins Gallaudet.
  • E. Alexander Graham Bell.

“Scott Lidell (1984) desenvolveu estudos sobre os compostos na ASL. Ele observou que dois sinais formam um sinal composto, quando mudanças predicáveis ocorrem como resultado de aplicação de regras, da mesma forma como acontece com palavras da língua inglesa”. QUADROS, R.; KARNOPP, L. Língua de Sinais Brasileira: Estudos Linguísticos. Artmed, 2004.

Sobre a derivação por composição na Libras, é correto dizer-se que

  • A. na formação de compostos, o significado anterior à formação é mantido.
  • B. na formação dos compostos, somente regras morfológicas se impõem na condição de formação dos sinais.
  • C. na formação de compostos, regras morfológicas, como a regra de contato, a regra de sequência única e a regra de antecipação da mão dominante são aplicadas na formação das novas unidades com significado.
  • D. na formação de compostos, as regras morfológicas podem ser alteradas, mas as fonológicas, não.
  • E. a composição não utiliza a estrutura sintática para fins de criação lexical, somente estrutura morfológica.

A respeito do Congresso Internacional de Surdo-Mudez, ocorrido em Milão, na Itália, em 1880, é correto afirmar que

  • A. os familiares decidiriam qual é a língua mais adequada para a educação de seus filhos.
  • B. os professores surdos participaram ativamente da votação.
  • C. o método oral foi escolhido, por votação, como o mais adequado para a educação dos surdos, e a língua de sinais foi proibida oficialmente.
  • D. foi estabelecido que a língua adotada na educação de surdos seria analisada de acordo com o grau da perda auditiva do estudante.
  • E. Alexandre Graham Bell votou favoravelmente ao uso das línguas de sinais nas escolas para a comunicação com os surdos.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...